Translate

sábado, 1 de junho de 2013

Novos tempos!

Não quero e nem posso falar aqui "bons tempos"......quando o Rio era só alegria. Mesmo porque, quando nasci, o Rio nem era mais tão calmo assim. Mas acredito que algumas dessas fotos ainda lembram aqueles tempos. E já que estamos em 2013 (como voa esse tempo!!!) não adianta ficar pensando como era bom 50 anos atrás, ou mais! Nada nessa vida continua. Tudo apenas recomeça, o tempo todo. E que bom que é assim, não é! Desse jeito podemos errar e depois consertar. Tudo bem, é certo que dependemos de nossos governantes para mudar muita coisa. Mas, mesmo sabendo que eles estão muito mais preocupados com eles mesmos que qualquer outra coisa, não dá para ficar de braços cruzados. Correr atrás, exigir, se esforçar..... Às vezes é preciso um pouco de coragem para sair do lugar. E Emily Dickinson já dizia: "_Se a sua coragem negar-lhe_ vá além de sua coragem". Então, nada de bons tempos aqueles.... Temos o futuro inteiro pela frente, novos tempos, novos dias!

E Tom Jobim estava certo _ Esta cidade é um lugar paradisíaco, com essas montanhas, essas matas, esse céu azul lavado, esse sol........




A praia de Ipanema e o por do sol.....existe combinação mais perfeita? E a 50 anos atrás, aposto que também era assim!

Vista deslumbrante do Pão de Açúcar e a baía da Guanabara, vista do Cristo Redentor. O azul do céu encontrando o azul do mar......ah, que encontro romântico!

A estátua de Pixinguinha, na Travessa do Ouvidor, homenageia o excelente flautista, saxofonista, compositor, instrumentista e arranjador musical brasileiro.

A Confeitaria Colombo ainda lembra a magia de mais de cem anos atrás..... e seus doces continuam divinos!

Nem tão conservado assim, o Largo de São Francisco ainda guarda a Faculdade de Filosofia do Rio

Todo restaurado, o grande Teatro Municipal do Rio de Janeiro continua imponente na praça da Cinelândia. E entrar ali e assistir a um grande espetáculo, ou mesmo um pequeno, uma peça de teatro, uma ópera, um musical, ou qualquer outra coisa, é um grande prazer!

Na Praia Vermelha a vida segue devagar, o bondinho sobe e desce o Pão de Açúcar, o céu azul lambe o mar, e muita água de coco para refrescar.....que esse calor carioca é de matar!

21 comentários:

  1. Esta cidade é mesmo "maravilhosa", paisagens de sonho, não dá para dizer o que é mais bonito.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é mesmo Cris, fica difícil escolher dentre tantas 'maravilhas'!!!
      Bj

      Excluir
  2. É verdade Bia, a natureza do Rio ultrapassa os anos, é forte, mantém-se bela como sempre, mas o que mudou realmente foi o povo, a falta de educação, o pouco caso por este privilégio de morar dentro de um cartão postal tão maravilhoso como este que Deus nos deu.
    Acabo de ler no O Globo que um morador do Rio, levou seu parentes dos Estados Unidos para conhecer a Quinta da Boa Vista e o Museu Nacional que tem lá, ficou tão envergonhado com o abandono, com a sujeira do entorno. E é assim que me sinto às vezes, quando convido alguém para visitar algum lugar desta maravilhosa cidade, guardando no coração e na memória os belos tempos, e ao chegar lá, encontro sujeira e destruição, uma delas é justamente a Colombo que no mês passado, tentei ir com uma amiga também carioca, mas o abandono do lugar, mau cheiro na rua e os péssimos salgadinhos expostos, nos fizeram buscar outro local. O que acontece atualmente é que os governantes atuais, não têm cultura, não sabem preservar o belo e se dedicam a fazer politicagem com o povão, vide os bilhões investidos agora no Maracanã, uma vergonha!
    beijinhos cariocas



    ResponderExcluir
  3. Ah e esqueci de comentar que li também neste mesmo O GLobo que os jogadores da seleção inglesa que irão jogar logo mais no Maracanã novo contra o Brasil, ao fazerem ontem seu treino na Urca, ficaram tão deslumbrados com a vista do entorno que não treinaram direito e muitos foram pegos absortos olhando o trenzinho aportar no morro lá em cima, outros olhavam com entusiasmo toda a beleza à sua volta. E é assim que ficamos diante da beleza deste Rio tão amado e tão mal cuidado por estes políticos nojentos.
    beijos cariocas


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Beth...
      A beleza da Urca e de todo o resto é que faz do Rio ser lembrada sempre como a cidade maravilhosa. Acompanhei também essas notícias no "O Globo" e comentei a mesma coisa com o maridão aqui em casa. É vergonhoso! Mas é aquela famosa frase que sempre repito - Educação enferruja por falta de uso! Os políticos tem que exercitar mais, ou então toda a engrenagem vai ficar enferrujada (só espero que não seja para sempre!)

      Um super beijo!!!

      Excluir
  4. Ah, this wonderful beach and the rock high up. I just wonder if there is someone who is climbing here..?:-)

    Hope you have a wonderful week ahead
    Hugs from Tania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Tania

      You should come to this beach sometime! This large rock beside there is constantly climbing by adventurers and professionals. In Rio there are several groups of climbers that meet on weekends to practice.

      Have a great weekend!

      Excluir
  5. Well---life does go on ---and things are different, from one year to another.. I have pictures of my parents and grandparents back in the early 1900's ---and life certainly has changed since then... Some things are much better and some are NOT....

    Love your photos today... How beautiful. 100 yrs. ago --you couldn't have taken those beautiful pictures....

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. You are right Betsy, many things have improved, but others are much worse. The education of people, for example. It should be comforting to see old photos and realize time changes .... Such is life, and we try to be always updated, always looking to improve!

      Big hug!

      Excluir
  6. Oi Bia
    Bem, é bastante clichê enaltecer as belezas naturais do Rio de Janeiro.
    Apesar de ser mineira, minha relação com esta cidade é muito estreita, toda a família do meu pai mora no Rio, apesar de serem também mineiros, meu irmão mora aí há uns 15 anos. Cada vez que vou ao Rio me surpreendo com sua beleza e descubro algo que não conhecia e me encanto.
    Com relação ao descaso, ao abandono de pontos turísticos, acho que a culpa não é só das autoridades, dos governantes sem noção, o povo também tem sua grande parcela de responsabilidade nisto tudo.
    Brasileiro é muito relapso, omisso, mal educado, sem cultura, não zela pelos patrimônios, que afinal de contas são de todos nós.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Célia
      Apesar de ser carioca, minha mãe é mineira, estudou, morou e se casou no Rio! E desde que eu me entendo por gente, a beleza da cidade é mesmo estonteante, não é! Também acho que a falta de educação e de respeito está em todos mundo, e não adianta ficar só culpando os donos do poder (tão sem noção!)
      Beijão

      Excluir
  7. Beatriz, sem dúvida que o RJ é reconhecido como uma das grandes belezas do mundo. E misturou tudo, agora, porque deu-se o círculo vicioso: o povo degrada seu próprio patrimônio por não ter educação; a educação desse povo devia passar também pelos governantes; e nenhum dos dois está aí para que algo se modifique.
    Tanto tem o governo que cuidar da sua cidade, zelando pela limpeza, etc., como tem que cuidar do povo, oferecendo a educação de base, boas escolas, período integral para a turminha não ficar na rua e virar alvo da bandidagem; cadeia de "qualidade" que realmente recuperasse o preso, enfim, não é pouca coisa a ser feita!O mais triste é saber que dinheiro para que tudo seja bem feito, existe. Só que vai para os bolsos dos políticos, em vez de ir para obras que beneficiassem o povo, como escolas, hospitais, escolas profissionalizantes. Precisamos cobrar mais e saber votar.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Lúcia
      Tá certo, educação é a palavra de ordem!
      E quanta coisa ainda precisa melhorar.....cadeia, por exemplo, não dá voto. Se desse, estaria nas promessas de campanha de todos eles, não é!
      Beijos

      Excluir
  8. Bons tempos sim....o Rio continua lindo,mas acho que ficaria mais ainda depois que não for mais "canteiro de obras"...
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É aquela tal história, fizeram de tudo e mais um pouco para ter a copa e as olimpíadas.....agora eu quero ver como é que vai ficar! Vamos ver se este governo se sustenta mesmo em prol da sustentabilidade ou é tudo blá, blá, blá. Esperamos que não!!!!

      beijocas

      Excluir
  9. o Rio de Janeiro é uma cidade naturalmente linda!

    a confeitaria Colombo tão parecida com as, poucas, que ainda resistem em Lisboa

    um abraço, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manuela
      Acredito que aí em Lisboa (onde estarei em breve!) haja muitas confeitarias Colombo, mas com ares verdadeiramente portugueses!!!!

      beijinhos

      Excluir
  10. Bia

    Quando fiz 18 anos passei dois meses inteirinhos no Rio de Janeiro em casa de uns tios.O seu post fez-me voltar muitos anos atrás...lembro-me muito bem de ir com o meu tio á Confeitaria Colombo e a todos esses lugares lindos no Rio...fiquei com saudades...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Bia

    Quando fiz 18 anos passei dois meses inteirinhos no Rio de Janeiro em casa de uns tios.O seu post fez-me voltar muitos anos atrás...lembro-me muito bem de ir com o meu tio á Confeitaria Colombo e a todos esses lugares lindos no Rio...fiquei com saudades...
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Margarida, que bacana!
      Aposto que você conheceu tantos outros lugares lindos que tem o Rio! Acho que já está na hora de voltar, hein!!! Assim você poderá ver as diferenças, e o que realmente melhorou ou não....

      Beijocas

      Excluir
  12. É Bia, os tempos mudaram e com eles as cidades.Talvez por não morar no Rio, sempre que vou tenho a sensação que continua a ser a CIDADE MARAVILHOSA a despeito de todos os problemas.
    Beijuuss

    ResponderExcluir