Translate

domingo, 9 de junho de 2013

O farol e o mar

Submersos em mistérios e muita história pra contar, os faróis me fascinam, sempre! Muitas vezes, me ponho a imaginar o quanto é triste (ou sublime) a vida de um solitário faroleiro, que se dedica a cuidar do farol e da vida dos navegantes em alto mar. "O verdadeiro homem é o que vive só, pois aprendeu a conviver com a solidão", disse uma vez o norueguês Henrik Ibsen, lá no século 19. Os faróis, normalmente,  gostam de estar em uma ilha. Assim, isolados do mundo, podem guardar seus segredos sem medo.  Sua luz ilumina o mar, a quilômetros de distância, o mar dentro do mar profundo... Sua força impetuosa aguenta firme tempestades marítimas, ondas gigantes, raios e o castigo do tempo....um guerreiro! Há muito tempo, quando passei um período em uma ilha, pude observar de perto o trabalho de um faroleiro, o cuidado e o carinho de manter os espelhos refletores (trazidos da França) sempre brilhando. O navio faroleiro, que de tempos em tempos passava por ali para fazer a manutenção. Ah, que saudade que me dá, viver assim, no mar!




A Ilha de Santa Bárbara, onde passei 3 meses, guarda o Farol de Abrolhos, dentro do parque nacional marinho de mesmo nome. A torre, de 22 metros, foi pré fabricada na França. Sua luz é tão potente que emite um relâmpago branco a cada seis segundos, atingindo um raio de 51 milhas náuticas (é considerado o segundo farol mais potente do mundo, atrás apenas do farol de Marrocos). Subindo suas escadas tortuosas, a visão lá de cima é deslumbrante. Percebe-se claramente o contorno do planeta e não tem como duvidar de Copérnico, que foi queimado na inquisição quando descobriu que a Terra era redonda!!!









O Farol de Itapuã, em Salvador, inspirou Dorival Caymmi e Vinícius de Morais em suas eternas músicas de ode ao mar da Bahia...











O Farol das Conchas, na Ilha do Mel, parece gostar de sua eterna solidão neste pedacinho de mar. Triste e solitário? Tenho minhas dúvidas. Talvez sublime em sua quietude. Precisamos aprender algumas coisas com o silêncio dos faróis....







O Farol de Albardão, no Rio Grande do Sul, 'plantado' na areia branca, tão clara quanto sua luz na escuridão da noite a iluminar os desavisados. 








Conhecer o Farol da Barra é voltar no tempo..... quando, no século XVII, ele auxiliava as embarcações que vinham em busca do pau-brasil e outras riquezas nossas para abastecer o insaciável mercado europeu. Foi o primeiro farol do Brasil e o mais antigo das Américas! É como ouvir uma sinfonia e me deixar levar, na tempestade deste mar dentro do mar. Sentir a força e a magia do lugar, as ondas implacáveis quebrando em suas pedras,  e lá longe no horizonte, quase posso ver......... a África!  


18 comentários:

  1. Ahh, um Farol, como é símbolo de luz na escuridão e poesia também!
    Todos estes que aqui mostra são belíssimos, imagino este da ilha onde ficou, lugar fascinante este Abrolhos!
    Eu conheci um bem de pertinho também e me encantei, faz tempo, o Farol de Santa Marta na cidade de Laguna, S.Catarina, um belíssimo lugar que deixou saudade.
    um super abraço carioca


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santa Catarina é sempre um lugar encantador, assim como seu povo! Para mim o farol é símbolo de enxergar longe, além do normal.....o que, de certa forma, já é uma grande vantagem para ele. O Farol de Abrolhos ficará sempre guardado em minha memória, pois gostava de subir lá de vez em quando para ver o sol se por no mar! Boa saudade e ótimas lembranças!
      Super beijo

      Excluir
  2. Ei Beatriz
    Muito interessante sua postagem, lindas fotos.
    Conheci um farol na divisa de Alagoas com Sergipe, no delta do São Francisco, lugar paradisíaco, uma das paisagens naturais mais lindas que já vi.
    Você que é tão viajada, conhece tantos lugares, talvez já tenha ido a este local; tenho muita vontade de voltar lá.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Célia
      Poxa, já passei pelo rio São Francisco, mas não no delta, que deve ser divino! Não conheço (ainda) este, e olha que sou uma apaixonada por faróis! Boa dica para uma pequena expedição por lá, hein!
      Beijocas

      Excluir
  3. Hi Bia, I love lighthouses --and would 'collect' them (Photos) if I didn't already collect photos of waterfalls. We have visited quite a few nice lighthouses along the coast here in our country.. You have some beauties in your area. I especially love that first one.. It is AWESOME... Thanks for sharing.
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Betsy

      I've seen some pictures of lighthouses in the United States and they are really beautiful! I am particularly fond of the lighthouses, they are wrapped in magic and illuminate our ideas and dreams for miles and miles....

      Hugs from the south!

      Excluir
  4. Hi Bya,
    Come sempre belle foto su location meravigliose.
    Mi piacciono molto quelle con le vedute dall'alto.
    Come sempre grazie per quello che ci fai vedere.
    Brava, a presto.
    Bye
    Paolo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciao Paolo

      Mi piace anche il punto di vista più alto, perché forniamo i più bei paesaggi e orizzonte senza fine! Ben presto tornare alle loro bellissime immagini di spiagge italiane con grande gusto!

      Grande abbraccio

      Excluir
  5. partilho contigo o imaginário perdido dos faróis

    Portugal tem uma costa cheia deles, embora alguns já estejam desativados

    não há uma história de tempestade sem um farol, às riscas de preferência

    lindo! o farol das conchas na ilha do mel


    um abraço, Bia



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela
      Belos contos dariam os faróis, não! Ainda mais para uma exímia contadora de estórias, como você!!!
      Ok, não tem saída, vou ter que verificar de perto alguns desses espalhados pela costa de Portugal!
      Grande abraço

      Excluir
  6. There is something special about light houses and the nature is wild and free around. I like all your pictures, but especially the first.

    Hope you have a good time, hugs from Tania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes Tania, light houses are really very special!
      The sound of waves all around and the power of nature make the light houses a symbol of strength and endurance spetacular!!!
      Hugs

      Excluir
  7. As the admin of this web page is working, no question
    very quickly it will be renowned, due to its feature
    contents.

    Feel free to surf to my website; welcher mp3 player ist
    der beste *lyyfk.com*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you!
      I could not access your website, but I'll try again later, ok!

      Excluir
  8. Oh, I love lighthouses too and your photos are excellent. They can be lonely but I see them as free!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I do love the sea and all that is part of its magnificent scenery, like the lighthouses. I think they're free too, and one day they'll tell us all their stories.....
      Hugs Mandy

      Excluir
  9. Bia, lindas fotos.
    Os faróis gostam de solidão, mas à noite acendem aquele sorrisão iluminado para não deixar ninguém perdido!rs
    Conheci o farol na Ilha de Santa Bárbara.Conseguimos subir até o topo.Foi uma experiência ímpar!
    Quanto ao café...uma delícia,não é? E a praticidade menina!rs
    Beijos e obrigada pela visita!
    BOM DOMINGO!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que paradisíaco esse lugar, deu até vontade de morar sozinha no farol!

    ResponderExcluir