Cascais sob um ponto de vista especial num dia de sol!
Era final de junho, começo do verão e o calor chegou com tudo em Portugal. Quando o sol se põe as 9:30 da noite, você perde a noção do tempo, vai tomar sorvete quase meia noite, as fontes se iluminam, as praças estão cheias, tudo é alegria! Sentar numa cafeteria a noite e conversar com o garçom sobre a vida nos põe a par de que a crise que eles reclamam por lá não chega nem de longe da que temos por cá. Coisas como desvios de mais de 25 mil euros dos cofres públicos deixam todos estupefatos. Aqui, bom.......já começa na cifra dos milhões todos os dias, e já estão todos tão acostumados.......Mas, deixemos as crises de lado, afinal cada lado sabe muito bem o que o afeta de fato. Descemos em Lisboa em pleno verão e absolutamente sem expectativas, o que é ótimo, pois tudo foi uma grata surpresa. Na verdade, nossa 'terra irmã' me deixou absolutamente apaixonada por tudo lá!!! Numa manhã resolvemos ir em direção a Sintra e conhecer o Palácio de Queluz. Pega-se um trem na Estação do Rossio para Sintra e desce em Queluz. Também dá para pegar um ônibus comum na Praça Marquês de Pombal no mesmo sentido. As duas opções são ótimas e duram no máximo 20 minutos. Passando a manhã em Queluz, dá para voltar à Lisboa, comer um delicioso bacalhau num dos vários restaurante do Baixo Chiado e a tarde pegar outro trem para Cascais, no litoral, curtir o movimentado balneário português!
Uma das praias de Cascais assim que você chega na cidade. Aqui ainda não é mar aberto, por isso as águas são bem calminhas...
Ao final dessa rua chega-se ao mar aberto, muito mais interessante!
As pedras portuguesas estão por toda a parte, até nas praças em frente à praia em Cascais
No cais, muitos barcos pesqueiros e casarões antigos que viraram hotéis ou restaurantes. Na hora do almoço, o restaurante do Hotel Bahia, em frente à praia, tem um bacalhau com batata ao murro inesquecível!!!
Por mim, ficava ali o dia inteiro, perdida em pensamentos a ver o mar..........e se tivesse em minhas mãos um pincel e uma tela em branco, faria um guache em todos os tons de azul do céu e mar de Cascais........
A entrada do Palácio de Queluz é mais singela que seu interior e seus jardins sem fim. D. Pedro I (que em Portugal é conhecido como Pedro IV) nasceu aqui. Mas com a invasão dos franceses, em 1807, a família real fugiu para o Brasil. Depois que os invasores e Napoleão foram embora, a família teve que retornar ao país e ocupar o palácio novamente. E foi ali, no quarto 'D. Quixote', que D. Pedro acabou morrendo de tuberculose, depois de uma batalha com o irmãopelo poder, da qual ainda saiu vencedor. Que trágico, não!
O interior do palácio é rico em detalhes. As paredes e os tetos são uma atração a parte, todos pintados a mão com nuances de dourado, um luxo!
Este palácio já foi muitas vezes comparado como primo distante do palácio de Versalhes. Mas olhando de perto é uma construção bem portuguesa, com certeza!
Nos arredores do palácio, além dos jardins super cuidados, os azulejos dominam a paisagem em seus tons de amarelo e azul.
Nossa visita ao palácio durou cerca de duas horas e meia. A parte interna do palácio prima por sua riqueza e ostentação setecentas. Fotos são permitidas, mas sem flash. Agora, os jardins são belíssimos e sistematicamente cuidados, assim como suas estátuas muito bem preservadas.
Fontes estão por todo o jardim, vale parar um pouco ali e se refrescar no escaldante verão europeu!
Sou apaixonada por jardins, cultura, história e arte. E quando tudo isso se encontra em um único lugar........ah, eu queria ficar ali, dormir ali, acordar ali...
A paisagem ao redor dos palácios em Sintra foi catalogada pela UNESCO em 1995 como Patrimônio Mundial, contendo alguns dos monumentos mais importantes de Portugal. O palácio de Queluz fica aberto das 9:00 às 18:30 na alta temporada. Eu RECOMENDO!
Oh delícia!
ResponderExcluirAdorei revisitar Cascais e Sintra contigo. Tenho até algumas fotos de ângulos parecidos com estes que nos mostra. É muito lindo Portugal, tenho vontade de lá voltar mais vezes até.
Fomos neste trem para passar o dia em Cascais, o dia também estava assim, lindo, azul, mas era primavera e ainda tinha um certo friozinho no ar, mas deu pra ver as pessoas felizes na praia, vi e cliquei até um topless de uma senhora bem idoso, achei esta cidade muito simpática e moraria lá amanhã, pois como dissestes, a crise deles perto da nossa é muito pequena, nossa corrupção é algo assim desmedido.
um grande abraço carioca, querida Bia.
Oi Beth querida!
ExcluirFoi exatamente assim que me senti, moraria lá para sempre!!! Que tranquilidade, que lugar lindo, clima agradável.....são tantos adjetivos, que fico aqui procurando um que ainda não exista! Lá podemos ir de trem a qualquer lugar, e com conforto. Coisa que aqui no Brasil, há séculos não se conseguiu implantar, com tamanha extensão de terra que tem este país! Incompetência desses governos, um atrás do outro. Será que um dia ainda chegaremos perto da 'crise' européia?
Beijocas!!!
Beatriz,
ResponderExcluircom que então esteve quase à porta de minha casa...
Quem não gosta de Cascais Sintra???
Monte Estoril, uma pérola... aqui vivo.
Como gostaria de a ter conhecido...
beijoca e quando voltar, avise.
Poxa Anamar..... como gostaria de ter ido aí te conhecer! Moras em Estoril? Estive à porta do grandioso cassino, um luxo, mas me contentei com seus jardins e o dia ensolarado lá fora...
ExcluirCertamente aí voltarei algum dia, e então não me esquecerei de ti!!!
Beijos
Bem vinda, Bia!! :-))
ResponderExcluirmargarida
(http://mochila-as-costas.blogspot.com
http://olho-pessarinho.blogspot.com)
Olá Margarida!!!
ExcluirEnfim fui à sua 'terrinha'! Estar em Portugal, ainda mais no verão, é algo sublime......que pretendo repetir com maior frequência agora. A generosidade e amabilidade do povo português me encantou!
Beijo e até um dia!!!
Bia, não consigo responder aos seus comentários no meu blogue, por isso faço-o aqui. (mas hei-de descobrir como se faz).
ExcluirSoube-me bem rever as imagens de Madrid onde não vou há tantos anos, apesar de ser mesmo aqui ao lado.
Parto na 6ª feira para o Quirguistão. Continue a bela viagem que está a fazer e, sim, Amsterdão e a a restante Holanda valem mesmo a pena.
beijos, boas viagens.
Margarida
http://mochila-as-costas.blogspot.com
http://olho-pessarinho.blogspot.com
Ei Bia
ResponderExcluirQue viagem espetacular, texto muito bom, gostoso de ler, as fotos ficaram encantadoras, esta última é um verdadeiro show.
Muito legal.
Beijo.
Maria Célia
ExcluirO lugar é tão lindo que é impossível alguma foto ficar feia, ainda mais para uma amadora teimosa como eu, rs rs. É um verdeiro espetáculo para os olhos andar pelos jardins do palácio ou se perder na encantadora Cascais!!! Quem dera morar lá perto para poder ir sempre que bater aquela saudade......
Todo muy bello, las pietras en frente de la iglesia acuerdan el mar...chau, Arianna
ResponderExcluirCiao Arianna
ExcluirLe pietre portoghesi si distinguono in ogni paesaggio, e sono così belle!
Abbracci
Bia,
ResponderExcluirFaz muito tempo que não vou à Portugal. Que fotos lindas. Deu vontade de voltar. No verão, apesar do calor, tudo fica mais vivo e colorido. Sorvete até tarde da noite, os dias demoram para acabar. Muito bom.
Beijos
Oi Claudia
ExcluirVocê é a pessoa mais viajada que conheço, e sabe aproveitar bem o verão, seja na Europa, Ásia ou América do Norte! Tomar um sorvete derretendo é tudo de bom, ainda mais quando o sol vai embora quase dez horas da noite!!!
Beijinhos
Hi Bia, Wow--what a beautiful place. I love that palace. I'm sure you enjoyed visiting there. You may not have time to hike much these days --but you certainly are getting to travel alot. That is a GOOD THING...
ResponderExcluirHugs,
Betsy
Hello Betsy,
ExcluirActually, I haven't done much trekking in recent years. But this time, I decided to spend the summer holidays on the other side of the ocean and escape from the winter in Brazil. Visit these castles in Europe make us go back in time. The medieval castles are fascinating, as well as all the Moorish influence in the region. Everything exudes history and leaves a will to come back soon .....
Big hug
As praias não são bonitas (na minha opinião, claro!) já os palácios...lindos demais! O charme de Sintra, de suas ladeiras lembra bem as cidades históricas daqui.
ResponderExcluirBeijuuss
Também achei as praias sem graça, Regina. Para quem conhece as nossas praias maravilhosas......qualquer outra fica no chinelo! Agora, Cascais, por si só, é um balneário bem charmoso e muito visitado no verão. Sintra, com seus castelos fantásticos, nem se fala! Você se sente num verdadeiro conto de fadas!
ResponderExcluirBj
Lindo de se ver.
ResponderExcluirMeu sonho.