Translate

sábado, 14 de setembro de 2013

Uma gota por uma baleia!


 Aqui, observação de Baleia Franca (foto divulgação oglobo)

Confesso que vivi! Ah, a primeira vez que vi uma baleia enorme saltar bem na minha frente e em seguida seu filhotinho, meus olhos se encheram de água! Fiquei paralisada e, mesmo com a câmera nas mãos, só consegui clicar muito tempo depois. A vida é assim, nos enche de surpresas e emoções inimagináveis. Cruzando os oceanos do mundo inteiro, as baleias viajam milhares de quilômetros. Muitas delas vivem nas regiões geladas dos polos, e no inverno rigoroso partem em busca de águas mais quentes para dar a luz ou amamentar seus filhotes. Aqui no Brasil o "whalewatching" (observação de baleias) é feito de julho a novembro. Um dos passeios mais fantásticos que fiz há muitos anos foi com o pessoal do Instituto baleia Jubarte ( www.baleiajubarte.org.br  )

 Baleia Jubarte com seu filhote, nas águas calmas e mornas, livres! (foto web)

Como fiquei no arquipélago de Abrolhos por quase 4 meses, acabei participando de um cruzeiro científico para observar as baleias Jubarte.   Durante esses cruzeiros são coletados material de DNA e várias fotografias que vão servir para fotoidentificação dos animais nas pesquisas. Além disso, você conhece gente de diversas partes do mundo que vêm aqui como ecovoluntários aprender um pouco mais sobre este tipo de trabalho. Quem tem o privilégio de vê-las assim, nadando livres pelos oceanos, não faz ideia de como esses animais são cruelmente tratados em outras partes do mundo. Navios japoneses, "travestidos" de pesquisa, perseguem as baleias que, depois de vários tiros, são alçadas com um arpão e sangram até morrer. Ora, não é preciso ser nenhum especialista em cetáceos para ver que de 'científico', isso não tem nada! Jogar suas vísceras ao mar, sem antes estudar seus hábitos alimentares? E só guardar a carne, que depois será embalada e vendida? Outro dia li uma matéria do "Whale and Dolphin Conservation Society" que constatou: o estoque de carne de baleia no Japão é tão grande  que eles começaram a vendê-la até como comida de cachorro! Onde nós vamos parar? Já em 2005, pesquisadores do WWF descobriram que as Orcas (conhecidas injustamente como baleias assassinas) são os mamíferos que mais sofrem com a poluição no Ártico (ultrapassaram o urso polar, que liderava esse ranking!), pois elas são os animais que mais absorvem grandes concentrações de substâncias químicas maléficas produzidas pelo homem (mais uma vez!)

Fora o aquecimento global!!!! (imagem delucca)

Todos reclamam do aquecimento global e do aumento do nível dos mares. Além de tudo que já é falado sobre o assunto, pesquisadores australianos concluíram que as fezes das baleias ajudam no combate do aquecimento global. Pois é, eu explico (aliás, eles): junto com as fezes das baleias Cachalote, são descartadas no mar toneladas de ferro (resultado das grandes quantidade de peixes e lulas que ingerem). O ferro é um excelente alimento para o fitoplâncton, que são minúsculas plantas marinhas que tiram o CO2 da atmosfera pela fotossíntese. Assim, as baleias ajudam a remover 400.000 toneladas de carbono por ano. Só para ter uma ideia, 200.000 toneladas de dióxido de carbono são equivalentes às emissões de quase 40.000 carros de passeio. Incrível, não! Alguns podem estar pensando 'o que é que eu tenho com isso?' Fica aqui a dica: http://seashepherd.org.br/baleias
e o que disse certa vez Madre Teresa de Calcuta ao lhe perguntarem se o pouco que fazemos faz realmente alguma diferença no mundo: "Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota!"

Um dos cruzeiros científicos do Projeto Baleia Jubarte em Abrolhos (foto: Instituto Baleia Jubarte)


Esta foto já tem anos!!!! Foi um dos cruzeiros científicos que participei junto ao Instituto Baleia Jubarte com um barco de Florianópolis, saindo de Caravelas em direção a Abrolhos. Participando, mesmo que de longe, estamos ajudando instituições idôneas preocupadas com o meio ambiente e a vida neste Planeta Água!



12 comentários:

  1. e como eu gosto de baleias...

    obrigada Bia, por todas estas gotas de oceano!

    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu dos teus desenhos de peixes, Manuela!
      Um oceano inteiro para eles!!!!

      Beijinho

      Excluir
  2. Thanks Shug!
    Welcome here any time!

    ResponderExcluir
  3. Ah---a beauty to behold!!!!! Humpback Whales are HUGE... Wow---so glad you got to see one and so CLOSE to you... WOW!!!!! My son worked on a cruise boat (small one) in Alaska one year.. He got to enjoy both Humpbacks and Orcas... AMAZING aren't they?
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
  4. Wow, what a fantastic, Betsy!
    Your son should have a such job! It's a real reward to see these giant animals swimming freely in the ocean, right?
    My dream was to be an oceanographer, just to get a lifetime at sea, discovering its mysteries .... But life gives us moments so wonderful, like this! Stand side by side with Humpbacks is something we don't forget ever!
    Hugs

    ResponderExcluir
  5. Só conseguir ver em Abrolhos, um esguicho...loooonge...não era a temporada.Mas elas estavam por lá.O dia que eu assistir uma cena igual a que vc viu,vou chorar copiosamente,sem dúvidas.Foi assim a primeira vez com golfinhos.
    Um beijão e obrigada por sempre estar visitando o blog!
    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavia
      Não tenho dúvidas que você ainda vai ver muuuuuuuitas baleias de perto em seus mergulhos por aí! É algo que não tem como descrever, só estando lá para sentir de verdade! Beijos e bons ventos!!!

      Excluir
  6. Ei Bia
    Sensacional seu texto, primoroso, incrível esta crueldade que os japoneses fazem às baleias, e olha, que são considerados super civilizados, um país altamente desenvolvido, é de arrepiar.
    Faço ideia a sua emoção ao ver um animal gigantesco e tão de pertinho.
    Beijo e obrigada pelo carinho no bloguito.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bia!
    Mas, como? Eu não vi esse post antes?!
    Coisa mais deslumbrante ver de perto um animal tão grande e incrível como este! Deve ter sido emocionante mesmo, quanto mais você, bióloga amante da vida marinha e tão ativista pela vida animal.
    Eu já vi por duas vezes baleias no litoral onde morei, Macaé, e mesmo a uma certa distância, fiquei em frisson, pois é deslumbrante mesmo avistar um bichão desses.
    grande abraço carioca


    ResponderExcluir
  8. Estranho, Bia, fiz um coment neste post e ele não apareceu, será que eu escrevi e não cliquei em publicar, sei não.

    ResponderExcluir
  9. Wow, what a photos!.)

    Greetings from Finland,
    Marikki

    ResponderExcluir