Translate

sábado, 18 de janeiro de 2014

Ares do sul

Estive novamente no Rio Grande do Sul, serra gaúcha. Amo aquele lugar, especialmente Gramado! No começo de janeiro ainda peguei um pouquinho do famoso "Natal Luz", quando a cidade inteira se enfeita e comemora a origem do natal, com espetáculos de dança, luzes, malabarismos e música, um verdadeiro show a céu aberto. A cultura alemã, herdada pelo povo, impressiona por sua determinação e cuidado. Eles têm um orgulho imenso de viver ali, e cuidam como se fosse uma cidade encantada, que merece todo o carinho o ano inteiro e não só em certas épocas. Violência? Zero. A educação (com extrema gentileza) é o que nos faz falta aqui na região sudeste. Ah, os ares do sul.....Cidadezinhas charmosas, restaurantes de primeira linha, belas paisagens, cenários de filme! O calor intenso que faz na região no verão é ideal para provar um bom espumante nas inúmeras vinícolas ao redor. Aliás, para matar as saudades do inverno rigoroso de lá, eles resolveram construir uma "snowland", o único lugar com neve na América Latina para a prática de esqui indoor; e é claro que eu não podia deixar de ir!


Os imensos jardins de hortências dominam a paisagem. Flor característica do sul do país, a hortência enfeita as ruas, canteiros, casas, praças, igrejas e até as estradas que ligam uma cidade à outra! 

Gosto de sair caminhando pelas ruas da cidade num dia de sol fraco. Tomar um sorvete de amora, olhar o calor derreter as gotas de orvalho nas árvores, pedir informação só para puxar conversa com as pessoas. Se sentir em paz num lugar bonito e  bem cuidado faz bem aos olhos e ao coração.

E o que dizer das fantásticas lojinhas de chocolates espalhadas por toda a cidade? Sem palavras. É um verdadeiro paraíso para mim!!! Trouxe caixas e caixas de chocolate, torcendo para não derreter no avião! Gramado é conhecida como a capital do chocolate no país. O difícil é escolher qual o melhor, em todas as suas variações: quente, gelado, cremoso, trufas, barras, sorvete, bombons recheados, doces e tortas.

Uma rua inteira enfeitada com as renas coloridas, cada uma feita artesanalmente por um artista local. A criatividade anda solta! Assim como a rua de soldadinhos de chumbo e outra com a suíte quebra nozes. Pertinho dali fica a padaria São Pedro, meu ponto de parada todo dia, com seu delicioso capuccino, cuca alemã, apfelstrudel  e outras delícias!

Ao final do dia sempre tem uma apresentação na rua coberta, como o quinteto de cordas. Bom para relaxar e descansar as pernas depois de um dia inteiro andando...

A turma do "Korvatunturi" fez uma palhinha no Largo da Borges. Um espetáculo encantador (comprei os ingressos com antecedência na internet) com música, acrobacias com bailarinas flutuando, muitas luzes e fantasia. Conta a história do povo Korvatunturi, que vive numa terra longínqua que deu origem a Noel e toda a magia do natal.

Quem está passando pela avenida Borges de Medeiros de repente se depara com dois anjos flutuando nos vitrais da igreja de São Pedro. E então você é transportado para um mundo de magia e sons...

Bem vindo a "Snowland", a terra do gelo de Gramado! Aqui é possível praticar airboarding, snowboard, tubing, patinação no gelo e esqui. Só existe outro parque de neve indoor assim na Nova Zelândia, Inglaterra, Coreia do Sul, Dubai, Holanda, Alemanha e China. Uau!!!

Esquiar se torna uma coisa, digamos assim, simples! Ficar a uma temperatura de 10ºC negativos é bem suportável. Mas é bom levar pilhas ou baterias sobressalentes, pois depois de 40 minutos lá dentro, a câmera fotográfica pode começar a congelar, e então adeus fotos!

Bom, agora vou dar um tempo no sul e na neve (?). Nada melhor que curtir a própria casa, rever os velhos planos e colocá-los em prática. Afinal, o ano está apenas começando.....



15 comentários:

  1. Ei Bia
    Sensacional sua viagem, ai que delícia este post de Gramado, amei, um verdadeiro sonho.
    As fotos ficaram deslumbrantes, deu pra se ter uma noção de como é a decoração de Natal da cidade.
    Sem contar esta música divina ao fundo, adoro Clair de Lune.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Célia
      Realmente, nesta época em Gramado (que terminou em 12 de janeiro) parece que você está numa cidade de sonhos.... Tudo tão maravilhosamente enfeitado, de cair o queixo! Dá vontade de não acordar mais....

      Um beijo

      Excluir
  2. Bellissimi posti e belle immagini, scenari molto allegri e colorati bello il parco del ghiaccio. Come sempre grandi reportage i tuoi.
    A presto Bia.
    Ciao
    Paolo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paolo
      Viaggiare é sempre buono, soprattutto quando si va in un posto che non conesce. Ma la cosa migliore é andare a casa, ricaricare la loro energia, mettere in pratica i sogni e poi viaggiare ancora! Io sto qui a chiedermi come la Sardegna ha posti meravigliosi da scoprire......Sei fortunato!!!

      Arriverderci

      Excluir
  3. uma terra de neve num país tropical

    com as hortências dos Açores e as casas de influência alemã

    um abraço, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Manuela, este país é uma miscelânea (por vezes difícil de entender)! Um país tão grande só podia mesmo ser tão diferente!
      Grande abraço

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bia, muito obrigado pela visita. Aprecio seu blog e seus registros fotográficos. Acompanharei "de perto" suas publicações. Mando um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será sempre bem vindo Ricardo!
      Grande abraço

      Excluir
  6. Espetacular, Bia.

    Abracinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anamar
      Obrigada pelo abraço, e lhe devolvo em dobro!
      PS: saudades de Cascais, terra linda a sua!!!

      Excluir
  7. .

    .

    . uma cidade en.cantada a ser o canto e o en.canto dos seus nativos e de quem . tal como a Bia . por lá passa . para desfrutar .

    .

    . por isso . gostei . imens.íssimo . mesmo.de.tanto . e,,, . as fotografias estão ternas . e e.ternas . :) .

    .

    . um beijinho meu . sempre amigo .

    .

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo
      Nem mesmo uma distância de 1.700 km de onde moro até o sul me impediu de conhecer a terra gelada aqui no Brasil! Faltou pouco, mas um dia ainda chego à divisa e atravesso a fronteira com o Uruguai...... Um lugar encantado que me fez sentir num conto de fadas....!!!!!

      Excluir
  8. Uau, sensacional tudo isso em Gramado!
    Já fui duas vezes por lá, mas não tinha tanta novidade bacana, agora eles estão implementando cada vez mais para o turismo. Preciso voltar então.
    Adorei as imagens!
    beijos cariocas


    ResponderExcluir
  9. Oi Beth!
    Essas novidades são de um ano para cá, então você precisa mesmo voltar, hein!!!! Pena que não sei esquiar, mas deu para sentir o gostinho, he he!
    Beijinhos

    ResponderExcluir