Translate

domingo, 9 de fevereiro de 2014

A paz que mora nos Andes

Para os povos da América Andina, a água (Yacumama) e a terra (Pachamama) contém toda a vida e têm um significado incomensurável. A cultura do povo Inca remete à água, que surge das profundezas do lago Titicaca, e portanto não pode ser motivo de comércio. Eles sim, sabem dar valor ao que realmente importa na vida! Por isso as águas do grande lago são sagradas para esses povos. E quem por elas navegar tem que ser batizado, o que fiz prontamente. Pode não ser nada, mas depois me senti mais protegida para seguir viagem, ali na proa do barco, sentindo o vento gelado das montanhas batendo no rosto.

A caminho do lago, passando pela vegetação árida da Bolívia e o frio cortante da cordilheira ao fundo.

Fiquei só meio triste por não ter subido até o alto dos picos nevados dos Andes, a quase 6.000 metros de altitude. Afinal, ali mesmo já tínhamos atingido 4.000 metros na beira do lago. Acordar bem cedo pela manhã era um sacrifício. Sair do quarto do hotel, com aquecimento interno e cobertor elétrico, e enfrentar o frio lá fora só para tomar café da manhã? Hã, hã. Abri mão disso algumas vezes e deixava o café para depois, com o famoso pão seco andino! Mesmo porque, naquela hora eu não estava com fome mesmo.....minha fome era do tamanho do meu dedo polegar congelado de frio. 

 Ao sair do quarto, essa era a visão que tinha, uma vez que o corredor do hotel ficava ao ar livre, sem paredes, e o frio era o primeiro a me dar BOM DIA!

Sempre duvidei de muitas coisas, mas da natureza nunca tive dúvida.  Ela é clara e sincera, e eu posso me sentir nela. Certo dia de manhã passei direto pela sala do café e fui até a beira do lago fotografar as gaivotas e sentir os primeiros raios de sol. Fiquei ali sentada um bom tempo, observando aquela imensidão de água, tentando enxergar o outro lado da margem, a fronteira com o Peru. 


 Naquele momento talvez eu fosse a pessoa mais sozinha em todo o universo. E para mim estava tudo bem. Perdida em uma espiral de doces pensamentos, misturados à realidade......acordei enfim, dentro de mim mesma,e percebi que não tinha nada a fazer além de seguir em frente. Quem fica parado enferruja! Decidi que assim que retornasse ao Brasil iria tomar novamente as rédeas de minha vida e perseguir com firmeza meus objetivos. Ulalá! E assim eu sigo a vida, deixando ela me levar, mas me mantendo sempre atenta na direção.

Um barco de totora segue seu caminho, carregando suprimentos e outras mercadorias para a Ilha da Lua. 

Mais um dia, como outro qualquer, hora de alimentar as lhamas e deixá-las soltas pastando.

Aqui as lhamas, cheias de lã, aguardam a hora do tosqueamento. Depois que essa lã toda for para um novelo, vai ser transformada em belíssimos ponchos, gorros, cobertas e casacos artesanais super coloridos.

Os barcos que navegam pelo Titicaca vão da Bolívia ao Peru todo dia. 

Copacabana, o mais charmoso e importante vilarejo à margem do lago Titicaca. Em cada ruazinha é possível ver vestígios das culturas aymará e inca. A história diz que a cidade está ali desde o século 14 a.c. No porto, todos os barcos levam às ilhas do Sol e da Lua.

Na ilha do Sol, uma típica moradora descendente dos aymará explica para um grupo de turistas, em alemão e depois em inglês, a origem da ilha. Sagrada para os incas, a ilha foi dedicada ao Deus Sol, e hoje vive do turismo e artesanato de seu povo, principalmente os quechua e aymará. 

A paz...

Nem é preciso ir tão longe, até a ilha do Sol, para ver que a paz está em todo lugar.....assim como a guerra (até as antigas civilizações andinas tiveram que lutar por sua terra contra os bravos e dominadores espanhóis da época). Guerra e paz sempre andaram juntas, basta ter sabedoria para decidir de qual lado você quer ficar.

17 comentários:

  1. Oi minha querida!
    Eu como não suporto mesmices, então adoro a paz e adoro o movimento, gosto de intercalar! Mas odeio a guerra... Amei seu post e poder conhecer um pouco dessa paz dos Andes. :)
    Beijo, beijooooo

    ResponderExcluir
  2. Hi, I responded to this post on the older post since I didn't see your comment link on the English version. It is here on your language version though... Anyhow--I did respond.
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
  3. Também escolho sempre a paz e diferentemente do adágio popular "dou uma boiada pra não entrar numa briga"! Tá super charmosa na foto Bia!
    Beijuuss

    ResponderExcluir
  4. Ei Bia
    Que lindo, como você tem o dom de escrever bonito, nos emocionar, adoro vir aqui, Bia, é um grande prazer.
    São tantas informações interessantes, totalmente desconhecidas por mim, um encanto; isto sem falar nas fotos que são de uma beleza ímpar.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  5. obrigada por esta paz, dos Andes

    e também agradeço aos lhamas pela lã de um casaco que tenho há tantos e tantos anos

    um abraço, Bia

    ResponderExcluir
  6. Oi She
    Também não suporto guerras, principalmente as urbanas! Realmente, nos Andes a raiva e a falta de gentileza passam longe. É um lugar onde reinam a delicadeza e a paz!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Hi Betsy!
    I saw your comment on the older post, thanks. I agree with you, the image of the mountain in front of my entrance room is gorgeous! Sometimes I remember this trip as a dream, or a book story where I'm one of the characters.
    Big hug and see you around!!!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Regina!
    Também não sou fã de briga, muito menos de guerra ou violência. Já chegam as confusões que temos em nosso país!!! Bj

    ResponderExcluir
  9. É um prazer tê-la por aqui também, Maria Célia!
    Dizem que eu sempre tenho muita história pra contar. Mas o fato é que as minhas vivências viram a minha história, e quando eu escrevo vou me lembrando de cada detalhe. Assim, acabo revivendo tudo de novo, e é uma delícia! Beijos e obrigada pelas palavras

    ResponderExcluir
  10. Oi Manuela
    Eu também tenho um casaco de lã de lhama lindo bem velhinho...mas que eu ADORO! Pena que a qui no Brasil não faz tanto frio quanto aí em Portugal, snifff....

    ResponderExcluir
  11. Olá Bia, e que tudo esteja bem contigo!

    Ainda que não tão constante, cá estou eu novamente, e contente por aqui ter estado.
    Após ler e admirar estas últimas três postagens eu me vou, mas, antes preciso agradecer por compartilhar sempre textos e imagens interessantes e belas, além dos teus belos pensamentos, parabéns e obrigado por compartilhar, e também por tua amizade e gentis visitas por lá!
    Gostei deveras de conhecer os lugares através das imagens das paisagens andinas, do centro de Bogotá na Colômbia e de Gramado - RS, bem eu creio que tuas postagens são sempre deveras intensas!
    E sendo assim eu grato deixo cá meu desejo para que seja sempre o teu viver de felicidade intensa, um grande abraço e, até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por tua presença aqui Sotnas!
      Espero ter mais tempo para visitar outros sites que tanto gosto com mais frequência....
      Até breve!!!

      Excluir
  12. Fico feliz em visitar este site e ver essas reportagens tão bonita de terras distantes. Faz-me querer ir correndo para visitar. Parabéns por esse blog. Uma saudação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonia
      Seja bem vinda sempre que puder! Também tenho vontade de correr de volta para esses lugares longínquos e frios, mas de alma quente!
      Um abraço

      Excluir
  13. So many great places and pictures. The first picture looks like a fairy story:-)
    Hope you have a blessed weekend:-)
    Hugs from Tania

    ResponderExcluir
  14. Thanks Tania!
    Yeah, it was almost like a fairy story.....
    Big hug from the south!

    ResponderExcluir
  15. Bia,

    Que delícia de texto e fotos. Estive no Peru e fiquei doida para ir ao Titicaca, mas meu tempo foi curto e não deu. Ainda fico com essa vontade aparecendo. Quem sabe qualquer hora dessas. Semana que vem vou para Santiago. Será que te encontro por lá?

    Bjs

    ResponderExcluir