Translate

sábado, 22 de fevereiro de 2014

À toa

Um dia à toa é isso que dá, meus neurônios entram em guerra e eu peço uma trégua! Então, só me resta escrever o que me dá na cabeça. Interessante pensar em como as pessoas estão cada vez mais fugindo de si próprias. Eu mesma já me peguei em algumas escapadas dessas. Mas isso foi há muito tempo... Agora cresci! Tentar seguir dogmas, ou não ter dogma algum. Comer só frutas e vegetais para limpar a alma (?). Budismo? Bacana. Mas dá para você seguir à risca num mundo tão capitalista como o nosso? Pense bem. Viajar a lugares incríveis, do Oriente ao Ocidente é algo absolutamente  fantástico! Mas se for pensando que a sua vida irá mudar depois disso, é ilusão. Ler sobre tudo superficialmente só para ter uma noção vaga do mundo. Que ser estranho o ser humano. Quantos se enrolam num emaranhado de informações sem saber o que fazer com elas depois. Ou fingem seguir uma tradição espiritual, ou sinistra, ou de seus ancestrais do século XV! Ei, espere aí. E o dia a dia, as coisas simples, caminhar no parque, ter um dia entediante, ir a pé para o trabalho... Tão tradicional assim não vale?


Concordo com Felipe Pondé em algumas coisas, e eis aqui uma delas:

 " .... Nada tenho contra estudar culturas antigas, apenas julgo um equívoco confundir a ideia de tradição com modos de uma espiritualidade de consumo... A cabala não vai salvar meu casamento.... Imitar a alimentação de monges tibetanos não aliviará minha inveja. Frequentar cachoeiras indígenas não fará de mim uma pessoa menos consumista.... Visitar templos no Vietnã não fará de mim alguém menos dependente das redes sociais.... Pular sete ondas numa Copacabana lotada nada tem de tradicional, é apenas chato.... Tradição é pagar contas, enfrentar finais de semana vazios e não desistir. É sonhar com um futuro que nunca chega.... Tradição funciona como hábitos que se impõem com a força de um vulcão, de um terremoto, de um tsunami, de uma febre amarela. Nada tem a ver com se pintar como aborígenes pra defender reservas indígenas ou abraçar árvores.... É educar os mais jovens e não deixar que eles acreditem nas bobagens que inventam...."

6 comentários:

  1. Ei Bia
    Sensacional como sempre, palavras bacanérrimas e ao mesmo tempo simples, é o tal caso- como não pensei nisto antes.
    Desculpe minha ignorância, não sei quem é Felipe Pondé, mas ele também mandou bem demais neste texto, pura verdade.
    Beijo pra você e obrigada pelo carinho sempre no bloguinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Célia
      na vida tudo é muito simples, mas teimamos em inventar mil subterfúgios e fantasias quando não conseguimos lidar com o tradicional do dia a dia. Apesar de polêmico na maior parte das vezes, o filósofo Luis Felipe Pondé acerta bastante!
      Beijinhos

      Excluir
  2. Coisas simples para admirarmos e aproveitarmos ficam bem ao nosso lado né Bia?! Basta acionar nossos sentidos e carpe diem!
    Beijuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Regina, temos que ficar antenados para não deixar passar muita coisa em branco!
      beijos

      Excluir
  3. a sabedoria está em mudar o mundo de dentro para fora, a partir de cada um de nós

    e sim, plenamente, apostar na educação

    um abraço, Bia

    ResponderExcluir
  4. Essas são as maiores mudanças Manuela!
    Bj e uma boa semana!

    ResponderExcluir