Translate

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Tanta riqueza...




Na medida do possível sempre retorno ao mar. Aliás, segundo algumas teorias, do mar todos viemos. Que bom, porque ADORO água!!! Hipóteses científicas a parte, ultimamente tenho ficado em alerta com tantas notícias, algumas nada boas. Pesquisadores do mundo todo estão preocupados com a pouca preservação das águas marinhas. O oceano é como o ar, um bem comum, e para a espécie humana continuar existindo, é primordial que permaneça intacto (ou quase!). O que acontece hoje é uma exploração desordenada do fundo do mar, onde suas riquezas minerais e pesqueiras são cobiçadas cada vez mais pela indústria internacional. Poxa, os mares cobrem mais da metade da Terra, e suas águas estão cada vez mais esgotadas pela pesca excessiva e poluição. Quando as reservas de peixes da costa vão se esgotando, a indústria pesqueira  se volta para as águas profundas. Uma coisa é fato: há um aumento gigante da demanda por alimentos, energia e matérias-primas que vêm dos oceanos.Também, a população não para de crescer! É alarmante quando se percebe que em mais ou menos 80 anos o mundo passou de 2 bilhões para 7 bilhões de habitantes. E é claro que nenhum estudo evoluiu nessa mesma intensidade para proteger os oceanos e suprir as necessidades desses 5 bilhões a mais! Como se fosse pouco, os fundos dos oceanos estão ameaçados pela crescente exploração de minerais, como o níquel, cobalto e cobre. Sei que precisamos de recursos, mas sei também que eles são escassos. Então vamos devagar com o andor! E quem disse que eu sou contra a modernidade? O fato é que com a modernização da robótica, fazem-se perfurações mais e mais profundas. São verdadeiros monstros submarinos!  E pensar que há pouco tempo só víamos isso em filmes de ficção científica.....Bons tempos!


Não podemos esquecer que o fundo do mar abriga uma diversidade biológica próxima do infinito, e que serve de fonte para nossos materiais e muitos dos medicamentos que precisamos. Com tanta coisa acontecendo no mundo ultimamente, tá difícil pensar que o "Homo sapiens"  ainda consiga tomar alguma atitude do bem pelo bem,  principalmente para o bem do próprio ambiente em que vive, assim como de seu vizinho ao lado. Mas ainda teimo em acreditar que somos capazes de, no mínimo, reduzir as consequências da ação do homem sobre o nosso planeta, em especial os oceanos. Ah, como é bom, ouvir e sentir a brisa do mar.....Bons tempos!

 Alguns pensam (eles pensam?) que o fundo do mar é uma enorme lixeira, que está ali disponível para quem quiser despejar todo o lixo do mundo!  

Até quando teremos ainda esses jardins submersos assim, cheios de vida?


12 comentários:

  1. Oi Bia
    Vídeo legal demais, a música é um sonho.
    E suas palavras tão sábias, escritas com tanta propriedade, por alguém que sabe o que está falando e não só dando uns chutes a esmo.
    É muito preocupante tudo que você nos contou, dá um medinho em imaginar o que será da humanidade no futuro.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Maria Célia
      As vezes também me vejo num beco sem saída! Mas não devemos ter medo, e sim tentar amenizar os danos que vêm por aí. Por menor que seja, o mínimo que fazemos já conta ponto. Mesmo para quem mora longe do mar, as consequências acabam chegando lá de alguma forma. Agora, o ser humano é realmente difícil de entender.....a começar pelo ódio de certas culturas contra seus próprios vizinhos, provocando uma verdadeira guerra, enquanto o mundo pede paz!

      Excluir
  2. All this wonderful fish like in the Nemo film. I saw them ones in Eilat/Israel. All kind of colors:-)
    Great post Bia
    Hope you have a great weekend!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow, have you been in Israel, in the Red Sea?
      I can imagine all beauty you saw!
      A very nice week for you Tania!!!

      Excluir
  3. Bia,

    desta vez mergulhei...

    Sempre uma viagem de sonho.

    Abracinho

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anamar
      Mergulhar num mar assim é muito bom, não é!?
      Beijocas

      Excluir
  4. Hi Bia, Great photos of the 'sea'... There is so much excitement when studying our seas--and as you said, so much wealth. Fantastic set of photos.

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes Betsy
      We have to take care of our seas because our future is there!
      But I also love the mountains you show us in Tennessee and landscapes around the US!
      Have a great day!

      Excluir
  5. assusta o mau trato perpetuado pelos homens, pasmamos com a beleza dos seres do fundo do mar

    encontrar o equilíbrio e fazer a diferença, é uma luta diária

    um abraço, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela
      Torço para que esses dois mundos consigam viver em paz, sem maus tratos. Afinal, sonhar não custa nada (ainda!)

      Excluir
  6. Devemos acarinhar o Mar e saber mais sobre ele. É curioso que o homem já saiba tanto sobre outros planetas e desconheça ainda tanto sobre o que nos guarda o mar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que o que está longe (como os outros planetas) é mais interessante que o nosso próprio!!! Afinal a "Terra" é muito mais habitável que "Marte" e 70% dela é coberta por água!
      Beijinhos e bom caminho de Compostela p/ vocês

      Excluir