Translate

segunda-feira, 10 de março de 2014

Gruta do Maquiné


De uns tempos para cá escolhi  a tranquilidade para minha vida, embora algumas agitações do dia a dia sejam inevitáveis, é claro. Para quem não gosta de folia, passar um feriado em um lugar bem longe do barulho é tudo de bom. Se for debaixo da terra então, melhor ainda! Calma, é só uma caverna (gigante, por sinal!). A gruta do Maquiné é algo incrivelmente lindo e parece fora deste mundo. Por alguns instantes eu parei, maravilhada em meio a tantas estalagmites de todas as formas e cores, e pensei: eu estou mesmo no embrião da Terra!


A quase 20 metros de profundidade, num ambiente mais quente e úmido que lá fora, a gruta do Maquiné foi uma das pioneiras em receber turistas no Brasil. Localizada no município de Cordisburgo (terra de Guimarães Rosa), no interior de Minas Gerais, é um passeio imperdível para os amantes da natureza em todas as suas formas. Nesta gruta já foram encontrados fósseis de animais pré-históricos ou mesmo suas ossadas. Os espeleotemas (estalagmites e estalatites) espalhadas ao longo dos 7 salões internos são de uma beleza difícil de explicar. Nem as fotos que tirei dão uma noção mínima do deslumbramento que se vê ao vivo. A gruta se formou pela ação da água em suas rochas calcárias durante milhões de anos formando as galerias subterrâneas, essas sim chamadas de cavernas. Os caminhos por onde passamos, sempre descendo, são iluminados com lâmpadas led, que não emitem calor, mas propagam luz. Não sou nenhuma entendida no assunto, mas acredito que qualquer alteração no ambiente natural, por menor que seja, causa um certo impacto nos pequenos seres que ali vivem. Bom, pelo menos o período de visitação é limitado até as 4:00 da tarde, quando toda a iluminação no seu interior é desligada. 

Os espeleotemas se formam pelo gotejamento de água que cai ao longo de milhões de anos. Essas gotas perdem o gás carbônico quando em contato com o ar, e assim se precipitam formando cristais de calcita. Parecem obras dignas de uma fabulosa engenharia. Por isso fico chateada quando vejo que alguns "vândalos" arrancam pedaços para levar de lembrança, ou simplesmente  deixam seu nome escrito para ficar marcado na eternidade como um ser involuído deste planeta.

Todas as cores e formas possíveis no mundo subterrâneo

Essas estalagtites (que se originam de cima para baixo) formam verdadeiras cortinas dentro de uma caverna. Uma vez lá dentro, todo cuidado é pouco para não encostar em nenhuma delas e causar um estrago.

O homem das cavernas também passou por aqui e deixou seu registro nas pinturas rupestres

Na saída da gruta já é possível ver os primeiros sinais de vegetação lá fora.

Aqui é a entrada da gruta, que depois de muitos anos contou com o apoio do estado de Minas para sua conservação, estrutura e manutenção constante, assim como guias treinados que acompanham os visitantes, seja em grupo ou  apenas uma pessoa.

O museu está ao lado da gruta e conta toda a sua história, desde a sua descoberta (em1825) por um fazendeiro local, e em seguida sua primeira exploração científica, por Peter Lund (em 1834), um pesquisador dinamarquês radicado no Brasil na época







A "Rota das Grutas" é uma verdadeira viagem no tempo. O naturalista Peter Lund viveu 45 anos na região pesquisando as grutas e suas riquezas históricas, arqueológicas e paleontológicas. Ainda bem que nem todas são abertas ao público.......ainda









Embora o guia tenha falado que poderia usar o flash dentro da gruta, procurei tirar as fotos internas sem usá-lo. Pude perceber que o ambiente lá dentro é extremamente frágil, e qualquer feixe de luz (fora as lâmpadas no chão p/ iluminar o caminho) pode causar um dano sem volta, ainda mais em se tratando de formações de milhões de anos!!! Quero que continuem assim.

19 comentários:

  1. Bia, sua linda, só passeando heim!
    Eu já estive duas vezes na Gruta de Maquiné, lugar próximo à BH, adoro, apesar de que saio de lá sempre molhada de tão quente que é, mas é linda mesmo, um lugar inesquecível para quem vai a primeira vez.
    Eita Brasil bonito!
    beijinhos cariocas


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Beth sumida!!!
      Muito legal a Gruta do Maquiné, não é? Nunca tinha ido antes e foi uma surpresa inesquecível! Pois é, fugi do calor do carnaval para dentro do calor úmido da caverna, hehe. Mas valeu a pena e já prometi que vou voltar (quem sabe no inverno...)
      Beijocas cariocas também!

      Excluir
  2. Que beleza de lugar!as cores e formações são incríveis!
    Estive dando uma volta pela Chapada e conheci algumas grutas.Tem um post lá no blog...andei meio desparecida de internet!rs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavia!
      Você esteve na Chapada lá na Bahia? Dizem que tem umas grutas lindas, inclusive aquela do lago azul! Vou lá agora no blog dar uma espiadinha...
      Beijinhos

      Excluir
  3. lindíssimo!

    arquitetura perfeita


    essa deseducação que danifica monumentos naturais ou não, também é comum aqui em Portugal, uma tristeza...

    um abraço, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena Manuela, mas parece que globalizaram a falta de educação MESMO! Fora isso, a arquitetura das cavernas me fascina, pois lá dentro é um outro mundo, uma outra dimensão.....incrível!

      Excluir
  4. Oi Bia
    Deu um giro pra fugir do carnaval e foi muito feliz na escolha.
    Já estive em Maquiné há uns 12 anos, já fizemos planos de voltar mas até hoje nada, a cidade que eu moro fica umas duas horas e meia de Cordisburgo.
    Você precisa conhecer a Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa, é menor que Maquiné, mas também muito bonita, Peter Lund também passou por lá, e fica bem perto de onde moro, uns 30 km.
    Beijo pra você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, você mora bem perto, Maria Célia! Se for à gruta agora poderá ver melhor todas essas lindas formações calcárias. Já ouvi falar nesta gruta da Lapinha, acho que ela faz parte do roteiro das grutas de Peter Lund. Acho que me empolguei e agora quero ir também na gruta da lagoa azul lá na Bahia, dizem que é uma maravilha!
      Bjs

      Excluir
  5. Ah Bia! Então veio pra cá e nem pra dar um alô? Chata! Gostaria imenso de conhecê-la pessoalmente. A gruta é mesmo maravilhosa... tb gosto muito da Lapinha, já foi?
    Beijuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina! Eu estou em BH agora. Quero conhecer outras grutas sim, pois sei que cada uma tem uma beleza única!
      Beijo

      Excluir
  6. Olá

    Penso que em
    lugares assim,
    nosso corpo
    se encontra com seu espírito,
    e o coração
    com a alegria...

    Ser feliz é fazer a vida de alguém
    intensamente feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Aluisio
      Parece que nossa alma fica em suspensão e, por vezes, chega a tocar o teto! Um mergulho no fundo da terra nos leva a uma outra dimensão...

      Excluir
  7. Uau! Que lugar maravilhoso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, VagaMundos.
      Sei que vocês andaram pelo caminho de Santiago de Compostela, que também deve ser lindíssimo ao vivo!!!
      Beijinhos

      Excluir
  8. Hi There, Interesting cave.... Love caves and seeing the stalagmites and stalactites.... Beautiful with the colored lights on them..

    As you know, we were in some small caves this past week also... SO interesting...

    Great set of photos, Bia.
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betsy,
      I also love different kinds of caves and its colorful stalagmites...
      Your pictures made me feel in the clouds and remembered the many hikes I've ever done.... So many beautiful hidden places around!
      Big hug

      Excluir
  9. Olá, bom dia.
    Às vezes, o astral está lá embaixo. Finja que não é com você. Não se deixe cair. E se cair. Levante. Não se deixe vencer, nem pela tristeza e nem pela Saudade. Os laços afetivos hoje em dia, estam sempre mais distantes. E os amigos. Ora, os amigos. Que todos nós, tenhamos um dia de Domingo, bom. Agradável. Bom dia. Bom dia de domingo.

    ResponderExcluir
  10. wow..amazing cave! i hope i can visit this place. :)

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Bia.

    Estas grutas eu conheço. Uma maravilha. Minas é uma paixão.

    Adoro viajara consigo.

    Abracinho from Estoril :)

    ResponderExcluir