Translate

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

"Tan querida Buenos Aires"

Certamente 5 dias na capital argentina não é suficiente. Uma boa dose de tango, obras de arte,  cultura e natureza foi uma mistura que deu certo em Buenos Aires. Para quem gosta de gastronomia onde a carne é "hors concours", é o lugar ideal. Os dias em setembro são tão belos! Aquele céu azul cintilante te chama logo cedo para por os pés na rua, apesar do vento austral gelado (o inverno aqui vai de junho a setembro). Para começar, o Museu de Evita é imperdível, pois até hoje ela é um ícone venerado pelos portenhos. Aliás, o cemitério de Recoleta, onde seu túmulo está guardado, é um dos pontos turísticos mais procurados. Jamais pensei um dia visitar um cemitério assim......mas caímos de paraquedas em Recoleta, no meio de uma feirinha de artesanato incrível, que parecia não ter mais fim! De repente me dei conta que estávamos em frente ao suntuoso cemitério, com seus túmulos  esculpidos em mármore, como obras de arte. Para minha surpresa, o de Evita Perón era um dos mais simples, afinal ela foi o símbolo de uma época e líder política que se dedicou aos pobres. A cidade é muito fácil de se locomover, seja a pé, de metrô ou de ônibus. Os taxistas são super simpáticos e gostam de dizer que ADORAM o Brasil, onde costumam passar suas férias de verão, principalmente nas praias do sul!
Os passeios na cidade se dividem pelos bairros, cada um com suas características únicas: Palermo (onde estão os parques mais bonitos, com suas grandes avenidas, museus importantes, residências chiques e as embaixadas de alguns países), San Telmo (um dos menores bairros e o mais antigo, onde se encontra a boemia argentina), La Boca (o nome vem do time de futebol "Boca Júniors", e é onde fica o famoso El Caminito, antigo cortiço da cidade que virou atração turística), Puerto Madero (antigo Porto que foi todo revitalizado e suas antigas docas transformadas em lojas, apartamentos, restaurantes e hotéis de luxo), Centro Histórico (onde estão Obelisco, Teatro Cólon, Plaza de Mayo e Casa Rosada), Recoleta (com suas casas em estilo europeu, lojas, museus e o cemitério mais famoso da cidade). Fora isso, o legal é se aventurar sem planejar muito. Pegar o mapa da cidade e sair pelas ruas perguntando aos argentinos qualquer coisa, adoro! É a melhor maneira de interagir num país diferente, e ainda por cima dá para treinar seu espanhol já tão enferrujado!

Ver a troca de guarda saindo da Casa Rosada em direção a outro prédio do governo é uma questão de sorte, mas só vi o finalzinho.....

O suntuoso Banco de La Nación Argentina ainda segura um país em crise, da qual todos esperam sair o mais rápido possível!

Da esquina se vê o famoso Teatro Cólon, onde são feitas as grandes apresentações de ópera, balé e etc....

Puerto Madero restaurou suas docas e os prédios antigos foram todos transformados, assim como a Universidade Católica e também inúmeros restaurantes luxuosos e lojas.

Ao fundo a "Puente de La Mujer", do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, nos jardins de Puerto Madero.

Uma praça em homenagem a mais nova rainha da Holanda, Máxima Zorreguieta, que é argentina!

A entrada do Museu de Evita. Este museu fica em Palermo e nem é tão grande assim, mas ali está toda a história de luta desta mulher, que é até hoje um símbolo na Argentina!

Os deliciosos Cafés espalhados pela cidade são uma verdadeira tentação! Além das empanadas argentinas (com recheios de queijo, carne, cebola, ramon...) há também os doces maravilhosos de encher a boca......certamente meus lugares favoritos todos os dias no final da tarde!!!!!

Na Plaza de Mayo fica a Catedral, com suas paredes de mármore rosa. O antigo bispo da Argentina rezava ali suas missas antes de fazer suas malas definitivamente para o Vaticano, onde agora é o Papa Francisco!

El Caminito é a rua mais famosa de Buenos Aires e super colorida! Esses cortiços (ou conventillos) eram as casas típicas dos imigrantes que chegavam de Gênova no século XIX e, como não tinham dinheiro, usavam os restos de tinta que sobravam do porto para pintar suas casas. Por isso cada pedaço ficava com uma cor diferente. Alguns conventillos viraram lojinhas de souvenirs, tudo com preços bem acessíveis.

O Museu Fragata Presidente Sarmiento fica dentro do próprio barco. A foto foi tirada depois de uma forte tempestade que durou quase duas horas! Me senti como uma verdadeira marinheira à deriva em alto mar! Tive tempo suficiente para conhecer cada pedacinho da fragata e imaginar quantas aventuras esta barco passou, desde que nasceu na Inglaterra em 1897 e veio parar em Puerto Madero, depois de várias aventuras pelos oceanos.

A Fragata Presidente Sarmiento antes da grande tempestade que varreu Buenos Aires por quase duas horas! O barco, já bem velhinho, se encheu d'água e lá dentro mais parecia um dilúvio! O museu do barco não abre todo dia e seu ingresso tem um valor irrisório, apenas 2 pesos!


A Casa Rosada, sede do governo argentino, é um ponto de referência na cidade.

A cultura do tango pulsa na veia dos portenhos e não há como não conhecer de perto esta dança tão espetacular!





22 comentários:

  1. Τι υπέροχες εικόνες αγαπημένη μου Beatris!!!
    Υπέροχος τόπος, ωραίοι άνθρωποι!!!
    Και βέβαια το τάγκο, τρόπος ζωής τους.
    Σ΄ευχαριστώ πολύ που με ταξίδεψες!
    Σου αφιερώνω ένα δικό μου video
    https://www.youtube.com/watch?v=Fy2R_EUT-3M
    Φιλιά

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal seu vídeo também, Magda!
      Embora eu definitivamente não fale grego, adorei sua visita e espero que volte mais vezes!
      Grande abraço

      Excluir
  2. Muy bueno...me gusta mucho el barco! Chau, Arianna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creo que te gusta mucho el barco, Arianna ... y también las buenas personas que conocí allí!
      Hasta pronto

      Excluir
  3. Ei Bia
    Uma bela postagem, informações preciosas a respeito de uma cidade que também já tive o privilégio de visitar muitos anos atrás, preciso voltar lá.
    Suas fotos ficaram uma beleza, Bia
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você provavelmente teve as mesmas sensações que eu!
      Acho que Buenos Aires não é o tipo de cidade que se conhece de uma só vez. Fica aqui a promessa de lá voltar um dia qualquer....
      Beijinhos

      Excluir
  4. Bel racconto Bia, immagini molto mirate per raccontale in poco una citta con tanta storia.
    A presto e buon week.
    Ciao
    Paolo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E 'anche una città piena di storia da raccontare. La bellezza dei parchi e la cultura del tango mi ha deliziato, quindi voglio tornarci un giorno.

      Ciao Paolo

      Excluir
  5. .

    .

    . sempre desejei conhecer a argentina . e em especial buenos aires . uma cidade aqui tão bem descrita onde cada frase nos é familiar . a argentina é assim . típica e atípica e reconhecida no mundo inteiro .

    .

    . muito obrigado . querida amiga Bia . por esta reportagem fotográfica . que me levou até lá . :) .

    .

    . um imens.íssimo beijinho .

    .

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então só falta você conhecer a Argentina ao vivo e a cores! Como você disse, o país e a cidade de Buenos Aires são conhecidas em todo mundo, agora é preciso o mundo inteiro ir até lá!

      Um beijinho e até breve Paulo

      Excluir
  6. Menina Bia,

    quando vier a Portugal , exijo numa passagem por Estoil/Cascais...

    Umdestes dias mando para seu mail fotos de Lisboa e Porto. Duas cidades que adoro. Tenho pena de não ter ido a Buenos Aires quando minha nora lá viveu por 8 meses. Uma cidade onde ela e meu filho adoravam viver.

    Beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida alguma, Anamar!!!
      Não deixarei passar mais uma oportunidade quando for a Cascais...
      Quero sim receber as fotos. Só tem um probleminha....assim vou ficar com mais saudades ainda!

      E quem sabe você ainda vá a Buenos Aires algum dia? Se já veio ao Brasil algumas vezes, a Argentina fica pertinho!

      Beijinhos

      Excluir
  7. Adoro Bia. Ainda mais nesses últimos anos que nosso dinheiro vale muito por lá rsrs. Você sabe que não era bem assim...e los brasilenõs, "irmanos", não eram nada bem-vindos. Vivi isso na década de 80 (minha lua de mel). Você tem toda razão: cinco dias é pouco! Já fui algumas vezes e sempre conheço coisas novas.
    Beijuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Regina, nosso dinheiro está com tudo por lá, principalmente no câmbio negro, chega a valer quase 5 vezes mais!!! Acho que em qualquer época vale conhecer a Argentina, os lugares são lindíssimos e o clima exalta a cultura portenha!
      Beijinho

      Excluir
  8. What a lovely area to visit. I can almost smell the meats cooking outdoors.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi
      You're right, it's a wonderful place to go and feel all around!
      Thanks for coming...

      Excluir
  9. Buenos Aires

    e a gente fica agora com a certeza, de que são bons e belos ares!

    obrigada, Bia

    um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ar austral é contagiante Manuela!
      A beleza estonteante!
      Um lugar para ir, e ir, e ir muitas vezes...

      Excluir
  10. I really like the houses with all the different colors. So much another world from mine.
    Hope you have a good time and I wish you a blessed wee ahead!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yeah, I can imagine how different it is, cause it's a little different from my world too!
      But I know Norway has wonderful natural scenery to visit...
      Hugs

      Excluir
  11. Adoramos Buenos Aires. Também passamos 5 dias na capital argentina e foi longe de ser suficiente. Regressávamos de bom gosto... é pena esta rum Oceano a separar-nos :)
    Beijinhos nossos

    ResponderExcluir
  12. Buenos Aires... sou louca pra conhecer, ainda não deu, mas dará em breve... rsrs
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir