Translate

sábado, 8 de novembro de 2014

Tudo é provisório

Um relógio antigo no centro de Curitiba. Se é uma réplica do original que ali existiu, pouco importa. Quantas histórias devem ter passado por aquela praça, quantos namoros escondidos vigiando a hora do relógio, demorando a passar....

Ninguém até hoje conseguiu explicar direito o que é felicidade. Tenho aqui minhas suposições, e acho que nada melhor do que cada um definir a "sua". Mas, certamente sei o que não é felicidade para mim. Ficar sentada, deixando a vida te levar......ah não! Isso só rima com música! Estagnação, acomodação - não! Achar que já aprendeu tudo na vida e não há nada de novo no ar que valha a pena conhecer, aprender ou se dedicar? Definitivamente não. O crescimento faz parte e, certamente, não vai só até os 18 anos de idade. Vai até os 100. Somos gigantes por dentro! Tudo bem que é chato as vezes, demora, machuca, lutamos contra tudo, e muitas vezes contra nós mesmas. Mas compensa. São muitas vitórias secretas, daquelas que nem queremos contar a ninguém, outras sim. Lembranças guardadas no peito e na alma. Quando combinamos uma pitada de sorte com as escolhas boas então ...... é praticamente a perfeição! Sou uma curiosa eterna. Aprendi com o tempo, pois quase tudo nessa vida me fascina. Dizem por aí que até numa simples ida à padaria eu já tenho história pra contar. É claro que procuro sempre o caminho mais longo, sigo olhando tudo ao meu redor, o que eu posso fazer?! Ando a pé por todo lado, e já aboli o carro do dia a dia faz tempo. Menos stress, menos poluição. Deixo tudo isso na garagem. Descobrir caminhos novos, passar por uma rua cheia de árvores, ver casas bonitas, prédios modernos, olhar os detalhes dentro das janelas (e fora também) - tudo me interessa! Certa vez ouvi uma frase "tudo aqui é provisório, inclusive nós". Que bom, era tudo o que precisava ouvir! Por isso aproveito cada instante. Se uma caminhada até a padaria já rende uma história, imagine então conhecer uma cidade diferente, pegar um trem ou um simples um passeio no parque renderia um livro! Mas eu fico mesmo  só com as lembranças.

O que diria então o poetinha Carlos Drummond de Andrade, que adorava caminhar por Copacabana....

Andar pela Estação da Luz em Sampa num fim de semana é uma delícia, e na hora do "rush" também, é adrenalina pura!

Felicidade é poder estar com essas lhamas fofas na cordilheira dos Andes! Depois sentar e ouvir as muitas  histórias do povo Inca, contadas por um de seus descendentes. Isso sim é que é história!

Uma chuva de lascar caiu na Praça Bolívar em Bogotá nesse dia. Tive que me esconder debaixo da marquise do Parlamento e esperar uma colombiana passar para me vender um "paráguas" azul. Assim pude continuar meu caminho protegida da chuva e feliz!

Depois de caminhar pelo parque e percorrer o interior de uma caverna, uma pausa, que ninguém é de ferro! Sentada ali vi um sabiá tentando espantar um outro intruso no seu ninho, os filhotinhos ficaram só assistindo, achando a maior graça quando de repente...............

18 comentários:

  1. tudo é provisório, por isso esse sentimento de permanência perante a beleza das coisas


    feliz, tu, Bia, a viajante que reflete :)))

    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo nessa vida é passageiro, não é! Só a natureza e sua beleza são eternas...
      E caminhar pensando é tudo de bom!!!
      Beijinho Manuela

      Excluir
  2. Oi Bia
    Delícia de texto, é muito prazeroso ler tudo que você escreve, identifiquei-me com algumas coisas que você disse, adorei esta-"'são muitas vitórias secretas, daquelas que nem queremos contar a ninguém..." bárbaro.
    Fotos muito belas das suas andanças.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Célia
      Então somos parecidas em muita coisa, e só coisa boa pelo jeito! Acho mesmo que temos que comemorar nossas vitórias, mesmo essas escondidas, que valem um bom gritinho lá dentro do peito, he he!!!
      Beijocas

      Excluir
  3. Oi bia, lugares lindos, reliquias de recordaçao

    Copa é lindooo e aquela caverna deve ser o paraiso
    Bia me visite tbm:
    Gilvaniaevans.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gil! Todos os lugares merecem um espaço considerável na minha memória,
      Além de ter sempre um olhar atento, a tendência é ver a beleza em quase tudo.
      Vou lá te visitar!!! Abraços

      Excluir
  4. Bia, um imenso prazer ler e ver aqui seus escritos e lindas fotos, suas experiências de vida, também curto na medida do possível a minha Vida, sempre acreditei que tudo é possível, mesmo porque sendo provisório não me apego a ponto de sofrer, viver é prazer!
    Voltarei aqui muitas vezes para contigo continuar aprendendo as boas coisas da linda arte de viver!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ter você por aqui Ivone!
      Acho que a vida passa muito rápido e se deixarmos passar algo que valha a pena, dificilmente isso vai voltar. Tudo é muito breve! Mas até isso requer um equilíbrio, olhar com ternura algo e não fazer tantas cobranças da vida. Simplesmente viver!
      Grande beijo!

      Excluir
  5. Xiiii, acho que cliquei errado e sumiu o comentário que estava fazendo!

    Pois bem, repito, você é das minhas, querida Bia! Também curto andar a pé, olhar pela janelinha do ônibus e fazer imagens do visual, a camada de ozônio não será afetada por mim. rsss
    Através de suas fotos, podemos ver o quanto você se intera e ama a natureza ao seu redor.
    Ando com saudade de viajar e você?
    um mega abraço carioca


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Beth!!!
      Sim, somos uma grande turma, eu acho! Cá pra nós, tem coisa melhor que andar por aí, prestando atenção em tudo, se perdendo em detalhes simples, mas nem por isso menos interessantes??? Por isso é bom deixar o carrinho na garagem descansando e usar bem os pés, que maravilha! Assim, nos exercitamos mais e poluímos menos. Estamos no lucro!
      E SIM, já estou com saudades de viajar! Aliás, quando chego de uma viagem, logo penso numa outra, he he. Mas as vezes é melhor ficar por aqui mesmo, andando muito e vendo muita coisa boa por aí!
      Beijinhos cariocas também

      Excluir
  6. Immagini che emozionano, come sempre le tue testimonianze di questi luoghi sono prestione.
    A presto e un abbraccio.
    Ciao
    Paolo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso che tutti noi abbiamo bei ricordi e cerchiamo di tradurre in parole i sentimenti che sorgono in ogni luogo...
      Un abbraccio Paolo!

      Excluir
  7. Very cool edit of this photos! And you are wonderful in that last one:-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks Tania!
      Nothing compares to your beautiful photos in Norway!!!
      Big hug

      Excluir
  8. Wish, years ago, I had felt the way I feel these days about life... I was too busy working and taking care of 3 sons I guess to really enjoy every minute of life. These days I really love life and spend every minute learning and seeing more of life than I ever did before. I appreciate my life more than I ever did ---and I spend more time taking care of me so that I can enjoy life as I continue to get older.... Great post, Bia.

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betsy
      You not only enjoyed but also still enjoys life very well. It's wonderful, isn't it?! The advantage of getting older is that besides having already walked around a lot, knowing each piece of the world, you still carries the wisdom with you ..... that's a thing for a few people!
      A wonderful week in your beautiful garden!

      Excluir
  9. Não há nada como andar a pé. O mundo passa pela gente muito mais devagar :)
    Beijinhos nossos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês são perfeitos Vagamundos! É isso aí, e como eu adoro ver o mundo passar mais devagar ao meu lado, assim dá para sentir o cheiro do tempo e se perder nos detalhes....
      beijinhos e bons ventos aos dois!

      Excluir