Translate

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A menina que aprendeu a viver na natureza

Quando li o artigo, que nem é tão recente, me lembrei na hora do livro "Mogli", e também dos meus sonhos de criança de viver na África! Tippi Degré ainda nem tinha nascido quando seus pais (Sylvie e Alain Degré, fotógrafos da National Geographic) decidiram se mudar para a Namíbia, na África, a trabalho na década de 90. Foram quase 13 anos vividos na selva africana, em contato com os animais que  muitas vezes conhecemos só em filmes. Desde pequena ela se sentia livre e fez logo grandes amizades com Abu (um elefante de 28 anos), J&B (um leopardo), um crocodilo, um avestruz,girafas, leões, zebras, sapos gigantes... Sua conexão com os animais era tão especial que ela ganhou mesmo o apelido de menina Mogli. Tippi desenvolveu relações de extrema confiança e em total sintonia com os animais selvagens, os quais chamava sempre pelo nome. Sua vida virou documentário e depois um livro. As únicas crianças por perto eram das tribos Basarawa e Himba, com quem aprendeu, entre outras coisas, a sobreviver comendo apenas frutos e raízes. Depois de morarem Madagascar, Tippi foi viver em Paris com seus pais, e aos 13 anos foi matriculada pela primeira vez em uma escola. Logo percebeu que não tinha nada em comum com as outras crianças. Pois a vida das crianças na cidade grande era bem diferente da sua na savana africana. Ela sabia tudo sobre diversos tipos de camaleões, mas não sabia nada sobre Harry Potter! Sabia muito bem se portar junto aos babuínos, mas se assustava com o metrô. Então ela voltou a ser educada em casa até se adaptar à nova vida. Quando completou 16 anos foi convidada pelo Discovery Channel a voltar à África para uma série de 6 documentários. Hoje, com 24 anos, Tippi estuda cinema na universidade Sorbonne. Quando criança ela costumava dizer: "Eu falo com os animais em minha cabeça, ou através dos meus olhos, do meu coração ou da minha alma, e eu sei que eles entendem e me respondem". 

Isso tudo me faz crer que levar uma vida em meio a natureza é um enorme aprendizado! 'Talvez', se eu tivesse seguido meu sonho de criança e fosse morar na África, 'talvez' eu tivesse tido filhos, e 'talvez' eles tivessem sido criados no meio da natureza (mas nem tão perto assim dos grandes animais). Talvez, talvez, talvez...... o mundo não é o que sonhamos ou imaginamos que ele seja. A vida neste mundo, sim, é uma experiência única para cada pessoa, assim como foi para Tippi!
Desde bebê, no mundo selvagem, Tippi considerava os elefantes como seus irmãos 'maiores'.

O leopardo era seu melhor amigo

Ela aprendeu a brincar com os membros das tribos Basarawa e Himba

Tirando um cochilo no colo de um lince...

Um sapo gigante típico do sul da África, um de seus 'amigos'

Todas as fotos foram tiradas por sua mãe, que relatou: "Tippi teve muita sorte. Ela sempre esteve muito a vontade com os animais... Apesar da vida maravilhosa que tínhamos, é claro que eu sentia receio e sempre coloquei a segurança dela em primeiro lugar. A foto em que ela está ao lado do filhote de leão Mufasa é maravilhosa! Voltamos depois de um ano da foto e ele estava enorme. Mufasa veio perto de Tippi e roçou sua longa cauda, como um gato faria, e ela quase caiu. Nesse dia tive medo, não me senti a vontade e levei-a embora... Usando sua inocência e imaginação, ela fez amizade com um dos gigantes do reino animal, o elefante africano Abu. Ela não percebia que era extremamente menor que ele, apenas queria conversar como fazia comigo! Não sentia nenhum medo. A tribo costumava dizer que Tippi era a 'menina que falava com os animais'.

 Esta foto já tem alguns anos, mas hoje, com 24 anos, Tippi estuda Cinema na Universidade Sorbonne. Apesar de viver na França, Tippi continua se sentindo uma mulher africana e já retornou várias vezes à África.


31 comentários:

  1. Oi Bia
    Puxa, que bacana, adorei o relato da vida desta garota que teve uma infância tão diferente, fase na vida que marca muito.
    Bacana demais sua postagem, muita informação boa e cultura aqui no seu blog.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Célia!
      Eu, quando pequena, sonhava ser como esta garotinha.......queria porque queria morar na África! Claro que meu sonho não virou realidade e acabei me tornando uma bióloga. Mas é realmente uma história fantástica não!
      Ah, se todos fôssemos assim puros, em plena harmonia com a natureza.....
      beijinhos

      Excluir
  2. Conocía la peculiar y nada corriente historia de esta joven, pero me fue muy grato recordarla gracias a tu estupendo aporte.
    Abrazos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge
      É mesmo, esta garotinha nasceu nos anos 90 na Namíbia, e sua história ficou conhecida no mundo inteiro. Recordar coisas boas é sempre bom para a alma.....Grande abraço!

      Excluir
  3. talvez tanta coisa Bia,

    mas importa, é ser feliz como a Tippi

    beijinhos

    e ainda tenho muitas viagens para ler aqui :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manuela!
      Ser feliz, cada um a sua maneira, é o que faz o mundo girar. Mas ser feliz assim como a Tippi, em meio a natureza, em contato direto com os animais é realmente uma dádiva!!!
      Bjs

      Excluir
  4. Querida Bia, esta eu não conhecia e fiquei aqui de boca aberta e queixo caído, logo eu que tenho medo de pererecas ou qualquer réptil pequeno!
    Que coisa incrível a ligação desta menina com os animais, ela realmente fala com eles, é uma relação estreita demais e que ela desenvolveu acima de qualquer outro humano. Fantástica postagem, vou compartilhar lá no face tá?
    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth, pode compartilhar sim (eu só não o faço porque não tenho facebook, rs)!!!
      É uma história muito bonita, não é?! Também sempre fui meio destemida nesse sentido, e não tinha o menor medo de animais. Talvez por ter sido criada desde pequenina no meio de cachorros, coelhos, tartarugas, macaquinhos, papagaio, tucanos, araras, patos, peixes....Meu avô tinha tudo isso na casa dele. Ele costumava levar para casa tucano com o bico quebrado, arara com asa cortada e cuidava de todos com carinho; até construiu um aquário gigante no chão só para cuidar dos peixes que ele tinha e ali se reproduziam. Não vivi na África, mas tive contato direto com um mini zoológico, rsrsrs.
      Beijinhos

      Excluir
  5. Hello Bea!
    I love this post!!!!
    Tippi has had the life many of us dreamed of, naturally!
    I was raised in Paris but my choice was also Africa!
    Finally after I got married, my husband agreed to settle there and we had very happy life with many animals and about 1000 parrots! LOL!
    now we are trying to move to Australia!!
    I was really thrilled with these photos, they brought back many great memories... thanks for sharing!
    Enjoy your sunday!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Noushka!
      I can imagine you lived a wonderful time in Africa, in the middle of nature and birds! You're right, Tippi has had the life I dreamed during all my childhood.... I'm like you, I can't stay long in one place, and I soon leave for new discoveries. I hope you can have a life full of happiness in Australia too!!!
      Nice week!

      Excluir
  6. Ola Beatriz,achei fantástica tua postagem.Fiquei fascinada com a história desta menina.Adoro bichos e acredito que são nossos melhores amigos.Obrigado pela visitinha ao meu "cantinho musical"e espero encontrar-te muitas vezes.Meu grande abraço.SU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzane
      Quando vemos uma história assim, em que um sonho se torna realidade, ficamos encantadas e torcendo para que tudo dê certo na vida! Também acredito que os animais, todos eles, são seres extraordinários e capazes de amar sem pedir nada em troca. O mundo "selvagem" parece ser muito mais "civilizado" que o nosso!
      Bjs

      Excluir
  7. Buenas Fiestas y Muy Feliz Año 2015

    Saludos afectuosos.-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Juan Antonio
      Gracias por su visita. Un buen final de año para usted también e mucha felicidad en el nuevo año!
      Saludos

      Excluir
  8. hola Beatriz,

    se les ve la felicidad en el rostro. Y eso es lo más importante.

    un fuerte abrazo^^

    y una flor para ti^^


    __________@@@@@@
    _________@________@________@@@@@@
    ________@___________@_____@_________@
    ________@_____________@@@__________@
    _________@___________________________@
    __________@_______@@@@@___________@
    ___@@@@@@____@@@@@@@_________@
    __@_____________@@@@@@@_________@
    _@_____________@@@@@@@@_______@
    _@_____________@@@@@@@@_____@
    _@_____________@@@@@@@______@
    ___@____________@@@@@_________@
    _____@@@@@_______________________@
    _________@@_________________________@
    _________@___________@@___________@
    __________@________@@__@@@@@@@
    ___________@_____@@
    ____________@@@@_@
    ____________________@
    ____________________@
    ____________________@
    _____________________@
    ______________________@
    ______________________@____@@@
    ______________@@@@__@__@_____@
    _____________@_______@@@___@@
    ________________@@@____@__@@
    _______________________@
    ______________________@
    _____________________@
    ____________________@


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela flor Rebecca!!!
      Sim, Tippi tem a felicidade no rosto e na alma, e isso certamente encantou os animais!
      Bjs

      Excluir
  9. Não conheciamos a historia Bia. Impressionante! Parece saida de um filme.
    Beijinhos nossos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vagamundos
      Essa história é mesmo surpreendente! Se agíssemos assim, naturalmente, o mundo seria bem melhor...
      Beijinhos

      Excluir
  10. Hello There, I enjoyed your post today. Love this post.. We all should learn from nature.. I notice it when watching my Backyard Birds.. They are amazing to watch --and I'm sure that Tippi learned so much about life in nature and with the animals.

    Sorry I haven’t been around much lately. I do try to read blogs—but just haven’t commented very much lately like I usually try to do. Please don’t give up on me. Hopefully my life will be back to ‘normal’— whatever that is (ha), sometime in January.

    I did get a cortisone shot in my knee —which has helped with the pain somewhat. In January, I will most likely have meniscus tear surgery…. BUT—in the meantime, I plan to have a fantastic Christmas —and hopefully get to see my kids/grands… God is Good.

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Betsy!!!
      I'm happy for you are excited this Christmas. I'm sure after surgery your knee will be much better!
      Even with pain you could take Christmas espirit for your home, this is fantastic!

      Live in peace with pure nature and all living things is a gift! I think Tippi is a lucky girl, really lucky. If we all lived a little bit as well, I believe the world would be much better. You with your garden full of flowers and birds is a good example!

      A big hug and mery Christmas for you and your lovely family!!!!

      Excluir
  11. Nossa! Que história emocionante. Tocou meu coração. Ah! Como o mundo seria melhor se as pessoas vivessem em sintonia com a natureza. Lindo texto, fotos e vídeo.

    Beijos. Feliz Natal e ótimo 2015!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Claudia, essas histórias me cativam profundamente! Eu vi na Tippi um sonho meu de infância se realizar ali, naturalmente...
      Tenho certeza de que o mundo seria realmente bem melhor se todos tivéssemos um pouquinho de Tippi dentro da gente...
      Beijinhos e um natal maravilhoso!!!

      Excluir
  12. What a life! So different. So interesting.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes Sharon
      I agree with you....it's a perfect life for me!

      Excluir
  13. ╔╔║⌂═╗
    ╠╠║║╔╝
    ║╚╚║╚═
    ╔╗║ ╔╗ ║║ ⌂ ╔╣ ╔╗ ╔╣
    ║║║ ╠╣ ║║ ║ ║║ ╠╣ ║║
    ║╚╝ ║║ ╚╝ ║ ╚╝ ║║ ╚╝
    ┊ ┊ ┊ ┊ ┊ ┊ ┊ ┊ ┊★
    ┊ ┊ ┊ ┊ ┊ ┊ ┊ ┊☆
    ┊ ┊ ┊ ┊ ┊ ┊ ┊♥
    ┊ ┊ ┊ ┊ ┊ ┊♡
    ┊ ┊ ┊ ┊ ┊★
    ┊ ┊ ┊ ┊☆
    ┊ ┊ ┊♥
    ┊ ┊♡
    ┊★
    ☆ MaRiBeL☆

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FELIZ NAVIDAD Y UN AÑO NUEVO LLENO DE ALEGRÍA PARA USTED TAMBIÉN MARIBEL!!!!
      ABRAZOS

      Excluir
  14. Una gran bella storia Bia,certo che se ognino di noi avesse un briciolo di rispetto in più per la natura, sarebbe ancora questa sarebbe ancora più bella.
    Ti auguro un felice e sereno Natale.
    A presto
    Ciao
    Paolo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Una bella storia, naturalmente Paolo!
      La natura ci riempie sempre di felicità e conforto! Spero che il vostro Natale e Capodanno essere riempiti di felicità!

      Fino al prossimo anno!!!

      Excluir
  15. Respostas
    1. Um ótimo natal e ano novo para você também, Manuela!

      Beijinho

      Excluir
  16. Que história hein Bia?! Não poderia deixar terminar esse ano sem vir aqui e registrar minha gratidão por seu carinho, amizade (já renovei nosso contrato viu?!) e amor. Desejo um natal de muita LUZ, AMOR E PAZ. Que em 2015 nosso PAI continue a cobrir você e seus amados de bençãos! Beijuuss

    ResponderExcluir