Translate

domingo, 28 de junho de 2015

No caminho do mar

Corumbau (foto: Fernanda Dutra)

Mesmo agora, longe do mar, me preocupam as notícias que vêm de lá, especialmente alguns lugares por onde andei. Fora a especulação imobiliária, que é aterrorizante, o sul da Bahia sofre com a sobrepesca, a má administração das áreas protegidas e o total abandono dos governos. No mundo ainda é possível ver uma ação global para conservar os oceanos. Muitos já perceberam que dependem dos oceanos e por isso os impactos precisam ser controlados. Enquanto isso, aqui no Brasil......um imenso litoral parece que anda meio esquecido. Exceto pela exploração do turismo. Praias lindas estão sendo tomadas pela especulação imobiliária e hoteleira. A mata Atlântica continua sendo derrubada e dando lugar a plantações de eucalipto e outras culturas. Conheço bem o sul da Bahia, mais precisamente de Prado até Porto Seguro. Lá presenciei caminhões tirando toras de madeira da mata Atlântica de madrugada para fugir da fiscalização. Denunciei. Nada aconteceu. Plantações de eucalipto crescem assustadoramente ao longo das estradas até o litoral. Em minhas andanças a pé pela região dava para perceber que ainda restam alguns lugares preservados da ganância humana. Mas até quando? É difícil precisar.


Reserva Extrativista (RESEX) de Corumbau

Quando a Reserva Extrativista de Corumbau foi aprovada eu estava lá, e toda a colônia de pescadores da região comemorou. Oficialmente, a partir daquele dia, toda aquela área marinha estava sob proteção! Isso foi ótimo, pois 90% da área de Corumbau é formada pelo mar. São comunidades onde o forte é a pesca. Antigamente eram quase 100 barcos puxando redes de arrasto no fundo do mar, destruindo muitas outras espécies que não eram aproveitadas. A Resex proibiu isso, mas ainda hoje existem alguns barcos que praticam esta pesca terrível. O governo não consegue fiscalizar tudo. São poucos agentes do órgão ambiental trabalhando, e muitos já estão para se aposentar. Os pescadores reclamam: " A gente precisa de tão pouco e não consegue, é um desânimo geral. Aqui a maioria votou na Dilma. Agora todos querem ela fora! " Esta foi a resposta dada a um repórter de TV.


Vivi poucos anos na região e pude perceber que ali é um pequeno retrato do que acontece no resto do país.  Muitas pessoas que vivem longe dos centros urbanos, muitas vezes nesses paraísos tropicais, acabam se contentando com pouco por pura falta de opção. Enquanto isso, os verdadeiros "predadores" (governos corruptos, madeireiros, empresas hoteleiras) enfiam  nos próprios bolsos bilhões e bilhões a perder de vista.
Nós precisamos mesmo de medidas significativas para proteger a saúde do oceano e dar prosperidade para os povos que dependem dele. Quero acreditar que um dia possamos colocar os oceanos em um caminho para a recuperação, e desta vez sem volta!

12 comentários:

  1. Olá!

    Buscando algo que agora não me ocorre, cai nesse espaço tão rico de boas e necessárias reflexões sobre os rumos de nossos maiores bens: os naturais. Obrigada por suas postagens e reflexões. Otimo domingo! sigamos...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela simpática visita Nicole!
    Tem razão, nosso maior bem é a natureza, e temos que ter todo cuidado em preservá-la. Sinto um grande pesar quando vejo um lugar que conheci tão belo, e ainda o é, sendo abandonado. Mas tenho esperanças!
    Uma boa semana pra você !

    ResponderExcluir
  3. Os países com uma longa costa têm obrigação ainda maior de respeitar os oceanos. Esperemos que muita gente, como a Bia, possa dar voz a esse problema.
    Beijinhos, uma linda semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ruthia!
      Portugal também tem uma costa inteira virada para o Atlântico, mas parece que aí vocês cuidam melhor do patrimônio ambiental.
      Beijos e bons ventos por aí!

      Excluir
  4. Oi Bia
    A ganância fala mais alto, estes empresários, governantes corruptos só pensam nos próprios bolsos e em seus interesses escusos, pobres pescadores, que dependem do mar para sobreviver.
    Excelente postagem, Bia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Célia
      Infelizmente temos essa ganância sem limites aqui no Brasil! As vezes tenho dúvidas de que um dia isso se reverterá em coisas boas.....doce ilusão...
      Bj

      Excluir
  5. É uma pena que a busca desenfreada pelo dinheiro esteja destruindo as nossas orlas costeiras. Gostamos muito do artigo amiga Bia.
    Beijos nossos

    PS: em Setembro vamos finalmente visitar o seu Rio :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vagamundos
      Finalmente vocês virão ao Brasil!!!
      Espero que aproveitem bastante as belezas do Rio, mas sempre de olho para não terem surpresas!
      Beijinhos e boas viagens!!!

      Excluir
  6. Hi Bia, It's NOT just Brazil and not just oceans.. We humans --and our greediness... We JUST don't take care of the earth including our oceans. Take for example: When we hike in the woods, other humans just throw down their paper sacks and plastic or canned drink containers... We constantly pick up a lot of other peoples' trash! Unbelievable...

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. You're absolutely right, Betsy! The world needs to have a little more education and forget the rampant greed, or we will never be worthy of the environment around us!

      Good walks for you and take care!!!

      Excluir
  7. A natureza pede preservação sem fim.
    Que lugar lindo, Bia!
    Um xero

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela visita Karla e bom retorno!
    Bj

    ResponderExcluir