Translate

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Há viagens e "viagens"

Difícil encontrar quem não goste de viajar. Sair do seu mundinho, pegar a estrada, uma cidade cosmopolita, montanhas, rios... Mudar de ares e vivenciar um dia após o outro bem diferente do seu é tudo de bom. Agora, é claro que eu não estou falando de gente maluca, como certos grupos de "turistas" australianos que pagam caro para participar de um reality show em território sírio, sob fogo cruzado, só para sentir 'in loco' como é viver subjugado a ataques terroristas. Não percebem que podem nem voltar vivos desta 'viagem'. Minha vontade é de dizer a eles: voltem pra casa, seus tolos! Tem  outras maneiras de ajudar as pessoas que vivem nesses lugares cheios de terroristas, seja pressionando os governos de forma inteligente ou ajudando as famílias diretamente. Os tolinhos do ocidente sempre acham que o terrorismo é como filme de ficção científica, e querem ter lá o seu papel de figurantes. Poxa, terrorista é terrorista, e mata porque gosta. Não adianta tentar que eles não vão passar para o seu lado!


 Eu falo de outro tipo de viagem, vivenciar outras realidades, onde o único tiro, se houver, vai ser de um tranquilizante para imobilizar algum animal. Viajar ajudando a salvar o planeta é recompensador. Digo isso porque já fiz uma vez e gostaria de ter feito muito mais. Ser um ecovoluntário em programas de conservação é uma forma de viajar pelo país ou pelo mundo participando diretamente em projetos de pesquisa que ajudam a salvar animais em extinção. O dinheiro pago pelo pacote de turismo ecovoluntário é revertido para a instituição responsável por cada projeto. Assim, a grana ajuda a manter as pesquisas em andamento. A recompensa para quem escolhe este tipo de viagem não tem preço: aprende coisas novas, conhece gente de várias partes do mundo, além de visitar lugares únicos, que normalmente não estão disponíveis a turistas comuns. Eis alguns projetos interessantes:

Filhotes de lhama branca

Cuidar de animais abandonados no Peru: Perto de Lima, capital peruana, o ecovoluntário vai trabalhar num abrigo para animais abandonados à própria sorte, machucados, ou doentes, sempre visando a reintegração deles ao seu habitat natural. Típica do Peru, a lhama, que é parente do camelo, é um dos mais atendidos. Dependendo do caso, é preciso dormir junto a alguns animais que precisam de supervisão 24 horas!









Rastrear Onças Pintadas no Paraná: Aqui você fica numa área isolada, cercada de montanhas e rios em busca de vestígios dos animais da selva. No Projeto Onça-Pintada, os voluntários passam por um treinamento junto a biólogos e ajudam na instalação de câmeras com disparo automático no meio da mata atlântica, o que vai possibilitar fazer o registro dos bichos em seu ambiente natural.







Catalogar Baleias no Litoral da Bahia: O Projeto Baleia Jubarte, do qual eu participei, tem uma de suas sedes em Caravelas, no sul da Bahia. Dali saem os barcos em direção à região de Abrolhos e arredores, onde as baleias costumam se reproduzir. Ali nós ficamos embarcados durante todo o período. As tarefas diárias incluem: auxiliar a pesquisa na localização e observação do comportamento das baleias, fazer a identificação fotográfica de suas caudas, catalogar dados e até lavar o convés da escuna. Digo que é uma experiência inesquecível!


Ajudar na Preservação dos Leões na África do Sul: preservação, observação e estudo dos leões no Lion Park, em Joanesburgo, são meios de proteger esta espécie ameaçada (principalmente de caçadores inescrupulosos, que saem do seu país de origem p/ explorar um outro mais pobre, como aconteceu no Zimbábue!) Aqui podemos de fato cuidar dos filhotes e observar os reis da selva de perto!


Ficaria horas seguidas falando, pois há outros projetos interessante, como "Alimentar filhotes órfãos na Namíbia", "Dar banhos em elefantes na India", Proteger Pandas Gigantes na China", "Cuidar de Lontras órfãs em Santa Catarina"...
Mas o que realmente importa é que hoje muitas pessoas querem não só vivenciar outras culturas, como também querem fazer a diferença. É dessas pessoas que estou falando, e não de 'pseudo-turistas' que preferem vivenciar os horrores de uma guerra, ou de uma caçada 'selvagem' e depois voltam para suas casas, tomam seus champanhes caríssimos, se deliciam com seus quitutes importados e ficam vendo o resto do mundo passar na TV!


18 comentários:

  1. Ei Bia
    Estou pasma com o que você acaba de contar a respeito destes turistas australianos, povo sem noção, é até falta de respeito com o sofrimento do povo sírio.
    Pra quem gosta de aventura e animais, as opções que você colocou é um prato cheio, eu prefiro viajar pra cidades bonitas e charmosas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Maria Célia, tem muita gente por aí 'sem noção', demonstrando com isso que não têm um pingo de interesse real pelo ser humano ou pelos animais. Gastam fortunas neste tipo de 'aventura', enquanto podiam usar o dinheiro para ajudar as populações ou instituições que realmente necessitam...
      Beijinhos

      Excluir
  2. Fantastic shots !! Nice to see these beautiful animals !
    Greetings

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks for coming Ela!
      Hope you have a great week, and come back whenever you want!

      Excluir
  3. Thank you very much for your nice comment at my blog !
    Beatriz, I wish you a happy Sunday !

    ResponderExcluir
  4. OI BEATRIZ!
    TE VI EM OUTRO BLOG E AO VIR AQUI ME SURPREENDO COM TEU MARAVILHOSO POST.
    AS OPÇÕES QUE DÁS SÃO ÓTIMAS, QUEM QUER FAZER ALGO QUE O FAÇA, MAS QUE SEJA PARA O BEM.
    JÁ TE SIGO E PRETENDO VOLTAR.
    ABRÇS
    -http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zilani
      Opções não faltam para quem quer ajudar de verdade, não é!
      Te espero por aqui mais vezes!
      Grande abraço

      Excluir
  5. Hello Beatriz,
    You would surprised at how many people don't like to travel!!
    Only those who start will enjoy them.
    And yes travelling to save animals is a must and extremely enriching for many reasons.
    I guess you heard about the terrible story that happens in Joburg's Lion Park many years ago.. This happened just before we settled there:
    2 Japanese guys visited this Lion park and one of them got out of the car to film a lion... Naturally the lion eventually jumped on him and mauled him to death under the eye of his friend who was......... filming the whole scene from the car!!!!
    You can imagine the outcry in SA when this crazy story broke out!!!
    Keep well and I wish you great travels and experiences!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes, I know Noushka!
      Many people settle in their lives and do not want to discover something new. Travel and have different experiences is rewarding. When you also help people or animals, it is even better! I read at the time of the history of this lion that killed a Japanese tourist in South Africa. So you saw this story so close! The most amazing about this is that the eagerness to experience the wild nature was stronger than saving his own life. And the other character in this dramatic story simply forgot to save his friend. A total incongruity!
      Have a nice weekend Noushka and take care!!!

      Excluir
  6. Hoje venho desejar um feliz final de semana.
    E que eu possa estar visitando por muito tempo.
    A vida continua por maior que seja nossa luta
    procuro preservar amigos que cativei ao longo da minha existência.
    Com alguns anos conheci pessoas inesquecivel como você ,
    e terá sempre tenho carinho e grande respeito por tudo que eu cativo.
    Um Domingo feliz e abençoado.
    Beijos no coração.
    Evanir..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Evanir.
      Tenha uma ótima semana!
      Abs

      Excluir
  7. Bia, já fiquei me imaginando cuidando dos pandas, ah como deve ser legal!
    Ainda bem que, apesar de tudo, estamos evoluindo e que a Internet tem sido uma tremenda arma e ajuda aos seres irracionais.
    Por coincidência, falo hoje de um tem parecido co este seu.
    Um beijinho gostoso é bem carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth!
      Também já me imaginei com um monte desses animais na África, embora só tenha cuidado de tartaruga marinha e de baleia até hoje!
      Ainda bem que temos a evolução dos infindáveis meios de comunicação, ufa!
      Beijos querida amiga

      Excluir
  8. Não conseguiria cuidar desses animais grandões não Bia! Medo. Mas tá valendo cães, aves e outros né?!
    Beijuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Regina, eles só têm tamanho, mas são carentes e bem simpáticos! Eu, se tivesse grana e tempo (ha ha), iria em todos essas projetos sem pestanejar!
      beijinhos

      Excluir
  9. .

    .

    . há viagens e viagens . mas há também e porém . as suas viagens . bia . as quais . me deleitam sempre e para sempre de uma forma enternecedora .

    .

    . um grande beijinho .

    .

    .

    ResponderExcluir
  10. Por onde andas Paulo? Será que viajando ao Oriente?
    Tem razão, há também e porém, no entanto ainda acho que toda viagem vale a pena. Sempre há o aprender e levar para uma vida inteira! Beijo grande

    ResponderExcluir
  11. Imagino que essa experiência perto das baleias tenha sido em tudo inesquecível. Não me imagino a rastrear onças pintadas no meio da selva, mas esse projecto na Namíbia apelou às minhas raízes (nasci no país, mas cheguei a Portugal com apenas uma semana e não conheço o lugar).
    Aproveito para agradecer a sua sempre amável presença no meu cantinho.
    Beijinhos, uma linda semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir