Translate

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Pescadores e sua pesca maravilhosa


É, o mar não está para peixe... e isso já vem há algum tempo. A necessidade fez aguçar a criatividade lá no longínquo oceano Índico. A "pesca de perna de pau" é um método usado em Sri Lanka. Os pescadores se sentam em uma barra transversal amarrada em uma estaca de madeira cravada na areia perto da costa. Ficam horas ali até capturar seus peixes com linha de pesca: geralmente algum arenque desavisado ou uma pequena cavala vão acabar na panela. 

É possível que essa prática tenha começado na Segunda Guerra Mundial. Com a escassez de alimentos generalizada, uns mais espertos que os outros foram inventando novas formas de pescar. No começo, aproveitaram destroços de navios e aviões que caíam no mar e lhes serviam como base. Com o tempo, tudo isso foi afundando, então eles tiveram que levantar pequenas palafitas para continuarem suspensos no meio da água. Depois veio aquele imenso Tsunami em 2004, que modificou uma imensa área da costa do Sri Lanka. Com boa parte inundada, a pesca lá do alto se consolidou, embora todo ano ela tem que ser interrompida no período das monções. Só que muitas famílias de pescadores acabam não passando essa tradição para seus descendentes. 

Eles carregam consigo uma rede para colocar os poucos peixes que aparecem


Se é eficiente eu não sei, mas que é bem interessante não há dúvida! 


Enquanto os homens estão pescando no mar para alimentar a família, as mulheres colhem o famoso chá de Ceilão em terra firme! 

É uma pena que no Sri Lanka, antigo Reino do Ceilão, essas belas imagens corram o risco de simplesmente sumir. Primeiro, pelos eventos climáticos que vivem mudando a geografia do país, diminuindo sua costa litorânea. E por outro lado, se esta bela tradição de pesca não for passada aos descendentes, os futuros pescadores terão que se reinventar mais uma vez!!!


18 comentários:

  1. Nossa, que imagens lindas essas de pescadores suspensos em palafitas. Nunca tinha visto e nem sabia que a pesca era feita desta forma nesta parte do mundo. Incrível!
    Por falar também em colheita: sou louca pra ver os campos de colheita de arroz no Vietnã. Quem sabe um dia...
    Bjs Bia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, os campos de arroz no Vietnã e países asiáticos parecem fantásticos!Também sonho um dia conhecer esses países distantes e tão inusitados... Beijinhos Sandra!

      Excluir
  2. Verdade... a necessidade aguça o engenho. Pena que isso venha desaparecendo pois atualmente o que se verifica é que o homem tenta adaptar o meio onde vive e a natureza às suas necessidades sem respeitar o ambiente e os outros seres vivos tornando ainda mais fina a barreira da sustentabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda razão Ana! O homem precisa aprender que nem tudo deve ser adaptado ao seu bel prazer, pura e simplesmente. Os bens naturais são finitos, e temos provas disso todos os dias. Pena que algumas tradições se percam pelo caminho assim... Bj

      Excluir
  3. Wow, awesome collection of images. I love the first shot, the silhouettes and sky are beautiful. Happy Friday, have a great weekend!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eileen
      Thanks for coming here! Yes, they're so beutiful in their natural place that's a pity images like these disappear someday...
      Nice weekend too!

      Excluir
  4. Que interessante, é mesmo assim linda Bia, se não passarem a tradição terá de reinventar novos métodos!
    Sempre bom ler por aqui, curiosidades que só nos acrescentam conhecimento e amo tudo por aqui!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivone! O mundo é assim, o que é interessante e tão peculiar pode sumir de uma hora para outra, como num estalo! Queria muito conhecer o Sri Lanka e esses pescadores incríveis antes que tudo isso desapareça!
      Bjs

      Excluir
  5. I have never seen men fishing like that. How interesting... WELL--so many old time traditions and memories will now be gone to future generations.... I know, here in our country, they are not teaching children our past history... Just grieves me!!!!

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. What a pity Betsy! You know more than me, children need to learn about the past to know how to deal with their future... I think it's happening worldwide, traditions that matter are being forgotten, unfortunately...

      Many hugs dear Betsy!

      Excluir
  6. Oi Bia
    A necessidade é que faz o sapo pular, já diz este famoso ditado. Muito interessante e criativo esta maneira de pesca dos pescadores do Sri Lanka, pena que tende a desaparecer.
    E as mulheres, pra variar, sempre dando seu jeitinho de ajudar no sustento da casa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Isso é fato, as mulheres nunca ficam a ver navios sem fazer nada, rs. Já a pesca em perna de pau é algo extraordinário que não deveria sumir nunca. Eu mesma gostaria de ir ao Sri Lanka e ver de perto! Beijinho

    ResponderExcluir
  8. Desconhecia este modo interessante de pescar...
    Agradeço a partilha.
    Um semana muito agradável.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
  9. Uma ótima semana para você também Majo e obrigada pela visita.
    Seja bem vindo quando quiser!

    ResponderExcluir
  10. Beatriz, sou uma dama.
    Dias felizes.
    ~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erro de digitação Majo, rs. A propósito, adorei teu blog e vou voltar mais vezes, ok! Beijos

      Excluir
  11. Esses pescadores são uma mina de fotos maravilhosas. Se a tradição morrer, provavelmente uma meia dúzia continuará a fazê-lo, se descobrirem que os turistas são atraídos por isso. E isso, julgo, seria ainda mais triste do que cair no esquecimento.
    Abraço, um lindo domingo
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  12. Imagens fantásticas duma forma de viver totalmente diferente. Apesar das dificuldades, a felicidade andará por ali mais perto?

    Foi um prazer descobrir o seu espaço.

    ResponderExcluir