Translate

domingo, 30 de outubro de 2016

As crianças perdidas...

Criança refugiada do Afeganistão

Muitas coisas no mundo me chocam, mas a questão das crianças refugiadas me entristece ainda mais. Nunca fui mãe, mas não é preciso sê-lo (como dizia o poeta) para saber da dor que essas famílias sentem e como isso nos toca profundamente.  Outro dia vi na TV uma menina de mãos dadas com os pais correndo pelo deserto e gritando assustada com tanto bombardeio e as atrocidades dos terroristas. Muitas crianças se perdem de suas famílias durante a fuga para um outro país. Muitas são escravizadas e vão trabalhar para grandes grifes internacionais. Muitas são vendidas no perigoso tráfico de pessoas. Hoje em dia há mais de dez mil crianças refugiadas desaparecidas na Europa. O que é mais difícil de engolir é que muitas delas nunca serão encontradas!

Essas crianças não sabem o que é infância, ou pelo menos a infância que deveriam ter, aprendem a brincar com os restos de uma guerra que não é delas, já se acostumaram ao som de bombardeios e morteiros. Elas cruzam desertos, mares e cercas de arame para fugir da guerra. Cada uma delas é uma criança-adulto, porque foi assim que a vida lhes ensinou. Essa situação toda é vergonhosa para nós seres humanos e para todos os países poderosos que não tomam uma atitude definitiva. É preciso se chocar sim, pois não é algo normal que temos que nos acostumar. Mas ficar chocado não é suficiente. Depois do choque tem ter a ação. Logo fui pesquisar instituições pelo mundo que ajudam as crianças refugiadas. Há duas fontes sérias que aceitam doação em qualquer quantia para essas crianças:

Sem dúvida que esta não é uma crise de refugiados, mas uma crise política de todo o mundo, sobretudo a Europa. Muitos pequenos desaparecem nas duas primeiras semanas em solo europeu. Depois ninguém lembra mais deles. Essas crianças precisam de uma perspectiva de futuro que lhes tragam o equilíbrio emocional que ainda não têm! Elas só querem aprender a brincar como qualquer criança, não com artefatos de guerra, mas de esconde esconde, bola, boneca, amarelinha... 

Crianças brincando num campo de refugiados (foto: Muhammed Muheisen). O fotógrafo passou os últimos anos no Paquistão captando expressões das crianças de uma das maiores comunidades de refugiados do  mundo, fugindo da violência do Afeganistão. 

Crianças africanas, esperando por abrigo em algum país europeu,  ainda conseguem sorrir para foto

Menina esperando para atravessar a fronteira entre Croácia e Eslovênia (foto: Jure Makovec)

Milhões de crianças refugiadas não têm acesso à escola ou ao mínimo necessário

Crianças são as principais vítimas de drones que atacam o Paquistão. 

Todas as fotos foram feitas por fotógrafos que conviveram por algum tempo em campos de refugiados ou vivenciaram as constantes migrações para o continente europeu. Mas estas não são apenas fotos de crianças, e sim uma mensagem e um apelo delas para o resto do mundo. As crianças são as verdadeiras vítimas de qualquer conflito!


12 comentários:

  1. Pudesse eu oferecer sonhos...mas todos nós devemos contribuir para que essas crianças tenham um futuro melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Mesmo os sonhos são difíceis de oferecer, uma vez que é preciso sonhá-los com uma perspectiva de realidade no final... Mas tenho esperanças de que várias crianças consigam realizar o sonho de viver numa terra em paz!

      Excluir
  2. Oi Bia
    Eu fico tão triste, tão sensibilizada quando vejo fotos ou imagens na TV de crianças sofrendo atrocidades, violência de todo tipo, me dá uma angústia. Sabe, o que eu penso na hora, como tenho duas filhas, e se fosse com elas, e se eu, como mãe, passasse por uma situação como esta, não gosto nem de pensar.
    Por outro lado, ficamos tentados a ajudar de alguma maneira, com algum dinheiro, mas e o receio deste dinheiro se desviar pelo caminho e nunca chegar a estas crianças, é muito difícil.
    Como sempre, Bia, você impecável nos seus textos, nos brindando com palavras de sabedoria, inteligência e muita sensibilidade.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Maria Célia, é muito triste ver tudo isso acontecendo e o mundo estagnado, sem fazer nada! Pois quem pode de fato fazer algo relevante para muitas dessas crianças refugiadas e suas famílias não o faz, por puro jogo político de quem vai sair ganhando ou perdendo com isso. Certamente quem mais perde são essas famílias desencontradas a vagar por campos de refugiados sem sem a menor ideia de um amanhã!
      Bj

      Excluir
  3. Excelente crónica, Bia.
    Este problema é sobremaneira confrangedor e não há notícia
    de estudos e soluções para este caso chocante...
    Esperemos para ver como vai agir o novo Secretário-geral da ONU,
    anteriormente Alto Comissário para os Refugiados...
    ~~~ Terno abraço ~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida Majo, como o novo secretário da ONU, seu compatriota, quem sabe tenhamos mais esperanças. Qualidades ele tem de sobre e muita experiência e sensibilidade com os casos dos refugiados. Vamos torcer!!!

      Excluir
  4. aqui ao pé de nós, desaparecem milhares de crianças refugiadas, chegam sozinhas à Europa, continuam sós no campo de Calais, são as presas mais fáceis para todo o tipo de traficâncias e as políticas parecem nunca resultar

    é um nó na garganta
    .

    admirável quem como tu, não se cala

    beijinhos Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Manuela, as crianças estão todas perdidas por aí, quem sabe algumas andam até pelos campos de Portugal... Tenho acompanhado a situação em Calais, que é uma calamidade ter chegado a este ponto. Espero que achem algum lugar a salvo para tanta gente que lá está! Não gostaria de ver tamanha tristeza pelo mundo, mas infelizmente estamos numa época em que tudo acontece ao mesmo tempo! Ainda assim, sou otimista!!!
      Bjs

      Excluir
  5. First thing is to STOP the wars in these countries.
    Second: we must help the people efficiently rebuild their own countries, they don't need dreams but schools and hospitals and above all PEACE.
    Lovely footage, Bia!
    Enjoy your weekend too :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yeah Noushka, they don't need only dreams, but real things!
      But I think in the current situation where these countries are, we must welcome these refugees first while trying to restructure their native countries. But many developed countries exploit the African countries for years in search of its riches, but never tried to help them in fact. Today the situation is critical in large part because of these mistakes committed long time ago! Now they need to fix this mess in te best possible way...
      Have a nice sunday dear Noushka!

      Excluir
  6. Easy to weep when reading and seeing these tragic stories from a tragic world. We should first pray for peace for these people.

    And also to you Bia....PEACE.

    Many thanks for your visit and comment to Birds2blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Pete!
      Welcome here ever!
      Many times I weeped seeing many sad stories... But I think that some powerful countries are guilty for all this situation in some way. I hope everything works out this time!
      Peace for you too!!!

      Excluir