Translate

domingo, 6 de novembro de 2016

O melhor barulho é o do mar


O melhor barulho para mim é o das ondas do mar. Mesmo nas montanhas, num silêncio profundo, com o vento soprando... ainda assim é possível ouvir o mar lá longe.... Ele abraça o planeta e nos conforta de tal forma que é praticamente impossível alguém não se acalmar diante disso tudo. Mesmo a maior tempestade de vento sul me faz despertar e ficar em alerta com tudo ao redor. A calmaria da maré cristalina me relaxa e faz refletir sobre um monte de coisas. Nascer junto ao mar é maravilhoso. Difícil é viver longe dele! Mas ele está sempre por perto, seja nas viagens, nos sonhos aquáticos, nas matérias que escrevo, no porta retrato na minha frente...

Uma coisa é fato - os oceanos, assim como a água, não são infinitos. Nunca é demais lembrar que precisamos preservá-los. Só que o atual estilo de vida da população acaba causando sérios danos para os oceanos, como a poluição e o aquecimento global, por exemplo. A boa notícia é que cada um de nós pode ajudar a melhorar esse quadro com medidas simples no dia a dia.
1- Reciclar e diminuir o uso de produtos plásticos, já que os trilhões de plásticos que flutuam no oceano matam inúmeros animais marinhos.
2- Utilizar menos o carro e economizar o uso de água e energia. Gente, isso é fácil! A queima de combustíveis fósseis acelera o aquecimento global. Se a água do oceano fica muito quente, o habitat marinho sofre. Além disso, 80% da poluição marítima vem da água contaminada despejada das cidades.
3- Escolher produtos que não exploram a vida marinha, pois além da pesca insustentável, muitos animais marinhos são mortos para fazer adornos pessoais e decoração.
4- Cuidar das praias é essencial. Quem não gosta de sol e mar? O problema é que no final ninguém lembra de carregar seu lixo embora, e ainda levam de "lembrança" pedras e corais.

Acho legal entender os mares e apoiar campanhas de proteção marinha. Isso ajuda a promover mudanças significativas ao meio ambiente e quem sabe um futuro melhor para todos nós e as gerações que ainda vão nascer. 
Qual o melhor barulho do mundo? Ainda é o das ondas do mar!!!

Um lindo coral no fundo do mar parece querer ser uma árvore, só que submersa!


                                                     



13 comentários:

  1. Hi Bea, I hope MANY people read this post and take heed. We need to be responsible stewards of this earth. Even one person being conservative, is good, and another and another. Have a great day. Jo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jo, if we do not take care of our planet, how can we survive?
      I believe that every person in this wolrd can do something to save the seas, even if it is minimal.
      Many hugs Jo!

      Excluir
  2. Wonderful post, Bia. We do need to do what we can to take care of our earth... Most humans don't seem to care! Sad...

    We love seeing the sunrises and sunsets when we go to the beach a couple of times a year...

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I know, lots of people don't care. Many people do not give a damn about the planet, but pollute it and destroy nature. These same people do not think they need this planet to be healthy in the near future. I also love walking along the beach and watch the sunset. I still want to do this for a long time!!!
      Hugs and take care Betsy!

      Excluir
  3. Um 'post' muito bonito e útil...
    O meu país tem progredido muito na proteção contra a poluição marítima
    e todas as cidades possuem estações de tratamento de resíduos.
    A reciclagem é de ótima qualidade, mas ainda há uma faixa de população
    inculta que não entende a sua utilidade, mas temos ótimas percentagens de retorno de vidro, papel, plásticos e metais...
    Também adoro o mar e não me consigo imaginar viver longe dele,,,
    Afasta-me, só em estado provisório.
    O marulhar, por vezes, é a mais terna canção de embalar.
    Beijos
    ~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Majo!
      Portugal é um exemplo! É um país totalmente voltado para o oceano Atlântico, e por isso depende muito dele e está aprendendo a respeitá-lo. É uma pena que muita gente ainda não se deu conta disso. Precisamos salvar a natureza de um modo geral, e o oceano é grande parte disso tudo!
      Tem razão, dormir com o barulho do mar é a melhor coisa que existe!
      Bjs

      Excluir
  4. Ei Bia
    Sempre morei longe do mar, mas como boa mineira, nossas férias eram sempre programadas para passar à beira-mar.
    Não tenho muita intimidade com ele, pois sou medrosa em relação a entrar em qualquer tipo de água, mas obviamente, é um dos maiores prazeres da vida, sentar e observar o mar, as ondas quebrando e até mesmo ouvir o barulhinho e dormir com este som.
    Mas, "nós" seres humanos, não temos o devido cuidado e respeito para com ele.
    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Célia
      O mar é cheio de vida e suas águas nos dão alimento e nos oferecem momentos de alegria como estes que falou. Gosto de nadar e furar ondas, gosto de navegar em alto mar, gosto de mergulhar e ver lindos corais como num imenso jardim submerso... Precisamos preservar tudo isso, antes que não exista mais! Isso também é respeito, respeito à vida, a nossa vida!
      Beijos e uma ótima semana

      Excluir
  5. Respostas
    1. É isso aí Manuela, uma verdadeira orquestra!!!
      <º(((<

      Excluir
  6. Nem a propósito, há dias li uma notícia sobre o facto dos cientistas confirmarem que as pessoas que moram perto do mar serem mais felizes. Faz todo o sentido...
    Que esse seu aviso ecoe pela blogosfera, é o meu desejo.
    Abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena que nem todo mundo possa viver perto do mar, sniff... A felicidade fica estampada no rosto das pessoas que conseguem ver o mar todo dia, parece que ele liberta e purifica a alma!
      Grande abraço Ruthia <º(((<

      Excluir
  7. Tenho o grande privilégio de adormecer e acordar com o barulho do mar, de ver os magníficos por do sol e as tempestades no horizonte. Sentir de manhã o cheiro de maresia, o cheiro da minha terra é uma experiência única que me leva sempre aos dias da minha infância e aos finais de tarde de verão. Por enquanto o meu cantinho, as minhas praias ainda estão preservadas e lutamos para que assim continuem. Procura na net Ericeira e verás um pouco deste paraiso (apesar do turismo!!!). Beijos Bia

    ResponderExcluir