Translate

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Levando na bagagem

Vale de la Luna em La Paz....parecia outro planeta!

Sabe aquela sensação que muita gente tem de que o quintal do vizinho tem a grama mais verde, a festa é mais animada, as pessoas são  mais felizes? Acho que nunca tive. Talvez porque sempre tenha sido uma criança mais quieta e pensativa, preferia desbravar o meu quintal antes de tudo. Ainda não tinha aquela ambição de olhar por cima do muro... Mas depois que você passa pelo portão e percebe que tem um mundo inteiro a sua frente, a história muda de figura. Então comecei a explorar o pequeno mundo ao redor de minha casa, da minha rua, da cidade inteira. Só fui conhecer outro país já adulta, o que me deixou em vantagem, pois levava na bagagem um certo grau de maturidade. Foi então que o mosquitinho da aventura me pegou de jeito! É viajando que acabamos descobrindo nosso atrevimento e também uma dose de coragem. Sempre achei que atravessar rios, mares e fronteiras com meus próprios pés era muito mais interessante que ver pela televisão. 


Se aventurar aprendendo outras línguas te força a conhecer outras culturas e as diversas formas de falar as coisas simples da vida. Explorar outras áreas de estudo fora da sua zona de conforto e ficar especialista nisso. Não ficar à margem, acreditar que é possível e ao menos tentar. Com um companheiro do teu lado melhor ainda. Se não, sem problemas também, há coisas que nem todos gostam igual e tudo bem. Depois de muito tempo percebi que o ato de viajar definitivamente está impresso em meu DNA. Sendo uma bióloga falando, nada mais certeiro que ter o sentido da vida ligado a você! O simples fato de decolar, pegar a estrada ou um barco faz todo o sentido para mim, além de afastar tundo aquilo que te incomoda no momento. É claro que seus problemas não vão desaparecer como mágica. Simplesmente vão parecer menores e mais fáceis de resolver depois. Este é apenas um dos benefícios. Mas tem outro ainda melhor, você se sentir 20 anos mais jovem e "totalmente" capaz de subir o Everest, se preciso for, e sem perder o fôlego só para ver aquela imensidão lá de cima. O mundo para uns é um pontinho no universo, para outros uma galáxia inteira. Sem dúvida que eu estou no segundo time!!!

A sensação de voar num balão é indescritível, só o barulho do vento e nada mais!

Pescar meu primeiro peixe, um Cascudo, no rio Araguaia e não comê-lo foi um alívio!

Alguém pintou os Andes de azul e branco!

Mesmo com sono, acordar 5:30 da manhã e observar os pescadores no sul da Bahia trazendo seus peixes do mar...e depois comprar alguns quilos bem baratinho

Atravessar a Serra do Mar de trem em meio às nuvens e a floresta Atlântica

E que tal encontrar o "Papa Francisco" em sua cidade natal?

Por aqui eu andei!

11 comentários:

  1. Que lindo e fascinante ver tudo isso, nossa, com certeza minha doce amiga Bia, tens toda a razão, eu nunca me aventurei fora do Brasil, mas conheço quase todos os lugares turísticos do Sul ao Norte, o último que fui foi Manaus e lá fiz tudo o que tinha direito, experimentei comidas típicas, faz um mês isso, mergulhei nas quentes águas do Rio Negro, senti as temperaturas das águas barrentas do Rio Solimões que são frias, com as quentes das águas escuras.Não tem preço mesmo poder conhecer tudo o que se deseja para aprender!Amei e sempre amo vir aqui, obrigada por compertilhar!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia deve ser conhecer a Amazônia Ivone!!! Gostaria muito de ir lá um dia...toda aquela imensidão da natureza. Certa vez quando fui à Colômbia, sobrevoei a mata Amazônica por 3 horas até chegar na fronteira! Imagina o que é ver aquilo tudo lá de cima? Nada se compara a experimentar as águas dos rios Negro e Solimões ao vivo, deve ser fantástico!!!
      Bjs

      Excluir
  2. Oi Bia
    Você é uma mulher descolada, de bem com a vida e consigo mesma, gosto muito de pessoas do seu jeito.
    Pegou uma mochila e saiu por este mundo, aprendendo tudo que foi possível, sem se importar muito com certos comodismos.
    Bacana, Bia, gostei.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca me liguei a comodismos de qualquer espécie, rs rs. Acho que talvez por isso tenha escolhido ser bióloga... Sempre tive pra mim que este mundo não é nada pequeno, e para conhecê-lo é preciso comer um pouco de poeria sim!
      Beijos

      Excluir
  3. Que maravilha, Bia!
    Lugares que eu adorava visitar...
    Adoro encontrar tantas surpresas.
    Dias perfeitos e muito felizes
    ~~~ Beijos -----------

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lugares difíceis de esquecer e que ficam guardados para sempre!
      E surpresa é o que não falta pelo caminho!
      Grande beijinho Majo

      Excluir
  4. Paisagens lindas... oh mundo maravilhoso!

    Viajar nos enriquece, faz-nos ter a lucidez da dimensão e da diversidade.


    Linda reportagem e lindas fotografias.

    Bjnhs,
    mz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, viajar nos renova por dentro e por fora! Eu, pelo menos, sinto que depois posso fazer tudo o que eu quiser, fico mais forte para o que der e vier!
      Beijinhos

      Excluir
  5. Hello Bea!
    Oh yes, a very much alive continent! I have spent 16 years in the souther parts and I feel the blues now that I am back in Europe...
    Great post :)
    Keep and enjoy your Sunday!

    ResponderExcluir
  6. Que fotos lindas, Bia! Obrigada por partilhar :)

    ResponderExcluir
  7. Hello, Beatriz... It's been a while since I stopped by. Wonderful pictures! The map was quit revealing. Great post.

    ResponderExcluir