Translate

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Um bom Natal Africa!


Baobá, a árvore símbolo da Africa!

Uma vez um historiador disse que os descendentes de africanos precisam entender que eles têm uma história tão bonita quanto a da Grécia. E tem mais, eles não eram bárbaros. Os atuais descendentes dos povos da Africa não são descendentes de escravos, descendem sim de africanos que foram escravizados em várias partes do mundo. Ironicamente, um continente que é quase do tamanho do mundo e com tanta história para contar, sofre há séculos com a indiferença mundial. Por que, se somos todos africanos?! Este é o continente mais vandalizado das políticas globais. E para o resto do mundo só suas terras têm valor, pois estão cheias de diamantes e petróleo que atraem gente de terras mais distantes para lá morar. Mas o que mais me assusta é que a "neocolonização" de hoje parece tão perversa quanto a anterior. É avassaladora a falta de interesse real pelo povo africano, só a terra interessa. Pois para mim, a verdadeira riqueza da África é o seu povo, com sua cultura diversa, sua alegria, suas histórias, sua natureza belíssima e sua simplicidade de ver a vida. Mesmo com tanta diversidade de culturas, religiões, guerrilhas e dominações neste continente, o povo africano parece sorrir o tempo todo. Como conseguem? 
Neste quesito temos muito o que aprender com nossos primos. Afinal, a humanidade se originou lá e foi de lá que viemos todos nós!  Devemos o que somos hoje à "Mama África". Lembro-me de uma entrevista do jornalista Washington Novaes que disse: "Há alguns anos, na África do Sul, impressionei-me ao ver que bastava se reunirem três ou quatro negros para começarem a cantar e a dançar, com uma largo sorriso. Um dia perguntei a um jovem motorista: Seu povo sofreu e ainda sofre muito. Mas basta se juntarem umas poucas pessoas e vocês estão dançando, cantando e rindo. De onde vem tanta força? E ele: com o sofrimento, nós aprendemos que a nossa alegria não pode depender de nada fora de nós. Ela tem de ser só nossa, estar dentro de nós!"
Realmente eu tiro meu chapéu para o povo africano, que sempre teve e sempre terá o meu mais sincero respeito. 


A "Raposa-do deserto" habita o norte da África e é um dos mais belos animais, fora do estereótipo dos grandes animais africanos!










É muito triste ver a África fatiada desta maneira. Assim começaram as colonizações séculos atrás, quando devastaram tudo em busca de riquezas e nada deixaram além da pobreza...











A região do Marrocos é uma prova da adversidade na cultura e geografia deste enorme continente!


Já dizia Mandela: "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, origem ou religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."


Um feliz Natal a todos e muita esperança, especialmente ao povo africano e a todos os povos que sofrem com a indiferença neste mundo, e ainda assim encontram alegria em simplesmente viver!



8 comentários:

  1. Bravo, Bia, sensacional, você já pensou em escrever um livro. Você é tão culta, sensível, escreve divinamente, sabe realmente das coisas, se preocupa de verdade com o sofrimento, com as agruras da vida dos esquecidos, dos marginalizados, dos sofridos.
    Sei dos perrengues do povo africano, mas nunca pensei nisto que você tão sabiamente nos apresentou, incrível e terrível.
    Beijo, querida.

    ResponderExcluir
  2. Ah, ia me esquecendo, pra você também um Natal muito abençoado, repleto de coisas boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Célia!
      Você é sempre muito generosa com os elogios, obrigada. Mas acredito realmente que certos povos no mundo são facilmente esquecidos, ainda mais quando habitam um lugar "não turístico" que quase ninguém vai. Eu, pessoa física, por mais que tente ajudar através de ongs e etc, sou uma gotinha no oceano. Gostaria muito que os países ricos e influentes fizessem de fato alguma coisa para ajudá-los.... quem sabe um dia essa esperança se torne realidade?!
      Beijinhos e um ótimo Natal p/ toda a sua família!!!!

      Excluir
  3. ~~~ Conheço bem África.
    As 'fatias' mapeadas não correspondem à realidade cultural das etnias africanas, cada uma com a sua língua. Com o desenvolvimento cultural e democratização, essas fronteiras vão ser muito alteradas nos próximos séculos...
    É muito triste verificar como os governos vigentes estão muito afastados da prática democrática e do respeito pelos direitos humanos...
    Creio que a evolução seja rápida pois o povo - vítima da colonização e hoje vítima de líderes gananciosos - é muito sedento de cultura.
    Lamento muito África e os milhares que morrem na travessia rumo à Europa.
    Sempre que posso, abordo o assunto...
    Com a crise de refugiados, não há pessoa civilizada que consiga ter um excelente Natal...
    Então, que seja um bom Natal.
    ~~~ Abraço, Bia ~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Majo, os governos que comandam o mundo estão totalmente fora de órbita e só pensam em si mesmos! Mas vamos torcer para que um dia isso se reverta em prol do povo africano.
      Beijinho e um natal cheio de paz!

      Excluir
  4. Feliz Natal, Brasil!

    beijinhos, Bia

    e obrigada, por África

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manuela
      FELIZ NATAL PORTUGAL, que tal!!!

      Grande beijinho e um ano novo também feliz!

      Excluir
  5. Sabe Bia? Eu também tinha essas ideias pré-concebidas sobre a alegria dos africanos. Não posso falar por todo o continente, obviamente. Até porque só conheço Marrocos, Egipto, Cabo Verde e Angola. E os países a norte do Sahara são muito diferentes dos sub-saharianos. Mas, pelo que vou conhecendo sobretudo em Angola, o descontentamento e a violência gratuita são muito mais comuns do que essa alegria genuína que tanto nos fascina no imaginário africano.
    Posto isto, é verdade que a tendência é os povos serem mais "cinzentos", à medida que caminhamos para o norte do planeta.

    Após este longo monólogo, deixe-me agradecer a sua companhia ao longo de 2016 e desejar um Feliz Ano Novo, com muita saúde e alegrias.
    Abraço festivo
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir