Translate

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Quando o deserto foi floresta

Quem diria .... Entre 5 mil e 10 mil anos atrás o maior deserto do mundo era uma região cheia de bosques, savanas, lagos permanentes e vários animais. Inclusive já foram encontrados fósseis de grandes animais, como crocodilos, elefantes e hipopótamos (ou seja, animais que dependem basicamente da água). Restos antigos de anzóis também denunciam que habitantes há mais de 5 mil anos costumavam pescar por ali.


O deserto do Saara é dividido em 2 trechos, um dominado por dunas de areia (Erg) e o outro cheio de rochas (Hamadas), e compreende os países e territórios: Argélia, Níger, Saara Ocidental, Mali, Mauritânia, Marrocos, Chade, Egito, Líbia, Sudão e Tunísia. Cientistas acreditam que uma grande extensão de vegetação ocupava uma área onde hoje estão pelo menos  a Líbia, a Argélia e o Egito. O Saara de tornou verde quando a Terra saiu do longo período glacial.Com a incidência do sol forte as chuvas também vieram mais fortes, o que fez com que a vegetação crescesse vertiginosamente, reduzindo as emissões de poeira e diminuindo o reflexo da luz no solo. É este reflexo de luz solar - o albedo - o responsável pela aridez de qualquer região, além de sua cor creme clara.

O avanço do Saara vaporizou quase totalmente o antigo maior lago do mundo.O lago Chade ainda existe até hoje, resistente que é, mas 6 mil anos atrás ele era maior que os cinco grandes lagos americanos juntos. Ele chegou a ter 360 mil quilômetros quadrados!. Seu volume diminuiu drasticamente na década de 60. A maior parte de sua redução se deve às alterações climáticas no continente africano, além do consumo humano e do desmatamento.

Muitos acreditam que daqui a milhares de anos o ciclo se repetirá e o Saara voltará a ser verde novamente. Mas agora, diferente de 5 mil anos atrás, o fator humano tem um efeito devastador que vai além das variações naturais da Terra. Isso é preocupante não só para o Saara mas para todos os ambientes naturais do planeta.  Ainda assim, seja uma montanha, um oceano ou um deserto, em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso!!!

Dunas de areia predominam em grande parte do deserto

O Saara ocupa todo o norte da África

Nem tudo é areia, mas tudo é deserto


7 comentários:

  1. E não estamos a repetir esses erros??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente sim Pedro. Se não tomarmos medidas drásticas agora (digo, principalmente os governos de influência mundial) as mudanças do clima tendem a ser cada vez mais catastróficas....

      Excluir
  2. Oi Bia
    É tão bom chegar aqui e encontrar tantas informações valiosas, você é mesmo muito culta, Bia, e fico feliz em ser sua amiga virtual, quem sabe possamos desvirtualizar isto.
    Estou bem melhor, graças a Deus, só precisando melhorar mais um tantinho.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Maria Célia!!! Aos pouquinhos a vida vai ficando mais interessante novamente, o que é muito bom porque não podemos desperdiçar nada, rs! Qualquer dia tomamos um café quando passar por aqui...
      Beijinhos

      Excluir
  3. Acredito que a influência humana só agrave a intensidade dessas mudanças e seremos nós a sofrer as consequências de tantos agravos que cometemos à Natureza.
    Já estive no Egito, mas só vi uma pontinha desse deserto. Só de olhar para ele no mapa impõe-nos respeito.
    Beijinho, boa semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  4. Olá Beatriz, o deserto do Saara é uma maravilha da natureza, mas segundo suas informações (que eu desconhecia totalmente) já foi outra realidade, completamente diferente mas também maravilha da natureza. O mundo gira, e os cilcos se repetem, para melhor ou pior. Este ano, em Portugal estamos vivendo a maior seca desde há 80 anos. O clima, em cerca de 30 anos, mudou abruptamente por aqui. Mais e mais calor, a cada ano que passa. Beijo Beatriz!

    ResponderExcluir
  5. o Saara ocupa o norte de África e parece-me que avança para Portugal

    neste momento estamos em seca severa ou extrema e continuamos a agir como se não fosse nada


    beijinhos, Bia

    ResponderExcluir