Translate

domingo, 26 de novembro de 2017

Com o que sonham as crianças do Iraque?

Um país belo em sua história e diversidade, onde os rios Tigre e Eufrates povoaram nossas aulas de história.... simplesmente esquecido pelo resto do mundo...

 As fronteiras do Iraque foram demarcadas na maioria em 1920 pela Liga das Nações, quando o Império Otomano foi dividido pelo Tratado de Sèvres.

Com o que sonham as crianças iraquianas? Difícil dizer se elas ainda sonham... mas acredito que sim. Afinal é uma geração que nasceu e vive em meio à guerra que destrói o país há quase 15 anos. Não sabem o que é outra vida! Muitas crianças vivem separadas de seus pais em campos de refugiados no Curdistão iraquiano e sonham, sim, um dia reencontrar seus pais. Quantas notícias trágicas já vimos sobre esta guerra brutal nos países árabes, onde o grupo Daesh está perdendo força mas ainda continua aterrorizando tantos inocentes? O que mais é preciso acontecer para aquela parte do planeta ser vista? Só de pensar que cada morte de um membro do Daesh pelos soldados iraquianos é comemorada pelos civis como um troféu! Afinal isso significa a liberdade depois de meses ou anos. Quando perguntado por um repórter qual a sua esperança agora para o futuro, um homem simplesmente respondeu: "Não tenho esperança, vai tudo continuar destruído e abandonado do jeito que está. O mundo não olha para nós, é como se não existíssemos." 

Muitos de nós vivemos nesse mundinho perfeito em que botamos tantos defeitos. Não que eles não existam.... Mas nada se compara ao sofrimento diário que essas pessoas estão testemunhando. Eles lutam até quando não têm forças, são resilientes contra o impossível! Para eles eu tiro meu chapéu.

As crianças iraquianas fazem o "V" de vitória cada vez que o exército de seu país consegue combater os extremistas e libertam mais uma família. Esta é uma eterna gratidão!

 O Jardim do Éden é como a Veneza Mesopotâmia, com casas feitas a mão, sem pedras, madeira ou vidro. Essas zonas úmidas são como um paraíso perdido no sul do Iraque. Dizem que há muito tempo lá viveu o povo Ma'dam - os árabes dos pântanos. Espero que todos os iraquianos tenham acesso às partes lindas e cheias de diversidade que seu país tem a oferecer!!!


8 comentários:

  1. Actualmente em grande convulsão e grandemente destruído.
    Boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente é verdade Pedro. Esperamos que tudo se resolva e as pessoas possam voltar a ser felizes um dia!

      Excluir
  2. Minha querida amiga, chega a ser difícil de entender porque é assim?!
    Também desejo e espero o mesmo "...que todos os iraquianos tenham acesso às partes lindas e cheias de diversidade que seu país tem a oferecer!!!" Tomara!
    Linda postagem que nos enriquece em conhecimentos, pois precisamos ter ciência de tudo, fazer avaliações do que acontece no mundo!
    Abraços apertados e obrigada pelo carinho da visita, sempre bem vinda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo Ivone, o que me deixa ainda mais indignada! Como essas coisas ainda acontecem??? Seria tão bom se as pessoas - quem tem o poder da mudança - pudesse mudar esta realidade de uma vez por todas.... Mas esses não se interessam de fato, estão mais preocupados com suas "riquezas", enfim...

      Excluir
  3. Toda a guerra é lamentável e ver países destruídos, crianças e adultos marcados para toda a vida,é um estado de sobrevivência física e psicológica que eu não imagino na sua efectividade. Temos a noção de que é mau, muito mau,contudo, não fazemos parte desse mundo monstro.

    Todos os países têm as suas maravilhas,as suas pérolas raras onde se entranha a biodiversidade.

    Que seja um dia um povo em PAZ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guerra, seja ela qual for, jamais deveria existir nos dias atuais. Afinal, o que se espera é a evolução dos povos em busca da paz e não o contrário. Sim, estamos longe disso tudo e as vezes dá uma vontade de gritar....pedindo socorro por eles!

      Excluir
  4. Olá Beatriz, antes de mais quero lhe falar que vc está no sorteio de aniversário do blog, sim! Já coloquei uma nota no post falando que o sorteio não se limita só a Portugal.Deixar alguém de fora, não faria o menor sentido! E sobre as zonas de guerra, infelizmente tantas no globo, só lhe digo que muitas vezes penso no que será o dia a dia num país assim, e não consigo sequer chegar perto de imaginar. Para as crianças então, deve ser a mais absoluta desesperança no futuro. Tanta beleza natural e monumentos da antiguidade destruídos nestes conflitos. E tantos sonhos podados também! sofrimento e lástima. Beijo, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Um post absolutamente formidável e pertinente!
    E de facto, o resto do mundo, parece insistir em fazer de conta, que isto é um problema, que a mais ninguém diz respeito... E na Síria... Afeganistão... e em tantos outros... o mundo assobia, e olha para o lado distraído, ignorando os problemas...
    A última imagem, é um espanto! Não tinha a menor ideia da existência desta zona... tão fascinante, quanto especial!
    Mas o nosso mundo... por ninguém ter tomado uma atitude ao longo de décadas... já deixou de ser perfeito... e os atentados... já se sentem e bem, aqui na Europa...
    E a cada mochila abandonada numa paragem de autocarro, ou numa estação de metro... pensamos nisso, cada vez mais...
    Beijinho!
    Ana

    ResponderExcluir