Translate

sábado, 16 de março de 2019

calor X inspiração




Olhando pela janela afora, clamo pelo luar. Para que ele traga um pouco de frescura e inspiração para minha caneta riscar o papel. Uma música talvez. Mas o calor lá fora e aqui dentro parece não deixar. Me sinto como se estivesse rastejando no meio do Saara, implorando a um beduíno um copo de gelo. Um tanto quanto impossível, mas não menos inspirador que Lawrence da Arábia  - um explorador daquelas terras áridas que lutou com os beduínos, em favor da Inglaterra. Como se não bastasse ter nascido em pleno verão em um Rio 40 graus... Sempre tive o calor batendo a minha porta. Será a menopausa? Mas vamos combinar, essas mudanças climáticas já estão passando do limite! Andando pela rua, logo invento de entrar numa loja com ar condicionado no mínimo grau. Olho uma roupa aqui, outra ali, pergunto do tecido, dou palpite sobre a estampa de outra cliente, falo de música, de política. Aliviada, vou embora feliz. Logo depois já estou dentro de uma sorveteria - qualquer sabor, por favor! Sim, tem dias que sou uma calota polar em extinção pelo aquecimento global. Agora sim, a lua vem surgindo, meio escondida entre nuvens gigantes. Esperançosa, sinto um leve cheiro de chuva no ar... Anunciando, finalmente, o fim do verão...... e o início da minha inspiração!!!
 


20 comentários:

  1. Por aqui anuncia-se a Primavera.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  2. Que seja bela então esta primavera Pedro!
    Por aqui já há sinais do outono, ufa!
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Regressada de uma pausa, tive a grata satisfação de a ler mo meu blogue.
    Bia, também ando aterrorizada com o aquecimento global, nós praticamente não tivemos estação fria e as flores primaveris apareceram em meados do Inverno...
    Aflige pensar que já ninguém gosta do verão, vive-se de ar condicionado e vós, brasileiros, rogais por chuva e achais o paraíso as horas que sucedem a um bom temporal, pela frescura!!
    Ansiais o inverno que anuncia o fim da pujante vegetação tropical!! Lamentável.
    Querida Amiga, os beduínos, não usam gelo, servem chá quente, a fim de transpirar e com isso sentirem-se refrescados. Pelo mesmo motivo, a comida da Índia, países árabes e África é picante.
    Que venham melhores dias. Tudo bom.
    Abraço grande.
    ~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Majo! Aqui também não temos as estações muito definidas, praticamente é verão quase o ano inteiro, dependendo da região do país. O inverno mesmo só na região sul. No calor escaldante dos últimos dias, imaginei uma miragem: um beduíno me trazendo um copo de gelo, pura ficção, rsrs!!!
      Beijinhos

      Excluir
  4. Oi Bia,
    A música é linda! Não conhecia o conjunto.
    Adorei ver vc e também o texto.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Betty
      São inúmeros músicos alternativos e também conhecidos que se apresentam na NPR americana. Eu adoro ouvi-los de vez em quando.
      Bjs

      Excluir
    2. Desejo que o tempo esteja melhor, porque politicamente está ao rubro!
      Tudo bom, Bia.
      Beijo
      ~~~

      Excluir
    3. Isso mesmo Majo, politicamente isso aqui está um "deus nos acuda"! Mas o tempo, ainda bem, está melhorando mais fresco com a chegada das chuvas...
      Bjs

      Excluir
  5. Aqui a primavera chegou ontem e ficamos felizes com o azul do céu e as aves de arribação que estão para breve. E no entanto não chove há meses, o Alentejo está em seca grave e a água é o nosso maior bem. Em Moçambique morre-se com água a mais. Só temos esta Terra...

    os gelados são a melhor coisa deste mundo, não são? :)

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha receber a primavera assim, com céu azul! O outono já se mostra aqui, com um vento e temperaturas mais amenas, enfim! Hoje é o dia mundial da água, e talvez por isso temos aqui tanta chuva por dias seguidos! Porém, torço para que as chuvas não devastem ainda mais Moçambique...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre gostei do verão mas ultimamente suspiro pela primavera e outono. Deve ser a idade também.
    Há quem sofra mais com os efeitos das alterações climáticas, veja-se o caso de Moçambique. Triste.
    Beijinho, uma semana fresquinha
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, acredito que no meu caso também deva ser a idade! Embora sinta naturalmente mais calor que todo mundo... mas acho que isso vem desde a infância, rsrs. Essas mudanças climáticas estão acabando comigo!
      Beijinho Ruthia

      Excluir
  8. Bia,
    em Portugal entramos na estação - Primavera - temos calor em demasia, o sul do país já está em seca pela falta de chuva.

    Os pequenos fogos vão proliferando, consequências de queimadas agrícolas descontroladas, e a floresta vai ardendo sempre um pouco mais. Tudo fica mais pobre; a natureza e a sua biodiversidade.


    Eu não gosto muito de calor, adoro o sol de primavera e o sol de inverno e sofro como vocês, de calor em excesso, e não é menopausa não!


    Sua inspiração ficou amena com o cair da noite e esses sorvetes do dia, caem muito bem. Delícia.

    Beijos!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa primavera para vocês!!! Aqui inicia-se o outono, que eu particularmente AMO! Também não sou muito afeita ao verão, pois a primavera e o outono me trazem mais alegrias, rsrs
      Beijinhos

      Excluir
  9. Oi, minha querida.
    Vim matar as saudades e me diverti com o seu post, a cada ano parece mesmo que o calor fica mais escaldante. Quando era mais nova amava, porque ficava na praia de meio-dia às cinco horas da tarde, só não sei como aguentava, minha nossa! Coisas da juventude! Agora amoooooooo uma temperatura mais amena e o frio. Aliás, cadê o outono que ainda não mostrou pra que veio? Calma, She! kkkkkkk
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, quantas tolices fazemos quando mais novas, rsrs. Também ficava na praia, ou melhor na água, horas seguidas sem me importar... Hoje os tempos são outros, temos outras preocupações e a mudanças climáticas não me deixam mentir!
      Bj

      Excluir
    2. É verdade!
      Beijocas!

      Excluir
  10. Ei Bia
    Bom, final do ano passado e este ano senti mais calor do que todos os outros anos, está terrível,ainda bem que está chovendo um pouco mais e dá um aliviozinho, passageiro, mas melhor do que nada.
    E você continua ainda em Belo Horizonte?
    Beijo, querida.

    ResponderExcluir
  11. Oi Maria Célia, ainda estou por aqui sim. Quando passar por perto me procure (biamarazul@gmail.com) Podemos tomar aquele cafezinho quando sair do trabalho, que tal?!
    Vai ser bom com o tempo mais friozinho...
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  12. Passando para cumprimentar.
    Dias pascais de harmonia, paz e contentamento.
    Com carinho, o meu abraço.
    ~~~~

    ResponderExcluir