Translate

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Roma a pé


 
Que tal colocar aquele tênis velho e confortável, companheiro de tantas viagens, para absorver um pouco os 2.500 anos de história de Roma? Tudo bem que a cidade é bem servida de metrô e autobus elétrico para todo lado. Mas tem muito lugar interessante que dá para ir muito bem a pé, em vez da via subterrânea. E, o melhor de tudo, você não fica dependente dos pontos turísticos apenas. Conhece os percursos, os atalhos, as vias mais tortuosas e as mais longas (porém mais belas) e as boas surpresas no meio de tudo isso. Afinal, cada pedra no meio do caminho tem, no mínimo, 2000 anos! Você tropeça com a história que viu nos livros da escola, e até pede desculpas se pisou sem querer em algo ancestral....
No final do dia bate aquele cansaço, mas também uma alegria contagiante e uma vontade louca de invadir a cantina mais próxima e devorar uma pizza inteira em poucos minutos! Quer coisa melhor que descobrir a sua própria versão da cidade eterna?

Como não se encantar com o lindo parque da Villa Borguese? Se em Roma como os romanos, então vamos ao parque! Um dos passeios preferidos dos romanos é passear neste parque, que é imenso! Me perdi lá dentro, dando voltas e não sabia mais onde era a saída. Acabamos almoçando, já bem tarde, num restaurante dentro do parque (caro, mas a massa deliciosa!).


Uma parada na fonte em frente ao grandioso Panteão romano, vale até um gelato nessa hora! Construído no século I antes de Cristo, era um templo dedicado a todas as divindades. Afinal seu nome Pantheon - pan e theon - significa 'de todos os deuses'. Dali é fácil chegar até a Piazza Navona.


Que delícia passar pela praça de Santa Maria em Trastevere (bairro boêmio e mais querido de Roma) e se deparar com músicos num dia quente de primavera. O lugar é ótimo para andar, andar e andar. Depois comer, comer e comer.... Está ali a melhor pizza que comi até hoje no "Ivo a Trastevere",  de tonno - fininha e crocante!!!


Andando nas estreitas ruas do centro histórico de Roma, a caminho do Panteão, uma surpresa inusitada: um antigo 'senador romano' parou numa lojinha de alfaiate para costurar sua túnica que tinha rasgado. Depois continuou seu caminho. Será que ele se perdeu da máquina do tempo??? 


Apertado entre a estação de trem Termini e os arredores do Coliseu está o bairro escondido de Monti. Foi exatamente na rua acima - Via dei Neofiti - que Woody Allen gravou várias cenas do filme "Para Roma com Amor", onde Alec Baldwin encontra Jesse Eisemberg (um arquiteto veterano visitando Roma e um aspirante a arquiteto que mora na cidade). Gravando!!!


Ainda em Monti, descendo a pé pela Via Cavour, é só virar à direita descendo as escadas da estação de metrô Cavour. Pronto, você está dentro do 2º bairro mais queridinho dos romanos (depois de Trastevere, claro). Cheio de antiquários e lojinhas de design, além de vários Cafés e restaurantes descolados espalhados por ruas estreitas - como um quebra cabeças. Certamente um ótimo lugar para se perder em Roma!


Nada mais relaxante do que sentar na Piazza Navona, onde também fica a embaixada do Brasil. Admirar a Fontana dei Quattre Fiume, uma verdadeira obra de arte de Gian Lorenzo Bernini, a pedido do papa Inocêncio X. A fonte dos quatro rios se refere aos quatro continentes mais importantes do mundo na época e seus principais rios: Nilo (Africa), Danúbio (Europa), Ganges (Ásia) e Prata (América).



Depois de uma chuva fininha fica ainda melhor andar ao longo do rio Tevere, saindo do Vaticano, em direção ao Castelo de Sant'Angelo, passando por quiosques de sorvete e uma feirinha ao lado do rio. Ali você encontra pinturas da Roma antiga de todos os tamanhos a partir de 1 euro! Claro que eu não podia ficar sem..... 


Passando ao lado do Castel Sant'Angelo, o rio Tevere à direita, é como viver um pouco da história. Este castelo foi construído pelo imperador Adriano como o mausoléu da família. Durante a época medieval foi a mais importante das fortalezas dos papas. O castelo também foi usado por Puccini como cenário do último ato de sua ópera "Tosca". Além de ter uma vista incrível de Roma, andar por um castelo com 1.879 anos é de arrepiar!


Ir à Roma e ver o Papa no 1º dia é, digamos, uma sorte daquelas! Mesmo não sendo religiosa o bastante, rsrs, fomos visitar o Vaticano num domingo de manhã, que era para ter o resto do dia livre para andar pela cidade. Justamente quando o papa Francisco estava rezando uma missa dentro da Basílica de São Pedro (só para quem se cadastrou antes). Em seguida ele vai até aquela janelinha lá no alto, fala com todos que estão na praça durante meia hora, e ao final deseja um "Buon pranzo a tutti"!


Entrada da Basílica de São Pedro. 
Por aqui eu andei!

15 comentários:

  1. Locais encantadores de uma cidade encantadora.
    A pedir-me nova visita.
    Boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso Pedro! Acho sempre que vou voltar qualquer dia (como se fosse ali na esquina, rsrs)
      Abraços

      Excluir
  2. Saudades da cidade eterna. A Villa Borghese é o meu museu preferido... aquelas esculturas de Bernini! Muito amor. Também palmilhei muito em Roma, só assim para não trazer vários quilos na cintura, com tantos gelatos e pizzas.
    Abraço
    Ruthia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ruthia, as vezes acho até que sou descendente de italianos, e não de espanhóis (de fato), tamanha a minha afinidade com o país! E apesar de tanta pizza, praticamente todos os dias, voltei mais magra de tanto andar!!!
      Beijocas <º(((<

      Excluir
  3. OI Bia,
    Adoro Roma e adoro a Itália. Tive duas vezes por lá, mas não sabia deste bairro Monti, sempre fiquei mais no circuito dos turistas mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Betty
      Monti é um bairro sui generis e fácil de chegar. Dá para ir a pé até o Coliseu, muito legal! Ainda está cheio de lojinhas bem bacanas e gelatos de dar água na boca...
      Bjks

      Excluir
  4. Olá Beatriz, Roma cidade inesquecível onde a pessoa se perde e se encontra. Conheço pouco da Itália mas já deambulei por Roma algumas vezes e nunca me canso. Beijos, boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso Val, me perco e me encontro a todo momento, hehe. Acho pisar onde os antigos romanos andaram e sentir a vibração do antigo império em cada pedra no meio do caminho...
      Beijinhos

      Excluir
  5. É uma maravilha estar em lugares míticos tão elogiados.
    Gostei muito da tua reportagem Bea...
    Está, mesmo, muito especial.
    Fico muito contente por ti...
    Desculpa um certo afastamento, mas acontece que me iniciei na escrita de poesia e a contar sílabas métricas, tenho andado um pouco baralhada...
    Agradeço do fundo do coração as palavras gentis e simpáticas que me deixaste no dia 30.
    Bem-haja Amiga.
    Terno Abraço.
    ~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Majo! Sim, é mesmo surpreendente estar num lugar assim. E pensar que ali já andaram gladiadores, soldados romanos, imperadores e tantos filósofos da antiguidade...
      Que bom que está se dedicando à poesia, sinal de que logo teremos os resultados publicados!!!
      Grande beijinho

      Excluir
  6. Oi Bia
    Não conheço Roma, mas adoraria conhecer, quem sabe, um dia...
    Achei suas fotos maravilhosas, gostei muito da sua narrativa,você sempre dando um show.
    Tive o privilégio de ir à Toscana, Florença, Siena, Pisa e algumas outras cidades, ficamos hospedados em San
    Com relação ao nosso café até hoje não saiu. Vou a BH sempre, faço todos os meus exames, consultas aí. Muitas vezes só vou com esta finalidade, outras dou uma escapulida ao shopping, principalmente o Boulevard. Gostaria muito de conhecê-la. Meu e-mail é: mcelia15@hotmail.com
    Beijo e até qualquer dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Célia
      Vamos sim combinar um café qualquer dia. Pode ser no Diamond também, pois trabalho e moro perto dali :)
      A propósito, tenho certeza que vai amar Roma, assim como eu. Também estive na Toscana, mas por menos tempo. Dediquei mais de dez dia de minha viagem à cidade eterna, pois queria conhecer detalhadamente cada pedacinho. E mesmo assim não deu, haha. Que bom, pois é mais uma desculpa para voltar lá sempre!!!
      Beijos

      Excluir
  7. Roma é linda e eu adoro sair do circuito turístico óbvio e descobrir os tesouros escondidos de cada cidade. É claro que em uma primeira visita a gente tem que conhecer os pontos principais, mas acho o máximo quando a gente passa dessa fase e começa a explorar coisas diferentes!

    ResponderExcluir