A vida é uma caixinha de surpresas, não tenho dúvida! Mas torço o nariz quando vejo alguém que sempre vê a vida como uma empreitada para o sucesso, como um recurso a ser explorado a qualquer custo. Duvida? Dá uma olhado para o lado, sempre vai ter alguém assim. Acreditam ser espiritualizadas de alguma forma (de preferência, sobrenatural) para conseguir prosperidade. Associam facilmente o sucesso ao universo espiritual. E assim seguem em busca do tal "Karma" que nunca encontram. Um eterno conflito. Chegam a questionar a sua existência e a do próprio universo se não conseguem o que desejam. Chega de conjecturas do mundo da fantasia. Acredito mais na luta do dia a dia, nas desilusões no trabalho, nos tapas na cara que a vida nos dá, nos pequenos acertos, na alegria de um sucesso - por menor que ele seja.
O que é prosperidade afinal? Sei lá. Faltei a aula de humanas. Só sei que é substantivo feminino! Há muita coisa por aí, do tipo: "Siga aqui os 10 passos para ter prosperidade na vida", ou "atinja a prosperidade com essas dicas infalíveis...", e por aí vai. A vida é uma constante busca por algo que nos deixe mais felizes e satisfeitos. Nada que seja de outro mundo, ou da estratosfera, que mereça um esforço de super herói, com honras e troféu no final. E quem disse que o universo conspira a nosso favor era um grande mentiroso. O universo não liga a mínima para nós! E cada um que se vire do jeito que der. Mas com sabedoria, por favor. Os chineses é que estavam certos: 'Lembre-se de cavar o poço bem antes de sentir sede'.
Na dúvida, me mantenho sempre perto de uma fonte de água...
Amei ler aqui, embora eu seja espiritualizada e sem religião, não sei se dá pra entender, sentir as boas energias da própria Vida,confiando na boa intuição e trabalhando pra que se encontre o sucesso independente de outras pessoas, só dependemos de nós mesmos!
ResponderExcluirAmo essa sensação de liberdade, sem receitas de felicidade e de autoajuda, mas de confiança na vida, só confiar na própria vida!
Ser previdente, amei a frase dos chineses, faz imenso sentido!
Abraços querida Bia!
Oi Ivone
ExcluirAlcançar o sucesso é ser feliz a sua maneira, sem esse frenesi de correr atrás não sei do quê! A simplicidade é tudo, como pensam os orientais em sua sabedoria milenar. Beijinho
Não conhecia a garota.
ResponderExcluirBastou ver o nome Bowie para perceber que tinha quer alguém especial.
Boa semana
Só podia ser mesmo especial! A voz e a melodia são demais, não é!?
ExcluirAbraços Pedro
Oi Bia,
ResponderExcluirAdorei o texto e o pensamento chinês é ótimo.
Beijos
Obrigada pela visita Betty!
ExcluirBjks
E o que é sucesso, pra começar? Tem gente que acha que é fama e dinheiro, e pra mim não é nenhum dos dois.
ResponderExcluirTem a ver com ser feliz, em ser feliz na família, em trabalhar no que se gosta... dinheiro é consequência. Não dá pra viver sem, mas não pode ser o centro da vida de ninguém.
Também acho Débora. Aliás, muitos acham que ter sucesso é ter prosperidade em tudo na vida e não é bem assim... Equilíbrio é a fórmula do sucesso!
ExcluirAbs
Acredito no trabalho, na perseverança e numa pontinha de 'sorte' seja lá isso o que for...
ResponderExcluirO sucesso pessoal arrasta sempre um conjunto de pessoas que giram à nossa volta,nada é individual por mais que se tente afirmar sê-lo. Somos globais e não isolados.
Se são esses os iluminados?
Sê-lo-ão nas suas filosofias complicadas.
O Universo,todo ele no seu conjunto, é também uma fonte que equilibra a humanidade, jamais será conspirador. Nós é que o somos!
Beijos :)
Também creio que a sorte, às vezes, está do nosso lado, e então temos que agarrá-la e não deixar escapar, he he. Certamente não estamos sozinhos neste universo...
ResponderExcluirBeijinhos
Querida Bia.
ResponderExcluirTenho encontrado frequentemente pelos blogues, teorias muito semelhantes à que defendeu no seu 'post'...
Penso que os brasileiros estão a tomar por lema viver sem sucesso, atendendo às circunstâncias particulares que enfrentam e incentivam-se mutuamente a sobreviver com sonhos pobrezinhos.
Não concordo.
Sonhos, sucessos e realizações podem ter várias dimensões. Há o grande e o pequeno sucesso que também pode ser muito gratificante...
Eu sonho sempre alto e para isso labuto.
Lamento não estar de acordo, de não abster-me de comentar por isso, de não ser capaz de ser aduladora.
Abraço grande, estimada Amiga.
~~~~
Querida Bia
ResponderExcluirHá quanto tempo não apareço por aqui, aliás, deixei o mundo dos blogs há bem tempo, mas confesso que sinto muita saudade de visitar e me encantar com posts como os seus.
É sempre muito prazeroso ler o que você escreve, você é sábia, inteligente, sensata e só fala coisas certas e proveitosas.
Adoro ler seus textos.
Um beijo e até qualquer dia.
Olá Maria Célia, faz tempo que não te vejo por aqui!
ExcluirTambém ando meio distante do blog, só escrevo esporadicamente, pois tenho me dedicado a outras coisas, como cursos, estudos e trabalho. Quando vier por aqui me procure para marcarmos aquele café! biamarazul@gmail.com
Bjs