Translate

domingo, 20 de junho de 2021

Ah, o clima outra vez....


Fonte: Unicef

Enquanto a pandemia acelera por aqui, a crise climática ganha fôlego e vem com tudo. Grandes deslocamentos humanos, mais do que guerras, agora são pelo clima e todas as suas consequências nefastas. A falta de água já é uma triste realidade em muitos países, as geleiras derretem e aumentam o calor, os alimentos que antes cresciam em terras férteis, agora só encontram seca e morrem. Já sabemos que as mesmas ondas de calor que arrasam plantações e secam nascentes, acabam criando milhares de refugiados pelo mundo. também sabemos que uma significativa mudança no clima da Amazônia devido às queimadas, ou mesmo o degelo na Antártica terá consequências em qualquer ponto da Terra. Assim como a poeira do deserto do Saara viaja milhas e milhas por sobre o Atlântico e cai na floresta Amazônica fertilizando-a. Sim, mais uma prova de que estamos todos interligados neste planeta.
A pandemia do Coronavírus, que já dura mais de um ano, veio no vácuo de tudo isso e persiste vitoriosa por enquanto. Hoje vivemos uma luta frenética para sobreviver em  meio ao caos, enfrentando sobretudo os desequilíbrios climáticos e da saúde. Não é um problema ambiental pontual, é um problema de todo  mundo. Ficar alarmado é legal, mas não é suficiente. Exigir mudanças e ações de quem tem poder é um bom começo! 

 

6 comentários:

  1. A Natureza a vingar-se do mal que lhe temos feito.
    Bjs, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre Pedro, e a vingança está sendo cruel...

      Excluir
  2. Depois de te ter solicitado notícias e na sua prolongada ausência, pensei que o mais certo era teres morrido...
    Acho muito incorreto não dar notícias a quem se preocupa conosco... Estive prestes a retirar-te da minha 'Lista de Afinidades'...

    Apesar do blogue 'A Vivenciar a Vida' ser dedicado à arte, tenho arranjado maneira de abordar os grandes problemas a nível humanitário e global...

    Vou ausentar-me para férias... deixei tudo explicado nos posts...
    Saúde e felicidades. Abraços grandes-
    ~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Majo, como estás?
      realmente, tenho vindo aqui no blog muito esporadicamente, estou em falta com muita gente! É porque h´dois anos estou muito atarefada com minha pesquisa de mestrado, o que me tem feito viajar a campo inúmeras vezes e ficar horas no computador arrumando os dados coletados em gráficos e tabelas. Confesso que não vejo a hora de terminar, rsrs. acredito que até novembro eu consiga entregar tudo e apresentar minha tese final.
      beijo, beijo grande e curta muito suas merecidas férias minha querida amiga das terras lusitanas!

      Excluir
    2. 🍀🌿🌼🌿🌿🐞🍀💚🍀🍀✨

      Excluir
  3. Mais uma publicação de uma actualidade imensa!
    Aqui na Europa, estamos a braços com consecutivas ondas de poeiras em suspensão, que tornam o ar irrespirável em alguns dias... um fenómeno que não tínhamos antes... e as profundas ondas de calor... e o agravamento da seca por toda a Península Ibérica, agora neste Verão... são a prova de que as alterações climáticas estão em marcha e a um ritmo cada vez mais acelerado!...
    Um beijinho! Que tudo tenha corrido bem com sua tese!
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderExcluir