Translate

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Caminhadas e caminhantes

(Parar na beira de um rio que já vai desaguar no mar, tomar uma água de coco e ficar ali hipnotizada por esses barquinhos multicoloridos... Esses aí são do porto simples de Prado, no sul da Bahia. A água, de tão calma, parece que dormiu e acordou espelho. Espelho que reflete a vida árdua e feliz desses pescadores, que levam suas traineiras toda manhã ao mar para trazer o peixe de cada dia, e o dinheiro no bolso no fim do mês. Ai que inveja boa!)
(É, a Bahia tem dessas coisas... A maré subiu e eu fiquei presa neste paraíso, na Barra do Cahy. Que maravilha! Pelo menos por algumas horas fiz a escolha de não seguir por terra e esperar a maré baixar para continuar meu caminho pela praia. Hora de meditar, de banho de mar e muita água para hidratar. Ah, e a câmera na mão, essa não dá para largar!)
(Que dia! Depois de uma boa caminhada, debaixo do sol quente do cerrado, eis a recompensa. A água, nem muito fria e nem quente, convida a um mergulho. E por que não passar o resto do dia ali? Imagine-se numa banheira gigante com águas cristalinas e minúsculos peixinhos curiosos a te beliscar o tempo todo. Fique ali até a pele ficar bem enrugada. Pronto: lavou a alma!)
(E o que dizer da solitária tartaruga da Amazônia que, depois de depositar seus ovos na areia da praia, segue caminhando lentamente de volta ao rio? A praia onde ela nasceu. O rio que a criou. A "passos de tartaruga" ela segue seu caminho. Devagar e sempre é o seu lema.)


Se a vida é curta, não sei. Mas ao longo do caminho não vale ficar parado. O poder da paisagem é algo que me fascina. Muitas vezes o que encontramos no meio do caminho é mais belo e encantador que o final da caminhada. Cai por terra então o pote de ouro no final do arco íris, eh, eh, eh.... Como dizia Antônio Machado: "Caminhante, não há caminho - o caminho faz-se ao caminhar". Seja por terra, pelo mar ou pelo ar, pouco importa. É preciso aproveitar cada momento. Carpe Diem! Como eu admiro os observadores de aves. São capazes de trilhar os caminhos mais difíceis e cheios de obstáculos para depois encontrar um pequenino pássaro e ficar ali por horas, observando cada detalhe desta criatura! Quanta paciência....Estou mais para observadora de baleias - Whale watching. Gosto de me aventurar num barco, singrando os mares. A visão exuberante de águas transparentes em pleno alto mar e de repente aquela força da natureza saltando algumas toneladas bem na sua frente. É emocionante! Uma caminhada de alguns quilômetros pelo litoral também revela boas surpresas, como uma aldeia de índios Pataxo. E as crianças? Tudo o que elas querem é trocar alguns de seus pertences - garfo, faca e tigela feitos de pau brasil - por alguma coisa que você tem (chapéu, tênis, mochila). Quantos sorrisos, quanta alegria! Vale milhões de fotos. E tem coisa melhor do que caminhar no calçadão com o mar sempre ao seu lado? Seja no final da tarde, com aquela brisa molhada e os últimos raios pintando de prateado as areias da praia. Seja no começo da manhã, o sol despontando nas águas douradas e prometendo tudo de bom para o resto do dia. E olha que promessa é dívida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário