Translate

domingo, 11 de abril de 2010

São Lourenço, a cidade das águas!

(O Balneário Hidroterápico fica às margens do lago do Parque das Águas e é o cartão postal da cidade. Foto tirada do ultraleve.)
(Paz no lago. Imagina passar um final de tarde aí sentada, olhando os cisnes passarem elegantes e curiosos...)
(fonte Vichy, depois da França, é o único lugar no mundo que tem essa água tão especial!)
(o entardecer no lago parece surreal. Pouco depois é hora do Parque fechar os portões e não é mais permitido ninguém ficar ali...infelizmente)
(o mar de morros e nuvens, bem típico da região do sul de Minas)
(a cidade vista do alto dá a exata dimensão da beleza e da tranquilidade do lugar)


Está procurando um lugar para descansar, tranquilo e com clima agradável? Achou. São Lourenço, no Circuito das Águas, sul de Minas. Estive lá agora no feriado da Semana Santa que, por acaso, também era o aniversário da cidade em 1º de abril. Infelizmente não peguei o evento esportivo "X Terra", que ocorreu uma semana antes. Foram várias competições esportivas nesta etapa, inclusive com participantes de outros países. A cidade é sempre agradável em qualquer época do ano, mas no inverno...prepare-se para aguentar temperaturas que chegam facilmente a 0ºC de madrugada! Nos períodos de férias é comum ter uma pista de patinação no gelo na praça principal, em frente ao famoso Parque das Águas (quantos tombos já levei, mas também muitos acertos!). Aliás, o Parque é a principal atração da cidade, com seus diversos tipos de águas minerais, que que contribuem para a expansão do "Turismo de Saúde" no país. O cartão postal da cidade é o Balneário - Centro Hidroterápico - às margens do lago e dentro do Parque das Águas. O parque tem uma pequena reserva com remanescentes da fauna e flora da Mata Atlântica. Mas sua maior riqueza está mesmo nas águas minerais, que auxiliam no tratamento de diversas patologias. Vamos à elas:
- Água gasosa (Fonte Oriente): para distúrbios renais, digestivos e alguns tipos de intoxicações.
- Água Magnesiana (Fonte Andrade Figueira): utilizada no tratamento de problemas hepáticos e da vesícula biliar.
- Água Alcalina (Fonte Vichy): problemas gástricos, da vesícula biliar e renal. Há somente duas fontes como essa no mun do. Uma em Vichy, na França, e outra aqui em São Lourenço. Très Chic
- Água Ferruginosa (Fonte Primavera): para tratamento de anemia, anorexia e astenia. Possui alto teor de ferro mineral. O gosto é mesmo de ferrugem, mas é bom!
- Água Sulfurosa (Fonte Jaime Sotto Maior): utilizada em distúrbios do intestino grosso, problemas alérgicos, diabetes e doenças do colágeno
- Água Carbo-Gasosa (Fonte José Carlos de Andrade): hipertensão, estresse e depressão. Também possui emanação de gás sulfídrico, indicado no tratamento das vias aéreas (sinusite) e respiratórias. O cheiro não é muito agradável, mas funciona que é uma beleza!
Pretendo falar mais vezes da região, pois tenho família e amigos por lá. A cidade, apesar de pequena (menos de 50 mil habitantes) tem a 2º maior rede hoteleira do estado! Fica aqui a dica para quem quiser fugir da cidade grande e conhecer esse pedacinho de paraíso tranquilo e calmo, muito calmo...

Um comentário:

  1. ola beatriz
    por favor me comunique o autor da foto de sao lourenço (MG) para eu poder pedir autorizaçao de publicaçao daquela foto tao bonita.
    estou em lowes_editora@yahoo.com.br e sou chico sampaio, professor da Universidade Estadual do Ceara, em Fortaleza.
    agradecido
    chico sampaio

    ResponderExcluir