(Num vôo de ultraleve fui até a foz do rio Jucuruçu, que deságua na praia. É um bom pedaço para quem vai caminhando da praia central de Prado até a foz do rio. Depois é só descansar nadando nas águas mornas dessa mistura do rio com o mar. O duro é que tem que voltar também. Mas quem não quer ter pernas bonitas e torneadas, hein!?)
(Na praia de Guaratiba ajudei a colocar estas estacas para proteger os ninhos de tartarugas marinhas. Faz parte do Projeto TAMAR cuidar para que os ninhos fiquem intactos até os filhotes nascerem. Todos os anos, sempre na mesma época, as tartarugas deixam o mar para desovar nas praias do litoral baiano. Geralmente elas retornam à mesma praia que nasceram há cerca de trinta anos atrás. Que memória, não!)
(Assim fica fácil chegar a Prado. Bem na Costa das Baleias e na divisa da Costa do Descobimento. Você está ali, no primeiro ponto de terra avistado por Cabral em 1500. Mas os índios aqui chegaram primeiro. E até hoje estão ali cuidando do pedacinho que lhes foi "dado", no Parque Nacional do Descobrimento e Monte Pascoal. Com vários pontos de mergulho, passeios em terra firme e praias paradisíacas. É uma região que merece ser conhecida. Porém, sem deixar rastros pelo caminho!)
(A maré subiu e fez um braço de água do mar encontrar a lagoa ali atrás. Tirei a foto enquanto fazia uma caminhada pela areia até o final da praia. Água doce e água salgada, uma mistura infalível para ficar horas ali de molho!)
(Um típico dia de final de verão na praia central de Prado. Por ser dentro da cidade, é a praia mais frequentada pelos moradores. À direita das barraquinhas, seguindo a pé pela areia, tem um coqueiral maravilhoso para descansar na sombra depois de tanto sol. Ondas boas e uma forte corrente. Já tomei muito caldo ali no começo, até aprender exatamente quais os pontos a evitar...leva tempo)
(Recife das Timbebas, bem fácil de chegar de escuna ou traineira que saem de Prado, sempre com agendamento prévio. Água transparente, peixes multicoloridos, esponjas e corais exuberantes....parece que você está em um jardim submerso no meio do oceano atlântico. Realmente imperdível!)
(O recife das Guaratibas fica a poucas milhas da costa de Prado. Há vários passeios de barco saindo de Prado quase todos os dias, dependendo do número de pessoas e do tempo no mar. Quem quiser pode fazer o batismo de mergulho com instrutor e tudo. Mas o mergulho livre, com máscara e snorkel, já dá para ver toda a beleza do corais bem no raso!)
(Esta foto tirei do alto das falésias da praia do Tororão, próximo a Prado. A maré estava subindo e eu não quis arriscar ficar lá embaixo com a tempestade que estava armando no céu. Caminhadas na maré baixa com os recifes aflorando nas águas é um convite e tanto em dias de sol)
(O passeio de barco pelo rio Jucuruçú leva a um dos mangues mais ricos da região, cheio de pássaros, peixes, caranguejos e outros crustáceos. Depois segue até a foz do rio com o mar. Aí sim, começa a surgir a vida marinha com todo o seu explendor. Dá até para descer do barco e ficar ali naquela água morna, com mil peixinhos te beliscando o tempo todo.)
(São inúmeras as paisagens retratadas nas garrafinhas feitas com as areias coloridas das falésias.)
(A principal igrejinha de Prado, na praça central, de frente para o mar. Todas as festas de santos típicos, como Santo Antônio e São João, são feitas ali. Ah, o carnaval também é comemorado ali em volta, com trios elétricos típicos da Bahia até o sol raiar. Loucura pouca é bobagem!)
Prado é mesmo quase um paraíso. Eu digo QUASE porque apesar das praias lindíssimas e recantos de sonho, ainda é um pouco falha na parte estrutural da cidade. É claro que se você for passar férias de alguns dias, nada disso importa. Mas para quem, como eu, fica três anos lá e tem o espírito inquieto...logo, logo quer alçar vôo em outras paragens. Prado fica na fronteira entre a Costa do Descobrimento e a Costa das Baleias, no extremo sul da Bahia. Ruas de paralelepípedo, calçadas bem estreitas e casinhas coloridas desenham a cidade, que está de braços abertos para o mar. Aliás, na história do Brasil está registrado: foi no município de Prado o primeiro contato dos índios com a esquadra de Pedro Álvares Cabral, bem ali na foz do rio Cahy. Com paisagens de rara beleza, o litoral de Prado é todo recortado por falésias (grandes escarpas que terminam no mar) num degradê de vermelho, ocre e bege. Essas areias multicoloridas são a matéria prima para encher de criatividade garrafinhas, fazendo desenhos com as paisagens locais. Se você é meio peixe e adora água, é absolutamente impossível resistir a um mergulho naquela água azul piscina (piscina?!). Recomendo o Recife das Guaratibas, Abrolhos e Recife das Timbebas. E porque não um passeio de barco pelo manguezal do rio Jucuruçú até seu encontro com o mar? Um passeio calmo, tranquilo, ótimo para tirar mil fotos. Mas se você tem um sangue aventureiro correndo nas veias, não vai perder este trekking pela Costa do Descobrimento. É uma oportunidade ímpar de entrar em contato com a natureza em seu estado mais puro, tomar banho de rio, comer na casa dos pescadores e entrar em contaro com os índios Pataxo no Monte Pascoal. Agora, se não gosta de bater perna por aí, tem a opção de fazer todo este percurso de bicicleta. Certamente é um passeio revigorante e faz maravilhas para o coração! Todos esses passeios podem ser agendados com antecedência na Pradoturismo. Julho é uma época que chove bastante e tem o vento Nordeste que vem do mar, quase sempre trazendo tempestade. Mas é uma ótima época para observação de baleias! O resto do ano é sol, sol, sol e mar azul. Fora de temporada é bem mais tranquilo e dá para curtir praias praticamente desertas. Para chegar até Prado é necessário pegar um avião até Porto Seguro e depois seguir de carro ou ônibus uns 100Km ao sul pela BR 101, entrar na estrada para Itamarajú e depois Prado. Pronto, você chegou no pedacinho de paraíso escondido no sul da Bahia. Agora é com você!!!
Bom dia Bia,
ResponderExcluirEspero ter a oportunidade de conhcer lugares tão mágicos assim um dia.
Beijos
É muito fácil Letícia! Basta colocar na cabeça e trabalhar a ideia com calma. E olha que nem é tão caro assim....um bom planejamento é a alma de tudo! Bjs,
ResponderExcluirBia
Bia, que lugar lindo!!!! Que cor de água é essa? Sensacional!!!! Já está na minha lista de lugares que pretendo conhecer algum dia! Bjs!
ResponderExcluirOi Katia,
ResponderExcluirRealmente, ainda não tinha visto uma água tão azul e tão transparente quando morei lá. Certamente, você vai se encantar também!!! Bjs,
Bia