Translate

domingo, 25 de julho de 2010

Um dia em Niterói!

(Vista da minúscula janela e a mira de um canhão em direção aos "inimigos" do mar! São inúmeras aberturas como essa nas galerias, e cada uma com um canhão apontando para o infinito...só pode!)
(A Fortaleza foi utilizada como presídio em diversas ocasiões da história. Ali estiveram detidos Luís Carlos Prestes, Juscelino Kubitschek, Miguel Arraes e Darcy Ribeiro, dentre outros. O presídio foi totalmente desativado em 1976. Ainda bem...)
(Saindo de uma das diversas galerias com os calabouços, a liberdade brilhante lá de fora! Em 1555 foi erguida a Fortaleza como uma fortificação para defesa da França Antártica. Com o tempo tornou-se o principal ponto de defesa da Baía de Guanabara no período da Colônia e do Império. As pedras já vieram cortadas de Portugal. Em 1939 foi tombada como Patrimônio Histórico Nacional e hoje faz parte do roteiro turístico de Niterói, recebendo turistas do mundo inteiro)
(Uma pausa para descanso na muralha que protege o forte. Não fossem as lembranças sinistras do lugar.....com essa visão magnífica, queria ali morar!!!)
(Um quero-quero na mira do canhão apreciando a bela paisagem no alto da muralha. Com essa arquitetura branca imponente e o mar azul, ele pensa estar em algum lugar ermo do mediterrâneo...será Grécia?!)
(Paiol do Imperador ou Salão de Pedra. O paiol do século XIX servia para guardar munição de artilharia. É um salão enorme com paredes grossas, todo em granito rústico e com janelões em arco. Hoje pode-se agendar, através da Fundação Cultural do Exército, festas e casamentos ali dentro. E aí, vai encarar?)
(Pão de Açúcar visto da Fortaleza com o Corcovado ao fundo. É a melhor visão panorâmica da cidade!)
(Capela de Santa Bárbara. Uma das mais antigas do Rio de Janeiro, de 1612. Tem uma imagem original da santa em tamanho natural. Padroeira dos artilheiros e protetora contra raios e tempestades. Reza a lenda que a estátua gostou tanto dali que todas as vezes que tentaram transferi-la para outro lugar, aconteciam inexplicáveis reviravoltas nas condições do mar que impediam qualquer manobra. O jeito foi desistir!)
(Praia de Eva)
(Praia de Adão)
(Este é o caminho que percorremos à pé até a Fortaleza de Santa Cruz. Logo ali abaixo está a Praia da Maçã, a primeira das prainhas idílicas do lugar )
(Praia de Jurujuba, uma vila de pescadores que virou bairro e é o ponto de partida para o caminho que leva à Fortaleza de Santa Cruz) (Difícil é parar de fotografar num lugar desses!)
(Janela do primeiro andar do Museu. Não parece a moldura de um quadro? Impossível saber qual é o mais perfeito!)
(MAC - Museu de Arte Contemporânea - construído no topo do mirante da Boa Viagem, de frente para o Rio e a Baía da Guanabara. Niemeyer foi categórico: só faço se for ali. E ele estava certo!!!)
(É mesmo um disco voador que ali aterrisou e ficou olhando para a estonteante paisagem do lado de lá!)


O dia estava lindo e já acordei ouvindo um chamado lá do outro lado da Baía de Guanabara. Pronto, pegamos a barca na praça XV e num instante estávamos em Niterói. Enfim, a caminho da famosa Fortaleza de Santa Cruz. Sem carro, o jeito foi pegar um ônibus até Jurujuba. Passando pelas praias de Icaraí, São Francisco e Charitas, chegamos a Jurujuba, uma vila de pescadores. Ali fica o início da trilha asfaltada que leva até a Fortaleza. Isso porque perdemos o outro ônibus que nos deixaria lá dentro, e este só passa em horários restritos. Ótimo! Pois assim pude caminhar com calma e admirar recantos únicos, paisagens de cartão postal e prainhas praticamente desertas. Depois de dois dias inteiros de chuva no Rio, este era um presente dos deuses. O céu estava incrivelmente azul, o mar ídem e o sol...ah, um sol de fritar ovo no asfalto! Dica: leve uma garrafa de água com você ou, num delírio tropical, vai querer desesperadamente beber água do mar! Passamos por prainhas lindas e praticamente desertas: Praia da Maçã, Praia de Adão e Praia de Eva. Sugestivo, não! Pouco depois chegamos à Fortaleza de Santa Cruz. Lembre-se, esta é uma área militar e é preciso se identificar antes. A construção é imponente e aquelas paredes têm muita história pra contar. Algumas tristes, é verdade, da época da ditadura militar. Por isso mesmo não devem ser esquecidas para que não se repitam. Depois voltamos à Icaraí para um almoço no meio da tarde. Bendito "La Mole", restaurante que fica logo no comecinho de Icaraí, para quem vem das praias oceânicas! E, já que estamos em Icaraí...que tal ir caminhando pelo calçadão até o MAC - Museu de Arte Contemporânea? Uma obra prima do gênio Oscar Niemeyer. No alto do mirante da Boa Viagem, e com formas arredondadas, parece um disco voador que pousou ali e, encantado com aquela visão panorâmica, resolveu fincar raízes para sempre. Pegando a barca novamente na volta, hora de descansar os olhos com o belíssimo pôr do sol atrás das montanhas e o mar e as lembranças daquele "disco voador", redondo como as curvas deste lugar! E assim terminamos um dia em Niterói...um dia de história e arte!
Como diz o próprio Niemeyer:
" Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein".

25 comentários:

  1. Nossa, depois de uma conclusão dessa de Niemeyer o que eu poderia mais dizer...
    Adorei as fotos, as dicas e o lugar claro!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia, Amei!!!! Eu já fui ao MAC e confesso que a arquitetura e as vistas me encantaram muito mais que o acervo do museu. Mas não fazia idéia da existência da Fortaleza. Dica anotada para as próximas férias no Rio com o filhão (se tem canhão, ele não pode deixar de ir). E essas praias maravilhosas no caminho!!!Obrigada!! beijos,
    Renata (http://paixaoporviagens.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  3. Oi Brenda,
    Que bom que gostou. Sou fã incondicional de Niemeyer, que aos 102 anos ainda produz e tem planos para o futuro! Perto dele ainda estou engatinhando...é uma injeção de ânimo!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ei Renata, tenho certeza que seu filhão vai vai ADORAR! Os militares (de tão sérios e cheios de regras, chegam a ser engraçados!) descrevem em detalhes o uso das artilharias em tempos de combate(?).
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Beatriz!
    Esta é minha primeira vez aqui no seu blog e confesso que adorei a sua linha!
    O passeio em Niterói dever ter sido uma delícia! Adoro aquela cidade!
    Já estou seguindo o seu blog, assim eu volto mais fácil!
    Eu também tenho um blog, o Criative-se www.criativesse.blogspot.com hoje postei uma festa junina que fiz com umas amigas, depois passa lá para dar uma espiadinha!
    beijos,

    ResponderExcluir
  6. Oi Lucia!
    Sua visita será sempre bem vinda! Já vou lá ver o teu blog. Com este nome, imagino que a criatividade anda solta!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Beatriz!
    Amei o seu blog...já sou sua seguidora.
    Falou em viagens, fotos e história dos lugares é comigo mesmo.
    Lindas fotos.
    Agradeço seu comentário lá em casa...rss
    Beijos
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  8. Olá! Adorei as fotos de Niterói, bateu uma grande nostalgia...
    Morei em Niterói por 6 anos, nos bairros de Icaraí e São Francisco, que fica um pouquinho antes de Charitas. Eu simplesmente amo essa cidade, é uma tranquilidade tão grande que nem parece que estamos tão perto do Rio. Toda vez que vou ao Brasil, Niterói é parada obrigatória!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. OI,Bia.Obrigada pela visita lá no blog.Tb passei aqui pra ver as novidades.Adorei. A Fortaleza é linda mesmo, um belo passeio. E concordo com a Renata que disse que a vista e a arquitetura do MAC são muito mais interessantes que o acervo dele.
    Bom, passarei aqui mais vezes.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  10. Beatriz,
    Nossa!!!! Que fotos lindas! e quanta sensibilidade!
    Amei seu blog, e agradeço a sua visita e conentário no meu blog.
    Um grande beijo
    Ana

    ResponderExcluir
  11. Oi Bia, que fotos espetaculares! Já fui muitas vezes à Fortaleza, pois sou moradora de Nikiti. Vc fez uma senhora caminhada ein? Depois ainda foi a pé até o MAC? caracas andou muito. Mas o dia estava magnífico! Suas fotos, dignas de uma revista.Mas vc sabia que agora os milicos alugam a Fortaleza pra festas e casamentos? Não gostaria de casar lá...ui ...aquele lugar deve ter uma energia muito ruim pra se casar lá;;;bjs.

    ResponderExcluir
  12. Olá Astrid,
    Também gostei do seu blog, bem zen e atual!!!
    Sempre será bem vinda por aqui! Bjs


    Line,
    Obrigada pela visita! Agora... lindo mesmo deve ser andar aí pela Holanda! Minha irmã só andava de bicicleta em Amsterdã para não perder nenhum cartão postal ao vivo e a cores!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Thais!
    Tenho que dizer que amei as inciativas do teu blog, unindo moda e criatividade a crianças carentes. Já participei de uma ONG uma vez, só que de meio ambiente e durante alguns anos tivemos alguns projetos bem legais.
    Bons ventos!!!

    Oi Ana!
    Também adoro a beleza das coisas. Teu blog é isso: lindo! E quantas vezes vemos a beleza em algo que ninguém vê? É aí que está a graça de tudo! Seja bem vinda!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Prazer em conhece-la.
    Seu trabalho é maravilhoso.
    Abraços
    Lina

    ResponderExcluir
  15. Que paraíso! Que paisagens maravilhosas!

    Adorei o museu, um luxo!

    ResponderExcluir
  16. Bia

    Fui a Niteroi na primeira vez que fui ao Brasil,há 25 anos atrás!!Adorei rever a cidade nas suas fotos,que aliás estão fantásticas!
    Bjo

    ResponderExcluir
  17. Oi Glorinha,
    Você mora em Niterói, ai que inveja...eu iria várias vezes à Fortaleza de Santa Cruz e também naquelas prainhas encantadoras! A caminhada até o MAC foi até um refresco, depois daquele sol escaldante lá na Fortaleza!!! Realmente, eu comentei que os milicos alugam o tal salão de pedra para festas, mas concordo que o astral ali não é muito indicado para tanto...he,he,he
    Beijocas

    ResponderExcluir
  18. Oi Lina,
    Obrigada pela visita. É um prazer tê-la por aqui também! Bjs


    Ana Maria,
    Ali é de arrepiar! E o museu? O museu é a cereja do bolo!!! Recomendo.
    PS: Volte mais vezes!
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Ei Margarida!
    Me lembro de você ter comentado que esteve em Niterói....Poxa, já está mais que na hora de voltar!!! A cidade cresceu bastante, e a vista do Rio do lado de lá continua um cartão postal!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  20. Beatriz, muito obrigada pela visita ao Fio. Seu blog é lindo, dá vontade de sair passeando , lindas fotos. Vou linkar lá no Fio para não perder de vista e estou seguindo.
    abraço

    ResponderExcluir
  21. Oi, Bia

    Demorei, mas cheguei.
    Ui, que delícia! Fiz todo passeio com vc.
    Muito lindo. As fotos então...

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  22. Deu mesmo vontade de ir conhecer Niterói. De facto é quase impossível parar de fotografar em locais assim :) Excelente crónica!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Obrigada pela visita Nilce! Bom mesmo é fazer este passeio de verdade. Quem sabe um dia você não se anima?
    Bjs

    Olá Vagamundos! Realmente é um passeio imperdível! Cansativo? Que nada, só se for de tanto tirar fotografia... Vocês adorariam!!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  24. Obrigada pelo comentário, apareça sempre :)
    Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  25. Que delícia de viagem... nunca estive em Niterói, mas numa próxima ida ao Brasil, esta será uma parada obrigatória! Parabéns pelas fotos e pelos belos textos. Virei fã já!!! Bjos

    ResponderExcluir