Translate

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

E o trekking continua...

Na despedida de Corumbau, nada melhor do que parar num restaurante bem simples e típico do lugar, com estacionamento de "jegue" na porta, e tomar uma, duas, três águas de coco bem geladas! Eis aí nosso combustível para continuar a caminhada...
As águas cristalinas de Corumbau, o azul do céu e mar e suas areias branquinhas.....nenhuma foto consegue mostrar, só mesmo estando lá, ao vivo e à cores!!!
Final do dia e já estamos em Corumbau, ufa! Dormimos em uma pousada bem simples nesta praia. No dia seguinte o céu e o mar estavam estupidamente azuis!
Logo na entrada da aldeia, uma indiazinha nos recebe toda sorridente oferecendo colares de semente de Pau-Brasil. Sua carinha redonda e seu jeito tímido nos encantou!
É claro que antes de partir da aldeia rolou muita troca de bonés, cintos, camisetas. Eu acabei trocando meu chapéu de pano branco por um prato e um garfo feitos de Pau-Brasil.
Uma pausa para conversar com o cacique e ouvir suas histórias, reclamações da FUNAI, do governo.....mas também sua vida, a caça, os peixes...
Aqui já estamos quase chegando a Corumbau. O sul da Bahia é pontilhado de rios, todos desesperados para chegar até o mar!
Uma pausa para descanso bem no alto, enquanto lá embaixo a maré desce lentamente...
Na hora de ir embora de Caraíva, onde está o barco? Pronto, mais um banho de rio! Tivemos que atravessar com a água pela cintura, driblando a correnteza e levantando a mochila com as mãos!
As casinhas de Caraiva são bem coloridas e pintadas com artesanato local, usando folhas de coqueiro, palha de coco e cola feita com cores da areia do lugar.
A praia de Caraíva praticamente deserta ao final do dia, que maravilha!


E assim caminha a humanidade rumo a Corumbau, sul da Bahia. Com um olho na terra e outro no mar, certos trechos da praia ficam inviáveis para passar na maré alta. Adoro quando isso acontece, se estou mais animada vou passando com a água no meio da perna! Ou então, é só levantar a poeira e dar a volta por cima, literalmente. Neste ponto é bem provável que você já esteja em terras indígenas. Ali vivem os "Pataxo" em torno do Monte Pascoal. Agora o espírito aventureiro vem à tona, e é claro que eu não podia deixar de visitar a aldeia "Barra Velha", na parte baixa da praia. Mesmo um tanto quanto aculturados, os índios merecem muito o nosso respeito. Recomendo conhecer o cacique. Mostre interesse pelo seu povo, sua história e não se esqueça de agradecer na saída! Saindo das terras do Parque Nacional do Monte Pascoal chegamos à Caraíva. Ali já foi refúgio dos dissidentes hippies. Hoje é uma vila badalada, espremida entre o rio e o mar. Ficamos ali dois dias, pois vale muito a pena. Na hora de ir embora é só atravessar mais um rio! Do outro lado, a paz tão esperada e já longe do burburinho que ficou para trás. Próxima parada? Curuípe, aí vamos nós!!!

8 comentários:

  1. Fantástica sua rota, Bia!
    Eu nunca estive por aí, mas já vi indiozinhos na Bahia também e fizemos nossas trocas na época.
    Engraçado que na época, meu filho que era pequeno, trocou seu boné pelo do indiozinho que era um pequeno cocar para turistas bobos como nós. hehe
    beijãozão carioca

    ResponderExcluir
  2. Amei!
    Ganhei a madrugada! rsrsr
    Tudo haver com que gosto e trabalho. Vou continuar o passeio pela sua "casa"...

    Uma semana de luz e paz.

    Bjs.

    Bia.

    ResponderExcluir
  3. Oi Beth
    Queria que o Rio tivesse tão tranquilo agora como foi essa viagem no sul da Bahia.....
    Beijinhos cariocas também!

    ResponderExcluir
  4. Oi Xará!
    Passei lá pelo teu blog e adorei os anéis de coco, que trabalho, hein!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Boa noite,Beatriz
    Fotos muito lindas, que lugar bonito. Foi uma aventura e tanto.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. atravessar o rio

    eu atravessava

    e ficava por ali, coração de índio a conversar até de madrugada!

    Bia, viajante magnífica!estas deambulações enchem-me de esperança

    um beijo

    manuela

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria Célia
    Foi uma aventura e tanto! Pretendo um dia repetir, mas em outro trecho de mar!
    Bjs


    Oi Manuela
    Viajante eu sou, na alma e no coração. Tenho sempre saudades dos lugares por onde andei...Ai que vontade que dá de um dia lá voltar....muitas e muitas vezes de novo navegar por aqueles rios e aquele mar...
    Beijinhos

    ResponderExcluir