














Com o verão batendo à porta...resolvi repaginar aqui um post antigo. Na verdade, uma viagem que fiz à pé pelas praias do sul da Bahia durante uma semana, de Caravelas até Porto Seguro. Ah, que saudades...! Esta é uma das inúmeras maneiras de curtir a natureza sem destruí-la. A Costa do Descobrimento é o lugar ideal para um trekking ecológico. A trilha passa por lugares inusitados e de rara beleza cênica, que mostrarei aos poucos. Éramos um grupo pequeno, 6 pessoas, de partes diferentes do país, mas com a mesma paixão pelo mar e pela aventura! No final das contas andamos uns 100 km pelas praias, falésias, ou trilhas no meio do mato, quando a maré subia. Quando achávamos um lugar legal, ficávamos até dois dias para conhecer bem o local e seu povo. Saindo de Caravelas, fomos até Prado, um bom lugar para começar, com boa infra-estrutura de hotéis e pousadas. Um dia para conhecer o pessoal do trekking e planejar a viajem do dia seguinte. Seguindo rumo ao norte, a primeira parada é a "Praia da Paixão", super tranquila. Em seguida, a "Praia do Moreira", surreal! Quando começam as falésias, aqueles paredões que se formam pela erosão do mar, já estamos chegando a Cumuruxatiba. Para os íntimos: Cumurú. Pequenina, começou como uma vila de pescadores e hoje abriga várias pousadas e bons restaurantes. Ótima pedida para passar a noite e descansar os pés. Suas praias são tão calmas, quase sem ondas. Nos anos 60 o lugar exportava areia monazítica através dos navios que aportavam no velho píer, hoje abandonado e carcomido. Acordando com o sol, todos os caminhos levam à Barra do Cahy, que o digam os ventos que trouxeram a turma de Cabral! O imponente rio Cahy encontra o mar com suas areias grossas e falésias vermelhas. O rio tem uma correnteza bem forte, portanto, recomendo cuidado ao atravessá-lo. Reviva o tempo dos desbravdores e atravesse de canoa (aquela feita do tronco de árvore pelos índios). Aposto como seu instinto "selvagem" vai agradecer! Chegando ao outro lado do rio, lá está ela, a cruz de madeira na praia dizendo ser ali o marco do descobrimento em 1500. Que tal então conhecer a famosa Fazenda da Barra do Cahy? Aliás, neste momento nós já estamos dentro dela. Do alto da fazenda se vê toda a barra do rio Cahy, a cruz, as falésias, a praia.....hora de tomar um cafezinho com o pessoal da fazenda e, ufa, descansar!!!
Estamos querendo fazer um roteiro pelo sul da Bahia durante a nossa ida ao Brasil. Acho que meu amor nao vai querer mais voltar pra ca...
ResponderExcluirOI Beatriz
ResponderExcluirSuas fotos ficaram maravilhosas. Que aventura, hein?!
Acho que não tenho ânimo necessário pra fazer este programa ecológico, mais admiro muito quem o faz.
Bjos
Bia que delícia! Adoraria fazer um passeio assim, a pé, curtindo a natureza e toda sua beleza!
ResponderExcluirAdorei o post!
Beijos
Que fotos lindas! Tai' uma viagem que eu adoraria fazer... ou melhor, adoraria ter feito, pq agora com um baby a tiracolo, tudo fica mais complicado. Quem sabe quando ele for maior, né? Quando moravamos no Brasil, faziamos muitos passeios ecolo-aventureiros, com trekkings, raftings, acampamento, era uma delicia.
ResponderExcluirBia, quando eu voltar pro Brasil vou largar esse negócio de jurídico e mudar para Cumuruxatiba. Pretendo vender cocos por lá. A chegada dos portugueses aqui em Timor foi em Oecussi, dentro do enclave. Certamente um lugar menos abençoado do que este das suas fotos. Beijo!
ResponderExcluirCirilo
blogatauro.blogspot.com
Menina ... que lugar LINDO !!!!!!! Eu confesso que NUNCA escutei falar deste lugar ... e com certeza ele já estará na minha lista de lugares para se conhecer quando eu for para Bahia.
ResponderExcluirBeijinhos !!!!!
n baiso de Suiza.
ResponderExcluirAhora voy a la scuela para no perdir el espanol que yo aprendido a Minorca !!! no era posible, abla menorcin.
Oi Brenda
ResponderExcluirAposto como aí na Europa tem roteiros incríveis (e claro, você já deve ter feito todos!)
Beijinhos
Oi Maria Célia
Acho que é preciso ser um pouquinho nômade mesmo e com umas pitadas de aventureira....Aí tudo dá certo!
Beijos
Olá Bia!Viajar é, sem dúvida, uma das melhores coisas da vida e navegar por blogs de viagem faz a gente viajar na viajem de quem escreve!
ResponderExcluirOlhando suas fotos a gente reflete no quanto a natureza é generosa e tem tanta beleza a oferecer aos nossos olhos!
Bj pra vc!
Oi Ana
ResponderExcluirO passeio é lindo, você ía se encantar com a beleza de todas a coisas!
Bjs
Oi Dé
Tem razão, com um "baby" a tiracolo fica um pouquinho mais difícil, he he...
Mas também há vários passeios legais que se pode fazer carregando um baby, inclusive andar de bicicleta por aí!
Beijinhos
Oi Cirilo
Tenho certeza de que você e Alice vão adorar Cumuruxatiba! Você vendendo coco e a Alice no único consultório de dentista do lugar, já pensou que vidão!?
Bjs
Olá Maitê
Cumurú fica no sul do sul da Bahia e faz parte do município de Prado. Já foi como Trancoso há muito tempo....agora já foi "descoberta" pelo turismo! Mas o bom é que ainda guarda aquele ar de encantamento!!!
Beijos
Hello Beatrice
ResponderExcluirWhat a beautiful name, hã! I can imagine how many wonderful places there are in Swiss!!!
Kisses,
Beatriz
Bia eu acho que vou me proibir de visitar o seu Blog!!! hahahaha
ResponderExcluirEu to planejando uma viagem ano que vem pro BR com meus sogros e toda vez que eu passo aqui eu quero mudar o roteiro!!!
Lindas as paisagens, sério!
Vc por um acaso já foi no Pantanal? Se sim, o que achou?
Bjs