Translate

sábado, 20 de novembro de 2010

Trekking pela Costa do Descobrimento

O verão é sempre uma boa época para viajar assim, ainda mais quando se tem o mar como aliado e companheiro o tempo todo!!!
Aqui estamos para registrar o marco do descobrimento do Brasil na barra do rio Cahy, chic, não! Mas sempre digo aos quatro ventos, que quem descobriu o Brasil foram os nossos queridos índios, que aqui já viviam, caçavam e amavam esta terra!!!
A Fazenda da Barra do Cahy fica lá no alto. Tirei esta foto do outro lado do rio, já pronta para atravessar de barco e ir tomar um café com o pessoal que nos recebeu. A fazenda fica dentro do Parque Nacional do Descobrimento. Lugar fantástico!
As falésias vermelhas são pinceladas por todo o sul da Bahia. Quando a água sobe, temos que passar por cima delas, o que não é nenhum sacrifício, pois a visão é simplesmente estonteante!!!
Sentar neste banquinho e observar ao longe o rio se encontrando com o mar....melhor coisa não há!
O rio Cahy e sua forte correnteza. Atravessei nadando para o outro lado, onde estava a cruz do descobrimento. Na volta, com a maré cheia, tive que usar o barquinho de madeira!
O saudoso píer ao longe......o mar agora o quer de volta!
O píer de Cumuruxatiba já funcionou nos áureos tempos, quando se exportava areia monazítica, mas hoje está sendo levado aos poucos pelo mar...
Uma pequena lagoa, a praia do Cahy e um quiosque, onde se pode provar um delicioso camarão feito na hora e se refrescar à vontade com água de coco!
Aqui estamos no alto da Fazenda da Barra do Cahy, ao longe se avista o rio Cahy e a cruz do marco do descobrimento.
A praia de Cumurú é tão calma, que se ficar ali alguns minutos dá até sono! Este barco de madeira é feito pelos índios Pataxo e são usados para atravessar os vários rios que deságuam no mar na maré cheia. Quando atravessei o rio Cahy, foi um indiozinho de um lado com o remo e eu do outro (mais um, e o barco viraria, he he!)
A Praia do Moreira parece mais uma visão surreal! Principalmente quando se vislumbra a paisagem depois de se desvencilhar do mato e dos coqueiros. Mas ali merece um cuidado especial, pois tem corais no fundo que enganam muita gente quando submersos. Na maré baixa forma pequenas piscinas naturais com aquela cor azul "piscina", ou será "mar"?!
Maré baixa, sinal de pedras e corais à vista, cuidado! Passamos ao lado de uma falésia com várias cores que contam sua passagem pelo tempo.
Saindo de Prado pela areia já encontramos as primeiras falésias, e a maré já subindo, temos que ir por cima agora...
Começamos a caminhada com o sol nascendo e a maré bem baixa. Uma boa dica é evitar os horários de pico do sol.
Caravelas, nosso ponto de partida!


Com o verão batendo à porta...resolvi repaginar aqui um post antigo. Na verdade, uma viagem que fiz à pé pelas praias do sul da Bahia durante uma semana, de Caravelas até Porto Seguro. Ah, que saudades...! Esta é uma das inúmeras maneiras de curtir a natureza sem destruí-la. A Costa do Descobrimento é o lugar ideal para um trekking ecológico. A trilha passa por lugares inusitados e de rara beleza cênica, que mostrarei aos poucos. Éramos um grupo pequeno, 6 pessoas, de partes diferentes do país, mas com a mesma paixão pelo mar e pela aventura! No final das contas andamos uns 100 km pelas praias, falésias, ou trilhas no meio do mato, quando a maré subia. Quando achávamos um lugar legal, ficávamos até dois dias para conhecer bem o local e seu povo. Saindo de Caravelas, fomos até Prado, um bom lugar para começar, com boa infra-estrutura de hotéis e pousadas. Um dia para conhecer o pessoal do trekking e planejar a viajem do dia seguinte. Seguindo rumo ao norte, a primeira parada é a "Praia da Paixão", super tranquila. Em seguida, a "Praia do Moreira", surreal! Quando começam as falésias, aqueles paredões que se formam pela erosão do mar, já estamos chegando a Cumuruxatiba. Para os íntimos: Cumurú. Pequenina, começou como uma vila de pescadores e hoje abriga várias pousadas e bons restaurantes. Ótima pedida para passar a noite e descansar os pés. Suas praias são tão calmas, quase sem ondas. Nos anos 60 o lugar exportava areia monazítica através dos navios que aportavam no velho píer, hoje abandonado e carcomido. Acordando com o sol, todos os caminhos levam à Barra do Cahy, que o digam os ventos que trouxeram a turma de Cabral! O imponente rio Cahy encontra o mar com suas areias grossas e falésias vermelhas. O rio tem uma correnteza bem forte, portanto, recomendo cuidado ao atravessá-lo. Reviva o tempo dos desbravdores e atravesse de canoa (aquela feita do tronco de árvore pelos índios). Aposto como seu instinto "selvagem" vai agradecer! Chegando ao outro lado do rio, lá está ela, a cruz de madeira na praia dizendo ser ali o marco do descobrimento em 1500. Que tal então conhecer a famosa Fazenda da Barra do Cahy? Aliás, neste momento nós já estamos dentro dela. Do alto da fazenda se vê toda a barra do rio Cahy, a cruz, as falésias, a praia.....hora de tomar um cafezinho com o pessoal da fazenda e, ufa, descansar!!!

12 comentários:

  1. Estamos querendo fazer um roteiro pelo sul da Bahia durante a nossa ida ao Brasil. Acho que meu amor nao vai querer mais voltar pra ca...

    ResponderExcluir
  2. OI Beatriz
    Suas fotos ficaram maravilhosas. Que aventura, hein?!
    Acho que não tenho ânimo necessário pra fazer este programa ecológico, mais admiro muito quem o faz.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Bia que delícia! Adoraria fazer um passeio assim, a pé, curtindo a natureza e toda sua beleza!
    Adorei o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que fotos lindas! Tai' uma viagem que eu adoraria fazer... ou melhor, adoraria ter feito, pq agora com um baby a tiracolo, tudo fica mais complicado. Quem sabe quando ele for maior, né? Quando moravamos no Brasil, faziamos muitos passeios ecolo-aventureiros, com trekkings, raftings, acampamento, era uma delicia.

    ResponderExcluir
  5. Bia, quando eu voltar pro Brasil vou largar esse negócio de jurídico e mudar para Cumuruxatiba. Pretendo vender cocos por lá. A chegada dos portugueses aqui em Timor foi em Oecussi, dentro do enclave. Certamente um lugar menos abençoado do que este das suas fotos. Beijo!
    Cirilo
    blogatauro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Menina ... que lugar LINDO !!!!!!! Eu confesso que NUNCA escutei falar deste lugar ... e com certeza ele já estará na minha lista de lugares para se conhecer quando eu for para Bahia.

    Beijinhos !!!!!

    ResponderExcluir
  7. n baiso de Suiza.
    Ahora voy a la scuela para no perdir el espanol que yo aprendido a Minorca !!! no era posible, abla menorcin.

    ResponderExcluir
  8. Oi Brenda
    Aposto como aí na Europa tem roteiros incríveis (e claro, você já deve ter feito todos!)
    Beijinhos


    Oi Maria Célia
    Acho que é preciso ser um pouquinho nômade mesmo e com umas pitadas de aventureira....Aí tudo dá certo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Bia!Viajar é, sem dúvida, uma das melhores coisas da vida e navegar por blogs de viagem faz a gente viajar na viajem de quem escreve!
    Olhando suas fotos a gente reflete no quanto a natureza é generosa e tem tanta beleza a oferecer aos nossos olhos!
    Bj pra vc!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana
    O passeio é lindo, você ía se encantar com a beleza de todas a coisas!
    Bjs


    Oi Dé
    Tem razão, com um "baby" a tiracolo fica um pouquinho mais difícil, he he...
    Mas também há vários passeios legais que se pode fazer carregando um baby, inclusive andar de bicicleta por aí!
    Beijinhos


    Oi Cirilo
    Tenho certeza de que você e Alice vão adorar Cumuruxatiba! Você vendendo coco e a Alice no único consultório de dentista do lugar, já pensou que vidão!?
    Bjs


    Olá Maitê
    Cumurú fica no sul do sul da Bahia e faz parte do município de Prado. Já foi como Trancoso há muito tempo....agora já foi "descoberta" pelo turismo! Mas o bom é que ainda guarda aquele ar de encantamento!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Hello Beatrice
    What a beautiful name, hã! I can imagine how many wonderful places there are in Swiss!!!
    Kisses,
    Beatriz

    ResponderExcluir
  12. Bia eu acho que vou me proibir de visitar o seu Blog!!! hahahaha
    Eu to planejando uma viagem ano que vem pro BR com meus sogros e toda vez que eu passo aqui eu quero mudar o roteiro!!!
    Lindas as paisagens, sério!
    Vc por um acaso já foi no Pantanal? Se sim, o que achou?
    Bjs

    ResponderExcluir