Translate

sábado, 30 de abril de 2011

Gênesis

A beleza da Serra do Cipó-MG, em seus tons azuis, verdes e amarelos, típicos do cerrado daquela região
E lá vou eu mais uma vez subindo num balão às sete da manhã, para aproveitar a direção do vento....Como a vida é bela lá de cima!
Fim do dia com o sol se despedindo no rio Araguaia, divisa entre Mato Grosso e Goiás. Todos os dias era um sol diferente do outro. Quantos sóis tem este lugar!!!
Um mergulho nas águas límpidas do Peró - RJ, num verão inesquecível e bem tropical!!!
Tirei esta foto de manhã, em uma das várias praias do rio Araguaia, a quilômetros de distância de qualquer civilização. O tronco aí serviu de ninho para uma pequena gaivota, que voou quando eu cheguei perto...
A ossada de uma baleia foi montada nesta praia em Caravelas, Bahia, para lembrar dos tempos em que se matavam esses animais para conseguir óleo para as casas. Quando tirei esta foto, a maresia já tinha corroído grande parte do esqueleto...




Sempre fui uma apaixonada por fotografia, embora nada saiba, estou ainda engatinhando numa eterna aprendizagem.... E como fã de imagens, adoro as fotos de Sebastião Salgado, nosso fotógrafo brasileiro reconhecido no mundo todo. Seu último trabalho "Gênesis" mostra sua saga durante 7 anos de expedições pelos lugares mais remotos do planeta: Península de Kamchatka (Rússia), Congo, montanhas Tepuis (Venezuela), Butão, Alasca, Madagascar, Galápagos e Papua Nova Guiné, entre tantos. As imagens fazem uma nova apresentação do planeta, principalmente para aqueles que são extremamente urbanos. Como o próprio fotógrafo diz, "a gente se afastou do planeta". E é exatamente esse desequilíbrio que causamos ao planeta que nos fez perder aquele instinto de proteção e previsão. Não conseguimos nem saber se vai acontecer alguma catástrofe! Aliás, penso que as populações das grandes cidades estão ficando cada vez mais egoístas. E, radicalmente falando, este individualismo acaba sendo uma fórmula para catástrofes. Queria ter essa dimensão de mundo do fotógrafo.....Quem tem a oportunidade de frequentar outros ambientes, outras espécies e paisagens colossais consegue enxergar a dimensão maravilhosa do mundo em que vivemos!!!

13 comentários:

  1. O mundo e o homem só tomará jeito quando se conscientizar de que é somente um grão de areia (mas com enorme poder de destruição) no meio dessa grandeza que é a Mãe Natureza! Beijos querida Bia!

    ResponderExcluir
  2. Ei Bia, boa tarde,
    Como sempre suas fotos são espetaculares. Você é amante da natureza. Todas as fotos postadas são de
    praias, cerrados, rios, florestas, ilhas, montanhas, trilhas.
    Sou tão urbana, admiro profundamente a natureza, mas gosto mais de cidades, lojas, shoppings e afins.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi Bia

    Suas fotos estão lindas. Também adoro fotografar, mas não tenho esse dom, só gosto. rs
    Quanto a Sebastião Salgado, sensacional. Fotos perfeitas, diversidade e o mundo nu e cru que deveríamos preservar.
    Vem fotografar por aqui.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  4. Ei Alexandre!
    Eu também tiro o chapéu para Sebastião Salgado, com sua sensibilidade capaz de captar imagens únicas!
    Beijos e um bom domingo!


    Oi Glorinha
    O homem é mesmo um ser complicado...quando acordar talvez seja tarde demais! Ainda bem que temos pessoas conscientes por aí que ainda podem fazer algo, assim como nós! Um grão de areia no oceano já faz uma diferença!!! Beijocas



    Maria Célia, também sou meio urbana, já que vivo numa cidade grande. Mas sou daquele tipo com um pé no asfalto e outro no mato, he he!!!
    Beijinhos


    Oi Nilce
    Bem que eu gostaria de fotografar aí no Paraná, que é um lugar lindo! Mas primeiro tenho que aprender direito p/ não passar vergonha, rs rs rs...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Lindas fotos!
    E que bacana este fotografo: Sebastião Salgado.Vou estudar mais sobre ele.
    Bjossssss

    ResponderExcluir
  6. Bia, suas fotos sempre são lindas, também admiro muito o trabalho do S.Salgado e tenho até um antigo livro de fotos dele.
    Quem ama a natureza, observa-a, interage, protege, cuida e enquanto tiverem pessoas como nós, terá muitos pôr de sol lindos como este do Araguaia para nosso deleite.
    beijos cariocas e ótima semaninha!

    ResponderExcluir
  7. Bia que fotos lindas!!!!
    Deve ser uma delícia andar de balão sobrevoando paisagens tão lindas!
    Toda vez que venho ver teu blog fico suspirando com as belezas que podemos encontrar, parabéns e uma ótima semana!
    BJS

    ResponderExcluir
  8. Oi Flavia!
    Vale a pena descobrir um pouco mais sobre este fotógrafo tão especial. Ele mora em Paris desde a década de 70 mas, pelo jeito, sua casa é o mundo inteiro!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Ei Bia!

    Também amo fotografia!! Vou logo procurar sobre a sua dica do trabalho do Sebastião, ainda não tinha ouvido falar sobre ele.

    Bjao

    ResponderExcluir
  10. Uau, as imagens dele são chocantes e carregadas de sentimento! Lindo!

    Esquecí de comentar, esta sua foto da Serra do Cipó me lembrou agradabilíssimos momentos deste paraíso ecológico que eu amo de paixão! :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Fê! Sei que você gosta de fotografia, pois cada vez que vou ao teu blog me derreto toda com as imagens lindas que você consegue captar pelo mundo!!!
    Sebastião Salgado é mesmo um gênio, e também vi umas fotos deles da Serra do Cipó maravilhosas!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Ahhhhh Bia que legal, menina vir ao seu Blog faz a gente viajar contigo e ter vontade de explorar esse mundão, é muito bom!
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  13. Ei She!
    Que bom que apareceu por aqui e acabou entrando nessas minhas viagens...
    Beijos e uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir