Translate

sábado, 29 de outubro de 2011

Um olhar sobre o Rio

"E no mar estava escrita uma cidade". O mesmo amanhecer em Copa e lá está ele a observar a vida e o mar...
O Forte de Copacabana, bem perto do olhar atento de Carlos Drumond de Andrade, há poucos metros dali!
O premiado ilustrador francês Edmond Baudoin se inspirou no morro da Urca para homenagear a cidade.
Outro francês, diretor de L'Association, desenhou o Rio segundo seu ponto de vista!
Para mim, o mar de morros se mistura com o mar e forma a mais linda paisagem... Já Drumond diria "As coisas tangíveis tornam-se insensíveis à palma da mão. Mas as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão"
O amanhecer em Copacabana às 7 horas, dia nublado, sem chuva, me convida a uma caminhada até o Leme. Não fui. Aliás, só até a metade. Pois, assim como Drumond costumava dizer: "A minha vontade é forte, mas a minha disposição de obedecer-lhe é fraca".
Este é o meu olhar sobre o Rio..., da praia Vermelha olhando o morro da Urca....


Todos temos um olhar diferente sobre uma mesma cidade. Com o Rio não é diferente. Desperta raiva, amores, dores, desejos sem fim. A cidade, odiada por uns e amada por muitos, também influenciou e foi influenciada por Carlos Drumond. O poeta tímido que vivia andando por Copacabana a olhar vitrines, tomar um café, ler um jornal ou caminhar pela praia. Dia 31 de outubro, data de seu nascimento, é o dia "D" de Drumond, com apresentações, debates, filmes e exposições em todo o Brasil. Ele tinha um olhar peculiar sobre esta cidade que escolheu para viver. E assim foi feliz. Pois para ele "ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade".

Quem esteve na Rio Comicon na última semana também viu um outro olhar sobre o Rio. Artistas de diversas partes do mundo colocaram em papel e tinta sua visão da cidade maravilhosa. E então desenhos inusitados surgiram, uns dramáticos, outros alegres como o samba, todos belos!

A vida é bela? Sim. A vida é chata? Sim. Rotina? Também. E daí? Posso estar no Rio, no inteior de Goiás, em uma ilha no meio do oceano. Tudo é igual e diferente. Basta saber adaptar o olhar e viver de um outro jeito. Mudanças são sempre bem vindas em minha vida, sempre somam alguma coisa. As vezes é preciso ficar ausente para enxergar lá dentro o que ninguém vê. E depois saber voltar sempre inteira. Ai, ai, cá estou a divagar.....

Então deixo aqui um pouco de Drumond, pra variar:
"Por muito tempo achei que a ausência é falta. E lastimava ignorante, a falta. Hoje não a lastimo. Não há falta na ausência. A ausência é um estar em mim. E sinto-a branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços, que rio e danço, e invento exclamações alegres, porque a ausência assimilada, ninguém a rouba mais de mim!"

11 comentários:

  1. Bia querida,

    Comentar o quê? Das cidades que conheço no mundo, o Rio é a mais bela. Tem montanha, tem mar, tem floresta, tem arranha-céus! Mas é uma das cidades, das que conheço, que mais me causa medo.
    Lindíssima e criativa homenagem ao eterno Drumond.
    Girassóis nos seus dias. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Special sky and sea view! Beautiful. Nothing like the sea and it`s freedom..
    Hope you have a great Sunday:-)

    ResponderExcluir
  3. Bia

    Já estive duas vezes no Rio...uma delas durante dois meses há muito anos atrás!Uma das imagens que guardo na memória é exactamente da Praia Vermelha e do morro da Urca...
    Goste-se ou não da cidade uma coisa é certa... como ela não há outra em todo o mundo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá Celina! Não tema, apesar das más notícias veiculadas na tv. Acredito sim, há violência, mas as cidades grandes em geral sofrem desse mal, infelizmente...É só ter calma, um olho aqui e outro na esquina, e curtir o que a cidade tem de melhor, suas belezas naturais e muita cultura saindo pelos poros!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Hi Spiderdama! I think you'd like to climb the "Sugar Loaf" if you've been in Rio! Nothing compares that view over the clouds and the sea...

    ResponderExcluir
  6. Margarida, sua memória emotiva é também seletiva! A Praia Vermelha é tudo de bom, ainda mais com a vista do Pão de Açucar, os bondinhos e a praia "quase" particular!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo,Bia !
    Acompanho sempre com muito prazer todos os teus posts.
    Abraços e bo noite

    MT

    ResponderExcluir
  8. Olá MT!
    Sempre bem vinda! Obrigada pela visita de sempre!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  9. cidade bonita, o Rio!

    conheço, um pedacinho e tenho saudades, sempre

    é uma ausência, com sabor a pão de queijo quente e a batida de limão

    um beijo, Bia!

    ResponderExcluir
  10. Beatriz,
    obrigada pelas suas visitas. Não tenho sido regular nas minhas passagens, mas o inverno vai trazer mais disponibilidade de caminhadas na blogosfera.
    Hoje caí num pote de mel... No "meu" Rio aonde estou sempre a pensar regressar... Tudo do que fala eu sinto e conheço.
    Agora tambem o diaD, aconteceu dia 31, na Casa Fernanado Pessoa, com o documentário que também passou aí, Na Fundação Moreira Sales. Poemas ditos por quem os sabe, da vossa nata de artistas e intelectuais brasileiros. Uma comunhão perfeita.

    Beijo meu,
    anamar

    ResponderExcluir
  11. Manuela

    Você vai adorar o Rio se um dia voltar! Precisa agora conhecer outros pedacinhos charmosos da cidade. Ah, e mais pão de queijo, caipirinha e mate gelado!

    Beijossss

    ResponderExcluir