Translate

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Voluntariado verde

O pequeno Kiwi da Nova Zelândia é uma ave que desaprendeu a voar, segundo a teoria de Darwin, e hoje está ameaçada de extinção. Mas se depender de pessoas assim, isso ainda vai demorar a acontecer! (foto Departament HO NZ Conservation)
No Projeto Baleia Jubarte, acordávamos todos os dias às 5:00 da manhã, e depois de tirar centenas de fotos do nascer do sol em alto mar, era hora de pegar o bote inflável, fazer a vistoria nas outras ilhas e educação ambiental com os turistas que chegavam de veleiro, muitas vezes no meio de uma volta ao mundo!
Um filhote de leopardo das neves do Quirguistão, embora sem a mãe, agora está sob proteção (foto Reuters/Fabrizio Bensch)
Os lobos cinzentos na Rússia estão perdendo seu habitat natural e começam a invadir as áreas habitadas. O projeto prevê recolocá-los em áreas selvagens protegidas e longe da vida humana.
A primeira cova com ovos de tartaruga da Amazônia que encontrei na praia das Gaivotas, no rio Araguaia. Depois transferimos os ovos para uma praia mais protegida e cercada, afim de evitar os predadores. Após dois meses de encubação na areia, é só soltá-las nas águas do rio e torcer para que cheguem à vida adulta!
Um elefante na Tailândia teve que usar uma prótese para voltar a andar, resultado de uma mina perdida.


Resolvi falar novamente sobre os ecovoluntários, afinal há tantos projetos ambientais no mundo que precisam de ajuda! O Programa de Ecovoluntários funciona como uma agência de viagens. Mas essas não são viagens comuns, não! Os lugares para onde vamos são inacessíveis a turistas. Nestes lugares nós temos a chance de proteger a natureza e os seres que vivem ali através de projetos de conservação. Para quem gosta de ambientes naturais, é uma experiência e tanto! Eu já participei como voluntária em dois deles no Brasil: Projeto "Tartaruga da Amazônia" e "Projeto Baleia Jubarte". Confesso que o que aprendi ali, na experiência e convivência com pescadores, ribeirinhos e a vida selvagem, não esquecerei jamais! Quem se interessar também pode se aventurar pelo mundo, é só escolher qual espécie você quer ajudar a preservar: tem a ave Kiwi na Nova Zelândia, os lobos na Rússia, rinocerontes na Suazilândia, tartarugas na Nova Guiné, morcegos na India, lobos ibéricos em Portugal, elefantes na Tailândia e leopardo das neves no Quirguistão.... É um pacote de turismo científico diferente de todos os outros. Os valores são de acordo com as agências de cada país. No Brasil, acho eu, ainda é feito pelo Instituto Ecológico Aqualung (que fica na rua do Russel, no Rio).

As tarefas do dia a dia sempre vão variar de acordo com o projeto, mas em geral incluem tratar dos animais, ajudar os pesquisadores nos registros de comportamento animal, fazer educação ambiental com a população local e turistas, etc. Os ecovoluntários devem ter em mente que estes animais não são animais de estimação e devem ser tratados adequadamente. O contato mínimo é essencial para ajudar a garantir que eles permaneçam selvagens. Quanto à comida, alguns projetos incluem alimentação, outros não. Em projetos baseados em barcos ou em áreas isoladas, como os que participei, a alimentação faz parte. Agora, quem vai para outros países,o importante é se adequar à comida local. Por exemplo, na Mongólia é difícil ter uma refeição vegetariana, já na Índia, a maior parte dos pratos é vegetariana. O ecovoluntário ideal é aquele que tem bom condicionamento físico (nunca se sabe se vai ter que mergulhar, correr longas distâncias ou saltar!), que sabe falar inglês, que tem disponibilidade e é flexível com outros estilos de vida.
Bom, fica aí a dica de uma apaixonada pela vida e que já foi um dia uma ecovoluntária.....Bon voyage!!!!

17 comentários:

  1. Era algo que adorariamos experimentar :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que lindo e importante post , Bia. Tai uma coisa que gostaria um dia de fazer , e ainda bem que existem pessoas como você que se importam com esses animais que tanto sofrem e que dão sua preciosa ajuda.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Vagamundos!!!
    Eu bem sei que vocês adorariam ir para qualquer lugar desses...Ainda mais vocês, que já viajaram por tantos lugares incríveis!
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris! Acho super importante esses projetos, ainda mais como voluntário, sem pedir nada em troca, só a vontade de ajudar! Enquanto participei do projeto Baleia Jubarte, as pessoas estranhavam que eu estava ali sem receber nada!E eu costumava dizer que ganhava salto de baleia, nascer e por do sol todo dia em alto mar. Quer coisa melhor????
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Um belo postisso é importante essa conscietização é preciso também conscientizar que mesmo quando não podemos participar de um grande projeto podemos ajudar em pequenos gestos no nosso dia a dia!

    ResponderExcluir
  6. É isso mesmo Veloso! Eu sempre falo que um simples grãozinho de areia faz uma grande diferença no oceano inteiro!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Hi Bia, That was a great post today. We ALL need to do our part in helping wildlife. I love feeding my backyard birds---especially now that it is winter here and they need help.

    I read a blog yesterday about people killing poor, helpless ducks... Those kinds of things drive me crazy!!! I hate seeing humans killing the wildlife instead of helping them...

    I loved your post.
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Betsy!
      I agree with you, specially when we see this kind of people doing this kind of things!!!
      Wildlife must continue to be wildlife, and we have to maintain like this, without disturb them.
      I wish you a happy weekend in the US!!!

      Excluir
  8. Super dica. Belo trabalho de voluntariado. Cada um pode fazer muita diferença.
    Lindo post.
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia! Você ainda está no país gelado? Acho até que existe um projeto do "Ecovolunteer Program" na Austria, só não me lembro qual espécie.... Cada um faz uma grande diferença!
      Bjks

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi estou sorteando brincos da By GEO serão 3 ganhadoras,
    e tbm um tablet pelo niver do blog, participa tá!
    será uma honra :)

    bjinhos da elly
    ótimo fim de semana♥
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  11. Ah, what a wonderful post and pictures! I love your pictures of these animals. And you? at the beach:-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Tania!
      Unfortunately I'm not at the beach.... I'm going to walk before the sun be stronger!
      Maybe we could change some snow by some hot, just for while...
      Big hug!

      Excluir
  12. espantosa esta forma de fazer turismo e proteger a natureza

    ou mais precisamente, de ela nos proteger a nós

    um beijo

    manuela

    ResponderExcluir
  13. O melhor de dois mundos: voluntariado e natureza.
    Obrigada, Bia, por nos mostrar tantas possibilidades.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Bia, tudo bem? Adorei seu post e tô muito Interessada em me voluntariar pro projeto jubarte! Pode me falar mais um pouquinho sobre como foi a sua experiência? Quem sabe por email... (brunarafaela@id.uff.br). Muito obrigada desde já =)

    ResponderExcluir