Translate

domingo, 10 de março de 2013

Jardins do mar

Pelo mundo afora, os recifes de corais conseguiram resistir por  milhares de anos, mas agora correm sério risco de sumir do mapa para sempre. O aumento da poluição e o aquecimento das águas oceânicas não me deixam mentir! Isso ganha força com as mudanças climáticas,  cada vez mais intensas. Bom, conheço alguns ambientalistas, e eles dizem que a situação é tão catastrófica que ficar sem fazer nada não é uma opção. Aqui no Brasil, o projeto Coral Vivo já existe há 10 anos e desde o ano passado começou a funcionar em Búzios - RJ. Ali o mar abriga a primeira fazenda marinha de corais do Brasil. A ideia é lógica e animadora. centenas de mudas de corais são cultivadas em canos de PVC a 3 metros de profundidade, em estruturas flutuantes. Esses viveiros estão a apenas 100 m da praia de João Fernandes. Os pesquisadores querem evitar a extinção do coral-de-fogo, uma espécie belíssima que pude conhecer mergulhando em Abrolhos. Ele tem esse nome porque libera uma substância urticante quando tocado, que queima a pele como fogo.


Esta foto tirei num dia de tempestade, com uma câmera descartável ruim, mas dá para perceber o coral-cérebro à esquerda e o coral-fogo à direita. Infelizmente este coral tem sido muito explorado desde os anos 80 para produção de artesanato. Podemos encontrar o coral-fogo também na Flórida e nas Bahamas.







Na costa da Jamaica e em outras ilhas do Caribe também estão tentando recuperar recifes de corais, vítimas do aquecimento global. Eles estão 'plantando' espécies de rápido crescimento para tentar reverter essa perda. Pelo menos nessa região caribenha, dominada por resorts chiques, agora há uma pontinha de esperança com os viveiros de corais em um santuário de peixes!


(foto: Greenpeace) Várias organizações ambientalistas defendem a sobrevivência dos corais em nossos mares. Em alguns lugares deste imenso planeta azul há verdadeiras florestas de corais, com espécies que chegam a quase 10 metros de altura. São os jardins do mar. É ou não é um paraíso submerso?


(foto: Jeffrey Jeffords) O aumento da temperatura nos mares vem causando muitos prejuízos à vida marinha. É uma pena que muitas pessoas que se divertem nas praias do mundo todo mal percebam o que está acontecendo........Então, eu vejo essas iniciativas como uma luz no fim do túnel. E uma coisa é certa, já devíamos ter começado isso há muito tempo...

11 comentários:

  1. Oi Bia
    Maravilhosas as imagens, os corais são muito lindos.
    Pena que estão fadados a desaparecer, desconhecia este fato.
    Ainda bem que existem pessoas preocupadas e que já estão agindo pra evitar este desastre.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Célia
      Os corais são mesmo criaturas fantásticas. E, embora muitos não saibam, eles são animais e não plantas. E as condições globais atuais estão impedindo que eles se reproduzam como antes! São os nossos jardins debaixo d'água, que quase ninguém vê.....

      Beijos

      Excluir
  2. Fantastic pics, lovely shapes and colours, nice work :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Sarppu
      Thanks for coming! I'd like to have more time to visit these amazing places more often!!!
      I need to go back to your space to see those delicious recipies...

      Excluir
  3. What an important post! It is indeed terrible that humans have exploited and harvested coral simply for coffee table souvenirs and yes, global warming is catastrophic. I love the photos in this post, even those with the disposable camera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks Mandy!
      That's true, the human being can exploit more than enough, unfortunately.......
      But we still have a chance!

      Excluir
  4. HI Bia, The coral reefs are GORGEOUS... It is sad to see that they are disappearing due to US --and all of the POLLUTION... Let's save the reefs!!!!! Beautiful sea garden for sure.

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Betsy
      The climate changes and the general pollution are the big problems for the coral reefs nowadays.
      Yes, let's all of us help them!!!

      Excluir
  5. é sempre um prazer aprender contigo, Bia

    e com as florestas de coral


    um abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá Manuela

    Também adoro viajar nas suas estórias tão singelas....!
    Para conhecer melhor os corais, mergulhar de verdade é tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, Bia, que fotos incríveis, mergulhei contigo neste oceano maravilhoso! Obrigada por trazer pra nós tanta beleza deste mundo que tão pouco conhecemos e nem imaginamos o quanto estas pessoas envolvidas, têm trabalhado em prol de manter estes seres sobrevivendo.
    um super abraço carioca


    ResponderExcluir