Translate

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Ah, esse sul da Bahia....

Ah, que saudades da praia da Amendoeira, em Prado! Suas falésias vermelhas dão o tom do que há de mais belo no sul da Bahia (skyskapercity)

Caravelas, Alcobaça, Prado e Corumbau são algumas das cidadezinhas que conheci no sul da Bahia. Aliás, a Bahia é quase um país, e esta parte do litoral é completamente diferente de todo o resto, com suas falésias de cor avermelhada e mar agitado. Fiquei tão apaixonada que cheguei a morar lá por 3 anos. Desculpem se me repito, mas é que boas memórias vão e vêm de vez em quando e...... Hoje, programas como "Pesca Sustentável" e "Ordenamento do Turismo", apoiados pela Ong "Conservação Internacional", ajudam a preservar a região. Além dos dois projetos que participei (P. Baleia Jubarte e Tartaruga Marinha - TAMAR) ainda há o recente Projeto Budião, que desenvolve junto às comunidades pesqueiras ações importantes para a manutenção dos recifes de corais. A Costa do Descobrimento, como é conhecida a região, vai de Prado a Porto Seguro e é ideal para longos trekkings pela praia. Para mim, começa um pouco mais ao sul, em Caravelas (nome sugestivo das caravelas portuguesas que chegaram aqui em 1500). O trekking passa por lugares de rara beleza, com suas falésias íngremes, mata atlântica exuberante, praias praticamente desertas e rios intocáveis que desaguam no mar. É só prestar atenção nas variações da maré e anúncios de tempestades fortes e se abrigar num lugar seguro até passar. Depois é seguir viagem, tendo o sol radiante como companheiro fiel durante o dia e a lua a embalar seu sono a noite. Agendando (ou não) com antecedência alguns lugares para pernoite, é super tranquilo. O povo baiano é naturalmente alegre e receptivo. E os poucos índios Pataxo que conheci na aldeia (antes de chegar a Corumbau) são super amáveis e carentes de troca de informações e cultura. Espírito aventureiro? Talvez precise um pouco. Mas o mais importante é ter pernas dispostas a caminhar durante uns sete dias, um coração terno e a mente aberta para aprender muita coisa que este mundo tem a nos ensinar. E assim caminha a humanidade....Au revoir!!!!!

 A ponta de Corumbau é o marco desta região, que mais parece um paraíso perdido no sul da Bahia. Passei um dia aí e, confesso, foi difícil conseguir dormir com aquela lua cheia nascendo no mar. Sua imensidão clareou toda a noite e me hipnotizou por algumas horas, até ela ir diminuindo aos poucos enquanto subia aos céus! (foto pousadaverabeli)




As areias grossas e douradas do caminho me deixam extasiada e,  sem pestanejar, viajo em devaneios e me imagino num deserto isolado em alto mar. E não é quase isso???
(foto leconcierge)










Na maré baixa é possível encontrar algum pescador solitário tentando capturar um polvo, que gosta de ficar nas águas rasas e quentes, cheias de vida!






A partir do porto de Alcobaça, passeios incríveis podem ser feitos nessas traineiras, barcos típicos usados pelos pescadores. Passando por áreas de mangues preservadas, chega-se ao mar aberto e a vários recifes de corais, além de naufrágios para bons mergulhos! (foto flickr)


Caravelas é o ponto de partida. Calma (as vezes até demais!), é lugar ideal para descansar antes de botar os pés na areia, literalmente! Para quem gosta de meio ambiente, não pode faltar uma visita ao Instituo Baleia Jubarte, com exposição e souvenirs à venda, tudo em prol das pesquisas do projeto.





A região serve também como berçário para as baleias jubarte, que migram da Antártica, sempre no meio do ano, para se procriarem nas águas mornas da Bahia. Embora alguns países, como o Japão, ainda defendam no Tribunal de Haia a caça de baleias para fins "científicos", esses grandes e frágeis animais precisam mesmo é de proteção contra a ganância humana e a poluição sonora e química dos mares! (foto bahiadiadia)




  



No meio do caminho, nada melhor do que subir em uma falésia e lá em cima encontrar um "pit stop" para tomar uma água de coco, enquanto espera a maré baixar lá na praia. Não se esqueça que o sol é seu fiel escudeiro, portanto, hidratação é fundamental! Paisagem agreste, com coqueiros e jegue, assim tão perto do mar, só mesmo no nordeste.....








Os recifes de corais são visíveis a poucos metros de profundidade e, muitas vezes, nem precisa mergulhar de cilindro e toda aquela parafernália. Sou meio claustrofóbica com isso, então sou uma adepta do mergulho livre! Só com snorkel e máscara já dá para ver um mundo incrível lá embaixo! Ai, ai, às vezes dá vontade de virar peixe, ou sereia, e só voltar aqui em cima de vez em quando, para ver se ainda está tudo no mesmo lugar.........(foto Guilherme Dutra, Conservação Internacional)



O por-do-sol na ilha Siriba, em Abrolhos, é realmente inesquecível! Cada dia uma cor diferente, rosa, amarelo, laranja, vermelho, fúscia..... Picasso ia ficar com inveja e logo ia querer trocar sua caixa de tintas!!!!
(foto Conservação Internacional)







 O azul do céu e o azul "piscina" do mar competem em sintonia no quesito beleza natural. Neste caso não há ganhador, todos estão empatados, e quem ganha somos nós!!!


E aqui me despeço mais uma vez da Bahia. Esta terra que foi palco da descoberta do país no ano de 1500, mas que os índios brasileiros aqui já habitavam muito, muito ,muito, muito tempo atrás!!!








14 comentários:

  1. This must be paradis!! So wonderful and in my dream I can be at a place like this:-)
    Thank you for sharing this beauty.

    Hug from Tania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Tania

      You can know this paradis whenever you want! In Brazil we don't have a real winter, so, the sun is always there, along the beaches!!!
      Hugs

      Excluir
  2. Bia , você mostrou aqui tanta beleza da Bahia que eu nem conhecia, é bonito demais, tá explicado você ter ficado morando por ai. Um dia quero andar por estes lugares maravilhosos.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris
      A Bahia é imensa e tem belezas distintas, dependendo de qual região você quer conhecer. Recomendo TODAS!!!!
      Ainda volto lá mais vezes, pode crer!

      Beijos

      Excluir
  3. Oi querida Bia! Menina, que coisa mais lindaaaaaaaa! Olha, tem foto que parece pintura, parece quadro... muito lindo! Ai o nosso país tem cada cantinho maravilhoso! Dicas e lugares anotados aqui para que eu possa conhecer... :)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, She!
      Esse país é um mundo sem fim, gigante pela própria natureza!
      As vezesparece que uma vida inteira não é suficiente para conhecê-lo por inteiro. Mas não custa nada tentar, não é?
      Beijão

      Excluir
  4. Ah Bia, isto é um paraíso na terra! Eu adoro este sul da Bahia e nem conheço todas estas cidadezinhas que citou, mas já fui a algumas e todas têm estas características de paraíso.
    Que vontade voltar a viajar de novo por estes lugares, mas meu marido não tem mais disposição para dirigir, uma pena!
    grande abraço carioca


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth!
      As cidades do sul da Bahia são um pouco parecidas mesmo, mas cada uma com sua peculiariedade. Caravelas tem o porto de onde saem os barcos de turismo para Abrolhos, principalmente para observação de baleias. Prado tem praias de beleza selvagem e Corumbau, as águas mais cristalinas.........Tudo isso é possível se descer de avião em Porto Seguro e seguir para o sul!
      Beijocas

      Excluir
  5. Hi, Beatriz
    What a beautiful sea you have! I could know such wonderful place for the first time. Thank you for sharing.
    Have a nice weekend!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Sarah
      Thanks for coming and enjoy those beaches and some of this adventure walking through the south of Bahia!
      Hugs

      Excluir
  6. e se o paraíso afinal, for aí a sul da Baía


    pode ser?

    um abraço, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim Manuela
      O paraíso é onde nos encontramos no melhor de nossas vidas, seja onde for!!! Meu paraíso nunca é um só.....
      Beijos

      Excluir
  7. Olá Beatriz
    Nota-se perfeitamente por todas as suas postagens, que você é uma amante da natureza, ela te fascina, já te cativou há muito.
    Suas fotos estão belíssimas, como é lindo nosso Brasil, mas não conheço nenhuma destas cidades que você citou.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Maria Célia
    Se você mora em Minas, estás perto da Bahia. E, afinal, todo avião leva a Porto Seguro, que é vizinha de todas essas cidadezinhas maravilhosas!!!
    Bon voyage!
    Beijos

    ResponderExcluir