Translate

domingo, 4 de maio de 2014

Ar puro = Felicidade

Caminhando pelas ruas floridas de Gramado, no sul do país.

A sensação de que a natureza nos faz bem me parece óbvia, mas pesquisadores sempre descobrem um jeito de provar isso cientificamente. Duas pesquisas, uma britânica e outra americana, acabaram de comprovar que a felicidade está mais atrelada à natureza que a própria situação social. Eles descobriram que as sensações de viver perto de áreas verdes trazem sentimentos semelhantes ao de conseguir um novo emprego ou casar-se com quem se ama, por exemplo. Além do mais, essas pessoas têm dez vezes mais saúde mental e física, independente de classe econômica. Quem vive perto da natureza não se beneficia apenas do ar puro e do canto dos pássaros, mas também tem mais qualidade de vida.
A ONU já utiliza globalmente o termo "Cidades Verdes e Inteligentes" para aquelas que investem na melhoria de qualidade dos serviços para a população. Várias cidades do Canadá, como Toronto, não fazem mais coleta seletiva do lixo (estão um pouquinho mais adiantados). O caminhão passa uma vez só e recolhe o lixo na casa das pessoas. Depois, na usina de lixo, uma máquina se encarrega de separar automaticamente os materiais recicláveis, que depois são vendidos. O lixo orgânico é colocado em sacolas biodegradáveis para virar adubo. Este adubo é vendido no mercado, que vai ajudar a criar mais e mais áreas verdes. Os caminhões de lixo são movidos a gás produzido pelo próprio lixo que eles retiram das ruas. Viu como tudo se aproveita? Fica aí a dica para nossos futuros governantes (que se dizem tão preocupados com o bem estar da população!!!) Criar espaços verdes nas cidades é essencial para estimular hábitos mais saudáveis, cidades mais humanas, seguras e habitáveis.......e de quebra, pessoas mais felizes!

Um parque, entre tantos, bem no meio da cidade de Curitiba. Passear por entre flores e jardins super cuidados faz qualquer um mais feliz!

O Parque do Lago Negro, em Gramado, tem um clima tão agradável e está dentro de um bairro da cidade. As margens do lago são repletas de árvores que vieram diretamente da Floresta Negra, na Alemanha.

Em Canela, no Rio Grande do Sul, as estradas e ruas são verdadeiros jardins abertos ao público!

O Parque das Águas, em São Lourenço, é o pulmão da cidade. Com suas fontes de águas minerais, um pequeno bosque e o lago, o parque é um convite para longas caminhadas ao ar livre, respirando ar puro e ouvindo os pássaros....

O Memorial Ucraniano fica no Parque Tingui, em Curitiba. Aqui uma réplica da igreja de São Miguel de Arcanjo, uma das construções ucranianas mais antigas do Brasil. Seu estilo bizantino é tradicionalmente usado nas igrejas ortodoxas eslavas. 

Um dia de sol no Parque Ibirapuera, no coração de São Paulo. Pedalando ao redor do lago num fim de tarde, você até esquece que está no maior centro financeiro do país e numa das maiores cidades do mundo!

Morretes, uma cidadezinha na Serra do Mar, a caminho do litoral do Paraná. O rio passa no meio da cidade, que é coberta de praças e muito verde. Ótimo lugar para encher os pulmões de ar puro antes de continuar!

7 comentários:

  1. I totally agree---as you knew I would. Our little home is right in the middle of 'nature' ---and as we sat on our deck early this morning doing our daily devotions, I just looked around at all of the beauty EVERYWHERE.... Amazing...

    I would be miserable living in a city --full of concrete and not green space....

    Thanks for your sweet words about my surgery...
    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. You're a very luck person, Betsy!
      Living in the middle of nature is what everyone would like....
      I can imagine you and George looking around your beautiful garden every morning.....and when you're tired, just travel to other equally beautiful places!
      By the way, I'm sure your surgery will be a success!
      Big hug

      Excluir
  2. Bia, como já dizia o meu querido Rubem Alves, é nos jardins que encontramos Deus e não dentro de templos. Eu amo jardins, flores, árvores, sou capaz de ter um contato direto com o divino nestes lugares e ficar completamente vazia dentro de uma igreja, isso aliás já aconteceu comigo algumas vezes.
    Lindas suas imagens!
    beijos cariocas


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubem Alves está sempre certo, não é! Não é a toa que prefiro mil vezes a natureza em todo o seu esplendor, que os tempos ou igrejas...faz tanto tempo!. Não precisamos muito quando queremos contato com algo além da alma. Sempre encontrei na simplicidade o melhor e o mais puro de tudo!
      Beijinhos

      Excluir
  3. Very beautiful in all this green and nice flowers. I like very much the tree with pink flowers.
    Hope you have a great weekend Bia:-) Hug from Tania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Tania
      How I could see, nature is already proving to be less cold there, in Norway, isn't it!? You can also fish now, what wonderful!!!
      Hugs and a great weekend!

      Excluir
  4. eu também gosto de esverdear


    um abraço, Bia

    ResponderExcluir