Translate

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Quer saber? Este mundo não é nada maternal

Não é fácil falar das mães, ainda mais para quem não é uma delas, como eu. Mas dá para sentir a presença forte de uma mãe, e também seu amor incondicional. Penso nas mães do mundo todo, na África, na China, no Afeganistão, na Venezuela, na Ucrânia. Poxa, não deve ser fácil ser mãe em certos cantos do planeta..... Afinal, este mundo está de pernas para o ar faz tempo, e além do mais ele não é nada maternal! Então deixo aqui pedaços de uma crônica de Martha Medeiros sobre as mães:

" É bom ter mãe quando se é criança, e também é bom quando se é adulto. Mas quando se é adolescente a gente pensa que viveria melhor sem ela. Mero erro de cálculo. Mãe é bom em qualquer idade. Sem ela, ficamos órfãos de tudo, já que o mundo lá fora não é nem um pouco maternal conosco........... O mundo nos olha superficialmente. Não consegue enxergar através. Não detecta nossa tristeza, nosso queixo que treme, nosso abatimento. O mundo quer que sejamos lindos, sarados e vitoriosos para enfrentar ele próprio, como se fôssemos objetos de decoração do planeta............. O mundo quer nosso voto, mas não quer atender nossas necessidades. O mundo, quando não concorda com a gente, nos pune, nos rotula, nos exclui. O mundo não tem doçura, não tem paciência, não para para nos ouvir............. Mãe é de outro mundo. É emocionalmente incorreta: exclusivista, parcial, metida, brigona, insistente, dramática, chega a ser até corruptível se oferecermos em troca alguma atenção. Sofre no lugar da gente, se preocupa com detalhes e tenta adivinhar todas as nossas vontades, enquanto que o mundo propriamente dito exige eficiência máxima, seleciona os mais bem-dotados e cobra caro pelo seu tempo. Mãe é de graça!"

De mãe para filho. Existe uma tribo africana com um costume bem diferente. Quando alguém faz algo de errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia e a tribo toda fica ao seu redor. Durante dias eles repetem para a pessoa todas as coisas boas que ela já fez. A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom. Mas às vezes, na busca das coisas boas (segurança, amor, paz) as pessoas cometem alguns erros, e desviam-se de seu caminho. Dessa forma eles esperam reconectar a pessoa com sua verdadeira natureza, caso tenha se esquecido 'temporariamente': "Eu sou bom": Sawabona Shikoba! Este é o ensinamento que as mães passam aos seus filhos na aldeia. 

  Uma mãe chinesa protegendo seu pequenino do sol.

Mães somalis na Etiópia tentam escapar da fome para alimentar seus filhos.

Mamãe pato consegue manter todos os seus filhinhos na linha!

Isso sim é o que eu chamo de mãe coruja!

13 comentários:

  1. Que lindo Bia!
    Tb não sou mãe e nem tenho mais a minha presente fisicamente .E como me ajudaria ter o colo dela nos dias mais difíceis de convivência com esse mundo nada maternal. Beijos grandes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Flavia, um colinho nas horas difíceis é tudo de bom!
      Tenha uma ótima semana pela frente!
      Beijinho

      Excluir
  2. .

    .

    . ser Mãe poderá ser tão diferente . dependendo da rota e da geografia .

    .

    . ser Mãe é também um imenso desafio .

    .

    . um beijo meu . Bia . sempre amigo .

    .

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo
      E como são diferentes!
      De norte a sul, de leste a oeste, todas as mães enfrentam desafios muitas vezes inimagináveis....

      Excluir
  3. Gostamos muito de ler o artigo! :)
    beijinhos nossos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Vagamundos!
      Continuo seguindo seus passos pelo mundo afora...
      bjs

      Excluir
  4. Fotos escolhidas com primor Bia! Retrata um resumão do que é mãe: nutrição,proteção, segurança, participação, e amor...esse tal chamado incondicional!
    beijuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina!
      É tudo isso e mais, muito mais....
      Beijos e uma ótima semana!

      Excluir
  5. Bia, que texto LINDO!!!!!!!!!!! Me emocionei lendo e achei q parava aí, até que vi essas fotos de mães pelo mundo e a história da tribo africana. Que mundo gigante que temos, com tantas culturas e costumes diversos e ricos.
    Uma saudação tb especial para mãe natureza, que nos presenteia todo dia com dias maravilhosos, ar puro e vida!

    Bjosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manu!
      Este mundo é mesmo incrível, não! São tantas culturas, ensinamentos e lições de vida que as mães do mundo todo passam às gerações seguintes! Sempre penso nas populações que sofrem em algum canto do planeta e que isso nem passa pela nossa cabeça. Também penso em quantos lugares a alegria e a bondade são uma constante. As maravilhas da natureza então,.....Temos muito que aprender ainda!
      Bjs

      Excluir
  6. obrigatório fazer um estágio nessa tribo que acredita nas coisas boas de cada um

    a Terra seria uma boa mãe


    um beijo, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou na fila para um estágio nessa tribo!!!
      E quantos ficam por aí se lamentando, pensando só nas coisas ruins da vida, que triste......

      Beijinho Manuela

      Excluir