Translate

sábado, 12 de julho de 2014

Santa Cruz de Cabrália e companhia

Não é a toa que a seleção da Alemanha escolheu o sul da Bahia para ficar durante a Copa do Mundo. A Costa do Descobrimento é tombada pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial. O trecho todo começa em Prado, mais ao sul e vai até Santa Cruz de Cabrália. Conheci melhor a região quando morei lá por 3 anos. Mas antes disso já tinha me apaixonado pela Costa do Descobrimento num trekking de uma semana, que já contei aqui uma vez. Havia tantos outros lugares interessantes para conhecer........mas o sul da Bahia se abriu dentro de mim como um rio. Aliás, foi ali no rio Cahy que chegaram as caravelas de Portugal no ano de 1500, e depois acabaram aportando mesmo em Porto Seguro, buscando um lugar mais protegido.




Por todo o caminho há praias tão deslumbrantes que dá vontade de parar e ficar por ali para o resto da vida. Mas numa caminhada o bom mesmo é não desistir, pois sempre haverá uma boa surpresa à frente. Uma coisa é certa, posso ser uma caminhante lenta, mas nunca caminho para trás. Era tudo desconhecido para mim na época, quando sentei naquele banco em Santa Cruz de Cabrália no último dia e todo o caminho percorrido passou em flashes na minha cabeça. Eu vi que naquele momento isso era TUDO. Era a minha vida, tão perto, tão presente, que decidi viver ali por um tempo. Eu era tão curiosa quanto incrédula, mas ainda não tinha o controle da minha vida. Mesmo assim resolvi ficar e experimentar. Acordar todo dia com aquele sol nascendo no mar, lambendo as areias douradas e descobrindo um mar de conchinhas perdidas, esperando pela próxima maré......Isso sim dá uma injeção de energia! Sei exatamente o que os jogadores alemães sentiram naquele lugar. Além da sensação de estar num paraíso tropical, o clima agradável, águas mornas, a simpatia do povo baiano e a cultura indígena à flor da pele. Tudo bem que na Bahia a vida passa mais devagar e você até esquece que o mundo corre lá fora a mil por hora! Mas não se deixe enganar por essa vida boa. Aproveitar essas maravilhas da natureza e depois seguir em frente é tudo de bom. Afinal, ainda tenho muito trabalho a ser feito e um mundo inteiro para descobrir.  E digo uma coisa, se a sua coragem negar-lhe isso, vá além de sua coragem (já dizia E. Dickinson)!
A praia do Espelho vira uma paisagem fantástica em noites de lua cheia! Dali é possível fazer passeios de barco a outras praias de igual beleza, como Caraíva e Corumbau e vários recifes de corais

O rio Cahy desagua no mar no mesmo lugar que desembarcaram as caravelas em 1500. Ali céu e mar sempre se encontram num azul infinito. Mas assistir a uma tempestade chegando em alto mar do alto das falésias é algo inesquecível!

Encontrar uma praia deserta assim no sul da Bahia não é nada difícil! É o lugar onde tem início a colonização portuguesa no Brasil e toda a nossa história (foto: Rosa de Luca)

O sol nascendo no sul da Bahia e deixando as areias douradas no mar em Prado é uma boa visão para quem acorda cedo e gosta de caminhar pela praia........Ah que saudade!

Em Santa Cruz de Cabrália o encontro com a tradição indígena e o artesanato local é certo. Nunca me esquecerei do contato com os índios Pataxó lá na aldeia "Barra Velha" e das histórias contadas pelo pajé da tribo!O time alemão também soube desfrutar dessa cultura incrível e ainda deixou para a comunidade baiana e os índios um legado de boa convivência e toda uma infraestrutura montada de presente para eles! Isso sim é educação.


14 comentários:

  1. Os alemães foram bastante felizes nesta escolha, aliás eu acho que eles estão absolutamente bem assessorados em vários sentidos, não só na equipe que joga com precisão e categoria, como nas atitudes sociais que empreenderam aqui em nosso país. Eu conheço também este belo lugar e ele reenergiza qualquer um com sua beleza natural e o povo que lá habita, muitos deles indígenas que guardo de lembrança uma foto pitoresca em que meu filho, na época com uns 7 aninhos, encontrou um indiozinho da mesma idade e que aceitou tirar uma foto ao seu lado, mas trocaram de chapéus, ou seja, meu filho deu a ele seu boné e ele um cocar com peninhas que trouxemos pra casa.
    Esta seleção fez bonito na Copa e neste lugar, deixando como legado a construção de estrada e o local onde ficaram hospedados, construídos pelas próprias pessoas do local e que servirá para uso da comunidade de lá. Bacana tudo isso, né? Por isso, torcerei para eles amanhã, merecem.
    Adorei sua foto de chapeuzinho vermelho cm as carrancas.
    beijos cariocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então viva a Alemanha!!! Acho que nunca torci tanto por um time de outro país.......mas eles mereceram, com fairplay dentro e fora de campo!
      A primeira vez que estive nessa região, há mais de 10 anos, fui até a tribo "Barra Velha" no pé do Monte Pascoal e lá conheci como os Pataxó viviam. Um indiozinho ficou encantado com o meu chapéu de pano branco e me ofereceu em troca um prato com garfo e faca de madeira feito por eles. Troquei na hora! Depois continuei trocando histórias e sorrisos com o resto da tribo, foi muito legal! Faria tudo de novo, mil vezes se possível....
      Beijinhos

      Excluir
  2. Hi Bia, I have always heard about that gorgeous area --and read about it. It does look like a true paradise... Can't believe that you got to live there for awhile --and then LEFT. Think I'd just stay there FOREVER... ha

    Guess that is why Germany is winning this year... Bet they win today also!!! SO---that beautiful area where they stayed must have been 'healthy' for them!!!

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Betsy,
      It's a wonderful area for sure! You're right, it's almost like a paradise, like many other places in Bahia!
      Yes, I lived there for a while, but them I had to make other choices for my life and moved on.
      Recycle is always good and that's why changes are necessary from time to time.
      As you could see, the German team won the World Cup and I'm pretty happy with it! And I'm sure the climate of Bahia have been very well to them!
      Hugs

      Excluir
  3. Hola Beatriz,
    What a magnificent place this is!
    It really looks like paradise!
    Maybe one day we can manage a trip there!
    Hugs from France!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Of course, Noushka!
      I hope you get to visit Bahia one day! You'll really love there, and probably wil take a lot of pictures!!!
      Big hug

      Excluir
  4. a igreja tão parecida com as nossas no Alentejo, pintada de branco e azul

    e Espelho como como de praia, é muito bonito!


    aqui é Verão, Bia

    deixo-te um abraço e regressarei quando esfriar :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não conheço o Alentejo, Manuela. Mas já está prometido para a próxima vez que for aí!!!
      Imagino como o verão deve estar magnífico por esses lados! Por cá estamos no inverno e um vento frio me faz fechar as janelas agora......brbrbr

      Até breve então!

      Excluir
  5. Ei Bia
    Seus posts são sempre muito gostosos, informativos, pura cultura, adoro ler você, ver suas fotos bonitas e interessantes.
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria Célia, você é sempre gentil!
      Espero que volte ao logo ao blog também!
      Bj

      Excluir
  6. Gostava de lhe dar os parabéns pelo seu blog e ao mesmo tempo convidá-la para visitar o meu blog.
    http://descobrirviajando.blogspot.pt/

    Patrícia Veludo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Patrícia!
      Vou lá agora mesmo, beijo!

      Excluir
  7. Oi minha querida, saudades de você e do seu cantinho sempre recheado de cultura e belas imagens! :)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi She, há quanto tempo, hein!!!
      Vi que você anda bastante ocupada com seus livros, parabéns menina!!!
      Bjs

      Excluir