Translate

domingo, 10 de agosto de 2014

Superar limites...........para quê?

Sempre tive um carinho muito especial pelas montanhas, assim como os oceanos. Pois nasci no meio dos dois - o Rio é assim! Olhar e admirar o topo de uma montanha te faz querer alcançá-la? Eu não. Tenho outros objetivos, em terra firme mesmo, que preciso me esforçar mais!
Essa ânsia do ser humano de tentar extrapolar os limites acaba, muitas vezes, destruindo a natureza. O Monte Everest é um exemplo triste disso. A montanha mais alta do mundo sempre foi considerada um troféu para montanhistas e outros 'aventureiros' pelo mundo. Infelizmente, hoje se tornou um símbolo de tudo o que há de errado nesse tipo de turismo. A maioria das pessoas que lá sobem, pagam uma fortuna a excursões para estar lá, muitas vezes sem treinamento algum! É claro que vários conseguem alcançar o cume. Hoje não é algo assim tão impensável. Mas outros tantos ficam pelo caminho e jamais voltam às suas famílias, tornando-se múmias congeladas no gelo eterno. Sem falar em todo o lixo, e também dos dejetos humanos que são deixados pelas trilhas na montanha.

É óbvio que há algo de errado nisso! O ser humano precisa entender que não basta chegar ao cume. Tem que ter respeito pela montanha. Tomar atitudes sensatas, como diminuir o número de pessoas, evitar congestionamentos e ao mesmo tempo a quantidade de lixo. Bem simples!

Engraçado, nunca tive essa vontade tresloucada de quebrar barreiras e passar dos limites. Mas muita gente é assim. É a tal história : o céu é o limite, mas se pudermos ultrapassá-lo.... O ser humano quer sempre ir mais longe. Onde estamos nunca é o bastante. Ficar em frente à televisão por menos de meia hora já é o suficiente para nos sentirmos a última das criaturas na face da Terra, um mísero ser que não serve nem para estampar propaganda em uma lata de refrigerante! Todo comercial ou programa de TV diz o tempo todo na sua cara: Supere seus limites! Poxa, dá licença que o limite é meu!!! Muitos se frustram e acabam sofrendo por não conseguirem atingir tais metas inalcançáveis. Que besteira! Mesmo porque essas "metas" (que na verdade não são suas) são absolutamente desnecessárias. Cada um tem seu limite e é bom respeitá-lo. Esse respeito devemos levar ao longo de nossas vidas e também com o ambiente que nos cerca. Afinal, cuidar do planeta não é algo, digamos, especial, ou mesmo sagrado, santo. É como cuidar de nossa casa. Temos que manter a casa em ordem para que possamos ali viver, não é!? E já que, por enquanto, não podemos ir para outros planetas...... o que nos resta é esse aqui mesmo. Então, o melhor é respeitar os limites que "as montanhas" nos impõe nessa vida procurar ser feliz assim!

O pôr do sol no topo da montanha é tão poderoso que parece ouro!




Li certa vez na National Geographic Society que a quantidade de pessoas que querem subir o Everest é tão assustadora que mais parece um congestionamento no fim do dia em uma grande avenida de uma cidade como São Paulo, uma loucura!






Nunca quis chegar ao topo do Everest, nunquinha! Ele estará sempre lá, belo e imponente e não está nem aí para a minha presença! Mas sempre onde houver uma montanha mais alta, vai ter alguém para transpor seus limites. Só que nem sempre mudar de planos no meio do caminho significa que você é uma pessoa indecisa. Aliás, pode evitar desastres monumentais, e até mesmo garantir sua vitória depois. E o melhor é que você nem precisa ultrapassar seu limite. Uma pessoa sensata saberá o que fazer na hora certa. Ultrapassar limites incalculáveis? Melhor deixar isso para um super herói qualquer....





12 comentários:

  1. Concordo contigo Bia, também não entendo porque dessa vontade tão grande em algumas pessoas de ultrapassar limites. Eu não acho que isso seja Resiliência, mas sim uma certa necessidade de auto-afirmação, de superioridade, sei lá!
    Uma montanha dessas não é brincadeira, respeito quem conseguiu chegar lá ao topo, imagino as dificuldades que enfrentou para este êxito, mas não tinha pensando ainda sobre isso que você falou, ou seja, deixar pelo caminho os rastros da nossa incivilidade. Um pecado ver tão bela natureza ficar suja pelos humanos!
    A montanha mais alta que subi, mesmo assim não foi toda, foi apenas um trecho dela, no Chile, a bela Cordilheira dos Andes, onde a cada avanço podemos presenciar mudanças de todos os tipos, uma beleza sem par, pegamos desde o sol aberto à neve caindo na tarde, os pneus do carro com cadenas, correntes grossas para não derrapar na neve, coisas estranhas e que nunca vimos por aqui.
    As montanhas me atraem muito, sou completamente apaixonada pelas nuances e vistas que temos, tanto na subida quanto na descida.
    Lindo seu post e o vídeo, viajei entrando de trem naquele túnel na rocha.
    beijos cariocas


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que existe um excesso de vontade de extrapolar limites aí pelo mundo! Com tanta coisa acontecendo em nossa voltam dentro dos nosso limites reais...
      Já estive perto dos Andes uma vez, mas não escalei não. Mas a sensação é que chegamos bem perto do céu! Acho uma loucura querer subir o Everest, o Aconcágua, o Kilimanjaro.......Pessoas gastam fortunas para fazer isso. Fico aqui pensando, se usassem esse dinheiro todo para ajudar uma instituição ou a quem precisa de fato, não seria bem melhor?! Assim como você, Beth, também sou fascinada com as montanhas, e também com os mares, as florestas. Mas jamais me arriscaria em ambientes com pouca segurança, me metendo em estripulias além do meu limite. Sou a maior defensora da minha própria vida!
      Beijinhos e um bom fim de semana nas montanhas!!!!

      Excluir
  2. Ei Bia
    Palavras cheias de sensatez e verdade, concordo com você, que necessidade o ser humano tem de se superar, de querer embarcar em aventuras e sonhos que muitas vezes nem é dele.
    Achei o vídeo sensacional, lindo, uma música suave, encantadora.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Célia
      Embarcar nos sonhos dos outros é como entrar num barco sem saber aonde ele vai parar.
      Beijinhos

      Excluir
  3. Também não tenho a mínima vontade de escalar montanhas e chegar ao seu topo. Acredito que por aqui mesmo, temos "montanhas" de desafios diários para transpor, né mesmo?!
    Beijuuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como temos!!!!! São tantos os desafios do dia a dia......esses sim têm que ser superados todos os dias, pois este tipo de desafio nunca acaba e sempre dá um jeito de se multiplicar!
      Bjs

      Excluir
  4. Minha querida, primeiramente muito obrigada pelo apoio e pelo voto, tá?! ;) Minha nossa, passo mal de frio só de olhar essas imagens. Acho que aventura dá uma adrenalina gostosa na veia, mas é preciso ter cuidado porque o medo tem o seu valor, é ele que nos impõe limites e cuidados especiais. Tem gente que se aventura tanto que coloca a sua vida em jogo, aí eu não acho legal, porque nada substitui uma vida perdida. ;)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi She
      Faço votos que seu livro venda bastante e você continue produzindo mais e mais! Mas você tem razão, certas imagens ou vídeos que assistimos dão aquele friozinho na barriga e um arrepio na alma! Para mim o medo tem um valor imenso e, graças a ele, não me meto muito em fria, he he.
      Já fui mais destemida. Não mais. Como você disse, nada, mas nada mesmo é capaz de substituir uma vida perdida...
      Um beijo

      Excluir
  5. Purtroppo la smania di protagonismo delle persone ormai ha raggiunti limiti impensabili e non si ferma davanti a niente. Anche io ho letto in qualche rivista specializza che proprio Everest e considerata la discarica più alta del mondo per via della quantità enorme di rifiuti di ogni genere che ogni anno vengono lasciato da questi "pseudo scalatori della domenica".
    Ottimo servizio comunque.
    A presto Bia...un abbraccio!!
    Ciao
    Paolo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ciao Paolo
      Questi "pseudo scalatori Domenica" stanno contribuendo alla crescita di questa discarica. Sarà mai fermarsi? Credo di no, purtroppo. Le persone sono avidi e vogliono sempre di più, anche se è l'ultima cosa che fai nella vita!
      Cordiali saluti Paolo

      Excluir
  6. é isso aí, Bia! e isso vale para pessoas, empresas, nacoes.. a necessidade infinita de crescer ... e onde fica o equilibrio geral e a longo prazo? bjs, Lilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lílian!!!
      Pois é, acho que andam esquecendo deste "pequeno" detalhe: o equilíbrio das coisas.
      No mundo do facebook, twiter, etc, o que vale é o curto prazo e, infelizmente, a superficialidade....
      super beijo amiga!

      Excluir