Translate

domingo, 8 de fevereiro de 2015

12.000 anos de história



Pensando em visitar a Colômbia? Boa pedida, a começar por Bogotá, sua charmosa capital. Esqueça por enquanto a questão da violência e do grupo das FARC. Afinal, os guardas fardados estão em cada esquina da cidade com seus cães farejadores. Pelo menos você tem a sensação de segurança total! O centro histórico de Bogotá é imperdível, pois ali estão concentradas as principais atrações, como o Museo da Esmeralda, o Museo del Oro, o Museo Botero e a Praça Bolívar. O bom mesmo é sair a pé do hotel, descobrindo caminhos, passando ora por ruelas estreitas  e antigas, ora por grandes avenidas cheias de carros... Fiz isso sozinha de manhã, sem mapa, sem guia, só com a câmera na mão; foi meu melhor dia! Uma dica, pergunte, pergunte sempre, este é o segredo, pois é fácil se perder por ali. A melhor época? Talvez o ano todo. Mas quando fui em abril, peguei uma semana de chuva, o que acabou esfriando um pouco. Mas nada que um bom  e forte café "tinto" colombiano não resolva, ainda mais se vier acompanhado de uma barrinha de chocolate. Você encontra os famosos chocolates para comprar em qualquer lugar, desde o aeroporto às pequenas cafeterias locais. Historicamente o chocolate tem suas raízes contadas pelos povos pré-colombianos.  Pois é, desde aquela época eles já sabiam o que era bom! Num dia de chuva fina, caminhar pela praça Bolívar é uma delícia, já que  não há quase ninguém nas ruas, além de você e alguns pombos. É ali que estão os grandes museus, a catedral e o Capitólio. Aliás, se você pensa que a história na América começou quando os colonizadores europeus chegaram, ledo engano. Os primeiros humanos da região datam de 10.000 anos a.C.São pelo menos 12.000 anos de história!                                                                            
Mas para quem não curte esta calmaria toda, indico o   famoso restaurante/ bar/balada "Andrès Carne de Rés", no Paso de Cebra, que fica na cidade de Chía, próxima a Bogotá. Talvez este seja o restaurante mais original da Colômbia! Um tanto excêntrico, com sua decoração que vai fácil entre o barroco e o Kistch. Lá você pode dançar salsa e merengue até o dia amanhecer, ou quase! Infelizmente o tempo chuvoso não me permitiu pedalar nas "ciclorutas", uma verdadeira mania colombiana. Só em Bogotá há dezenas de quilômetros dessas ciclovias. Pelo menos, já tenho uma boa desculpa para voltar à Colômbia um dia! A cidade é toda rodeada pelas montanhas da cordilheira dos Andes, o que dá um ar meio sinistro com o tempo ruim e o céu carregado de nuvens negras... O trânsito na cidade é caótico, como em quase todas as grandes cidades. Se o jeito é pegar um táxi, prepare-se: eles tentam te enganar o tempo todo, dando mil voltas para chegar ali bem perto. Detalhe, gostam de correr e só usam o freio em cima da hora, te deixando com cara de quem acabou de sair de dentro de um liquidificador.  Da segunda vez já levei logo uma cartela de dramim para me garantir!  

  Sobrevoamos a Amazônia e seus imensos rios por quase três horas seguidas antes de entrar em território colombiano!

Nada como encontrar uma 'panaderia' dessas num dia de chuva e provar um pão doce quentinho, recém saído do forno....   

Alguns parques dentro da cidade são dedicados aos esportes. Este, por exemplo, é cheio de quadras de tênis e pistas para fazer cooper.

É fácil encontrar algumas colombianas com roupas típicas em frente ao Museo del Oro. Mas elas só permitem ser fotografadas de frente depois de receber alguns pesos colombianos. Claro que depois nós pagamos para ter uma foto mais digna!

Bogotá é cheia de praças por todo lado. Esta fica ao lado de uma pirâmide de vidro e este globo gigante. É dedicada à ciência e tem uma estufa  com plantas regionais e atrações para crianças.

As construções da Praça Bolívar, ao lado do Capitólio são lindíssimas. Mas dali em diante não é permitido passar, já que é a residência oficial do presidente da Colômbia.  

O excêntrico restaurante "Andrés Carne de Rés", onde a diversão é garantida!

A grandiosidade da Praça Bolívar com sua catedral Primaz, e ao fundo a montanha de Monserrate, com mais de 3.000 metros de altitude!

Lugar bom é lugar com história para contar. Nem precisa ser belo, pois a beleza fria não me impressiona. Um país como este, pouco procurado por turistas de outras parte do mundo,  me instiga. Quero descobrir sempre algo mais, que ninguém viu, ou simplesmente passou despercebido. Foram poucos dias, mas certamente inesquecíveis!

              

12 comentários:

  1. Que linda postagem, lugares lindos!
    Amei ler e ver amiga Beatriz!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivone
      Agora com este feriadão chegando, o bom é relembrar bons lugares onde passamos...
      Bjs

      Excluir
  2. Oi Bia
    Sensacional sua narrativa sobre a Colômbia, país que nunca me passou pela cabeça visitar.
    Aliás, os países da América do Sul, nossos vizinhos são muito esquecidos pelos brasileiros, apesar de achar que esta mentalidade está mudando.
    Tenho muita vontade de ir ao Chile e Peru, Argentina e Uruguai estive há trocentos anos, era novinha, tinha 22 anos, gostaria muito de voltar, tenho certeza que curtiria muito mais nesta fase da vida.
    Um beijo, Bia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que quanto mais próximo estamos de alguns lugares, menos pensamos neles....Queremos sempre ir mais longe, queremos nos aventurar mais. Acho bom de vez em quando dar uma escapada pela América do Sul e descobrir 'in loco' o que vemos ou ouvimos falar. Tenho uma tendência a achar tudo interessante, onde quer que eu esteja! As vezes a gente tem até que tirar leite de pedra, e sempre dá certo!!!
      Beijinho

      Excluir
  3. Fico com uma boa impressão desse fantástico pais depois de seguir os teus passos pelas ruas, do cheiro a café e das ciclovias, da chuva e do teu cabelo molhado.
    Obrigado, estamos juntos.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manuel
      A Colômbia é um país encantador, seja por sua história de dominação pelos espanhóis, seja pelas suas montanhas, sua cultura e seu povo...
      Pena que não fiquei mais, pois acho que fiquei em débito com o país, tem muito, muito mais a descobrir!!!
      Abraços

      Excluir
  4. Eu tô...faz tempo rsrs. Chegou a conhecer Cartagena? Agora com a disparada do dólar vou continuar pensando rsrs.
    Beijuuss Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, não deu para ir ao norte e conhecer a famosa Cartagena caribenha, sniff. Fiquei só uma semana a trabalho, mas valeu a pena cada segundo! Tem toda razão, agora com o dolar desse jeito, temos que pensar muito antes de alçar voos mais altos!
      Beijos

      Excluir
  5. Adoramos este artigo Bia. Queremos muito conhecer a Colombia!
    Beijinhos nossos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vagamundos
      Vocês, que são caminhantes de carteirinha, vão adorar este país, e vão conhecer muito mais coisas, tenho certeza!!!
      Beijinhos

      Excluir
  6. É isso que gosto de ver e de ler, Beatriz! O dia-a dia da cidade, do povo, como são... Gosto de sentar numa praça, numa cafeteria na rua e ver as pessoas, os hábitos. O que é bom e o que fica a desejar. Minha filha se manda sozinha, é o que gosta de fazer, sem horários e seu gente para comandá-la!
    Adorei a matéria! Ah... quanto ao Dramim, seria sua companheira! Enjoo loguinho... Estão sempre na minha bolsa.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. e assim visitei a Colombia, aqui

    beijinhos, Bia

    ResponderExcluir