Translate

sábado, 31 de outubro de 2015

As cores do Rio Grande do Norte

No final do dia a praia da Redinha, antiga vila de pescadores, é uma profusão de cores e gente sem fim!

Se tem uma coisa que eu nunca me esqueço da época em que lá morei é do forte vento. O cabelo não pára no lugar! Qualquer tentativa de tentar domá-lo é um tempo perdido! Afinal isto aqui é a esquina do Brasil, vento que vem do norte, do sul, do oceano, do continente, de cima, de qualquer lado, sempre em sua potência máxima! Não é a toa que a região tem o maior parque eólico do país! Hoje o estado é autossuficiente na produção de energia limpa, com 70 parques eólicos operando e mais 67 já autorizados para início em breve. Depois da faculdade, fui morar em Natal para fazer uma especialização em Biologia Marinha pela universidade federal de lá. Retornando agora como visitante para matar as saudades, vejo que a diferença é estrondosa, a cidade se modernizou bastante. Mas tem algo que não muda nunca: as paisagens continuam deslumbrantes! O maior cajueiro do mundo continua crescendo como nunca. Os vários tons de azul do mar se confundem com o céu o tempo todo. As dunas, ora branquinhas, ora amarelas ou cinzas dão o tom surreal, e num piscar de olhos parece que você está no meio do deserto do Saara. Nisso eu tenho que concordar com os natalenses: há uma magia no ar na terra do sol!!!
A cúpula da capela existente dentro do Forte dos três reis magos.

A parte interna do Forte e a entrada da pequena capela

Aqui os três reis magos para abençoar quem ali chega depois de muito andar

A caminhada depois de um dia inteiro de sol é recompensada pelas belezas deste lugar único, o Forte dos Três Reis Magos!

É em Tibau do Sul que a Lagoa de Guaraíra se encontra com o mar, e dali saem vários barcos para mergulho em águas cristalinas

O vento mostra toda a sua força na praia de Timbau, e mais praticantes de Kitesurf aproveitam para 'voar' no mar!

Agora é só escolher qual direção tomar e 'pé na tábua'!

Este pequeno barco da marinha fazia sua patrulha tranquilamente no mar, nas águas rasas perto da foz do rio Potenji

Tapeçaria multicolorida na entrada do restaurante "Tapioca na Taipa", uma delícia!

Ao fundo da Praia de Ponta Negra tem o morro do Careca (a duna que desce até a praia). Anos atrás eu subi toda aquela areia até o topo, de onde se vê a praia de Ponta Negra de um lado e a bucólica praia da Tartaruga do outro. Nesta prainha protegida há desova de tartarugas sempre em novembro. Me disseram que há muitos anos é proibida a subida na duna para a preservação de todo o ecossistema marinho que a envolve. Acho super correto, se não conservar agora, daqui a alguns anos a duna não mais existirá e a pequena praia escondida lá atrás pode se deteriorar. Parabéns!

Os dromedários foram introduzidos nas dunas de Genipabu (ao norte de Natal) em 1998 por um suíço que chegou aqui e viu a oportunidade de explorar o turismo, como já tinha visto em Marrocos e outros países. Ao todo são 19 dromedários (eles têm uma corcova e vivem na África e países árabes, enquanto os camelos têm duas corcovas e são encontrados apenas na Ásia Central). Ah, o passeio custa 80 reais por pessoa por 12 minutos, e é óbvio que eu não fiz!

O passeio com dromedários acontece todo o dia, começa de manhã e vai até o sol se pôr (tirei a foto de um passeio no fim do dia). A visão é surreal, parece mesmo as areias de um deserto! A questão é que o uso de animais para exploração do turismo é sempre polêmica. Existe até uma campanha, dizem que os animais são explorados durante 12 horas por dia carregando o peso das pessoas nas costas. E na temporada do verão é ainda pior por conta do calor intenso e o excesso de turistas.  Pra começar, ali não é o habitat natural deles, e submeter o animal à exaustão é desumano! Acho que se querem explorar o turismo, que sigam então regras rígidas ditas por especialistas no assunto, sempre com o aval de veterinários e biólogos qualificados para tal. 

As dunas de Genipabu são as mais belas que já vi, onde do alto se vê a praia lá embaixo. A areia clara  e fina te oferece um bom exercício para as pernas. Não é fácil, sempre subindo um passo e descendo dois, mas uma hora  a gente chega lá em cima e tem essa visão deslumbrante!



16 comentários:

  1. Ei Bia
    Que legal sua viagem a Natal, suas considerações a respeito das praias, informações preciosas e belas fotos. Também já tive o privilégio de ir a esta cidade duas vezes, muitos anos atrás, gostei muito, da última vez ficamos hospedados na praia de Ponta Negra, um hotel delicioso, vista maravilhosa, sem falar que tivemos como cicerone um amigo da minha irmã de lá, que nos proporcionou dias muito bons, com direito a passeios de bugy pelas dunas, nos levou em restaurantes fora de circuito turístico e vários outros lugares, realmente uma viagem para não esquecer.
    Você tem razão com relação ao vento, na época meu cabelo era compridão, ai que tormento, viu.
    Adorei seu texto.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Célia
      Natal é realmente uma preciosidade! Escolhi viajar no final de outubro, já que no verão qualquer lugar no nordeste fica intransitável! Assim dá para curtir melhor essas paisagens maravilhosas sem tumulto. Desta vez também fiquei em Ponta Negra, que tem mais estrutura e uma vista linda! Descobrir lugares fora do circuito turístico é minha especialidade, rs. Costumo sair com um bloco na mão anotando tudo e conversando com as pessoas. Dá para ir looonge...
      Bjs

      Excluir
  2. Amei ler e ver aqui amiga Bia, nossa, não conheço Natal, faltam mais uns lugares em que ainda não fui e aí é um deles, meus filhos foram com a família e estou tentada a ir e com essa sua linda postagem me deu muita vontade!
    Concordo que os animais não deveriam ser usados dessa forma, ( quando fui a Manaus, vi os índios usando os animais para atrair turistas e ganhar dinheiro com isso, fiquei com pena dos bichinhos).
    Que lindas as suas férias e ainda por cima nos deu uma linda visão de tudo isso aí!
    Beijos e abraços querida amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivone. Para quem mora em São Paulo tem voo direto pra Natal, muito fácil! Quase todos os voos passam por aí antes de seguir para lá. O Brasil tem lugares paradisíacos, principalmente no nordeste. As dunas e o mar azul são a combinação perfeita!!!
      Esta exploração dos animais pelo homem me deixa muito triste. Quando morava no sul da Bahia, sempre via os índios Pataxó vendendo pequenos animais, como micos, papagaios e tartarugas na beira da BR 101 e do Parque Nacional do Descobrimento. Avisei ao Ibama algumas vezes, mas nada foi feito...

      Excluir
  3. Ai que lindo post! Minhas irmãs estiveram em Natal ano passado e adoraram! Eu ainda não conheço, mas quero conhecer! O litoral brasileiro é tão maravilhoso e tão grande,que fica praticamente impossível conhecê-lo inteiro. Enquanto isso a gente vai indo onde dá, rs... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Sandra. com quase 8.000 km de litoral, fica praticamente impossível conhecer tudo isso! Mas dá para selecionar uns bem bacanas e diferentes, como Natal!
      Bjs

      Excluir
  4. Ola Beatriz!:) Obrigada pela sua visita. Que praias tao maravilhosos, e vistas bonitas. Não conheço o Brasil, mais gostaria de conhecer. Desejo um bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Quando vier ao Brasil, reserva um bom tempo, pois lugar não vai faltar para você conhecer!
      Bjs

      Excluir
  5. Apetece partir já para visitar os monumentos e passear nas belas praias - mas a pé, dispensando os dromedários:)))
    O teu país ainda tem pequenos paraísos escondidos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pé é mil vezes melhor Justine! Deixemos os animais em paz!
      Andando aqui e ali dá para descobrir pedacinhos incríveis por aí!
      Venha!!!

      Excluir
  6. Óptima série! Adoro a foto dos telhados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os telhado da capela ficam dentro do Forte rodeado de mar por todos os lados. A única maneira de chegar até lá é um estreito píer de pedar de pouco mais de 1 km!
      Abs

      Excluir
  7. acho bonito, uma terra chamada Natal onde somos esperados pelos três reis do oriente


    e os ventos desenham nas rochas :)

    beijinhos, Bia

    ResponderExcluir
  8. E os ventos desenham também nas areias...
    Aqui eu posso falar com convicção Feliz Natal!!!!
    Grande beijinho Manuela

    ResponderExcluir
  9. Eiiii Bia!
    Que delícia. Esquina do Brasil é ótimo. Acho que desci de esquibunda nessa duna que não pode mais...não me lembro mais. Que tapeçaria mais linda. Me lembrou, as cores, com aquelas garrafinhas de areia colorida que vendem por aí. Ainda? Do passeio no dromedário não faria tb...pelo preço e por não ter uma lembrança lá muito prazerosa da vez que experimentei lá no deserto do Sinai. Quase morri de medo!rsrs Adorei tb "as taubinha" pé na tábua hehehe
    Beijuuss natalenses e pq não,natalinos tb

    ResponderExcluir
  10. Não conheço o RN, mas tenho certeza que no dia que eu for, vou amar! :) Amei o post e as fotos!
    Beijo, beijoooo!
    She

    ResponderExcluir