Translate

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Não, o mundo não vai acabar!


Entra ano, sai ano, é sempre a mesma história insuportável de que agora é pra valer - tudo vai pelos ares! Pois digo que não, o mundo não vai acabar, ainda bem. Tenho sido bastante cética ultimamente e confesso que duvido de muita coisa antes de acreditar. Mas sem essa de aderir ao ceticismo com o fim do mundo, definitivamente. Poxa, esse enorme planeta azul - no qual moramos de aluguel -  levou dezenas de milhares de anos para estar aqui. Não dá para sumir do mapa cósmico assim, num piscar de olhos. Por mais idiota que a humanidade seja, com seus infindáveis representantes do mal, da hipocrisia, da violência barata, da falsidade, façam questão de provar todo dia que vieram de outro planeta, não devemos nos deixar enganar. Afinal, os outros 50% da humanidade, a parte boa, ainda acredita que vale a pena viver por aqui. 

Há alguns anos li um artigo de um explorador americano que fez uma descoberta arqueológica em Xultúm, na Guatemala, sobre os antigos Maias que habitavam aquela região. E, ao contrário do que vem sendo interpretado há décadas, eles não profetizavam o fim do mundo. Por sorte, no meio da floresta coberto por terra há milênios, foi descoberto um antigo mural Maia. Além de pinturas do rei, havia toda uma parede recoberta de cálculos matemáticos baseados no calendário e na astronomia maias que avançavam 7 mil anos no futuro. Naquela época o colapso da civilização Maia já tinha começado. Eles vinculavam os eventos da vida aos grandes ciclos cósmicos e queriam provar com isso que o mundo, apesar de tudo, continuaria a existir. Para eles havia ciclos e, portanto, novos começos sempre - jamais fins absolutos.

Nós, das modernas gerações, é que nos preocupamos com o fim das coisas. Como se isso fosse resolver alguma coisa... Enquanto houver nesse mundo pessoas que acreditam que os fins justificam os meios, que bandido bom é na cadeia, e que uma vez preso o problema está resolvido e dane -se todo o resto, mesmo que a realidade prove o contrário.... para essas pessoas de pensamento equivocado pode ser que o mundo esteja mesmo chegando ao fim, infelizmente. 

Então eu proponho: vamos celebrar a continuidade da vida, passar por quantos ciclos forem preciso com alegria, leveza e sabedoria, por favor!



11 comentários:

  1. Oi Bia
    Mais um dos seus formidáveis textos, recheado de frases sábias e verdadeiras.
    Também acho que a vida é cheia de ciclos ou fases, cabe a nós passar por eles da melhor maneira que pudermos.
    Adorei seus escritos.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Célia!
      Como disse, os ciclos estão aí, cabe a nós ter maturidade e sabedoria para chegarmos ao próximo sãos e salvos!
      Beijos e uma ótima semana

      Excluir
  2. Hello Beatriz,
    I agree completely with you: we must remain positive, we are still in the process of learning and growing spiritually, and we will eventually get to understand what life is really about!
    Warm hugs and enjoy this new year :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. That's what I think Noushka, and try to be positive whatever happens...
      The world is so full of sadness, that sometimes I have doubt if the humanity is learning in fact. I hope so!
      Yes, I believe in love and hope for our future life. Many many hugs!!!

      Excluir
  3. Querida e sábia amiga Bia, que bom eu de novo por aqui lendo suas lindas cronicas e essa é mesmo para se ler e guardar, pois assim como você também não acredito em fim de mundo, mas em renovação, ciclos, ainda bem, essas lindas riquezas da natureza que somente aqui, acredito que exista, a Terra é um paraíso, linda demais e continuaremos orbitando o espaço sideral para sempre!
    Amei ler e desejo a você e aos seus um lindo e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida Ivone! Algumas coisas precisam ser finitas sim, mas não o mundo! Também preso pela esperança de um futuro melhor para todos nós, torço para que o homem um dia pare de destruir aos poucos este planeta tão bonito, e que a crueldade perca de vez a sua força no mundo!
      Acredita que estive em São Paulo no fim de ano? Não aproveitei tanto a sua linda cidade como gostaria porque peguei uma gripe terrível, mas voltarei outras tantas vezes, como sempre! Beijinho

      Excluir
    2. Ah, que bom que esteve em minha cidade, moro pertinho do Centro, na capital, quando voltares me diga, poderemos nos conhecer pessoalmente!
      Abraços minha linda, tens uma força energética maravilhosa, dá para sentir mesmo a distância!

      Excluir
  4. Talvez acabe um dia, como afirmam os estudiosos do universo,
    porém, apesar do sol perder continuamente energia e massa,
    ainda tem uma reserva imensa.
    Não é o mundo que corre riscos, mas sim a humanidade...
    Estamos num inverno com registos térmicos espantosos - nunca
    me lembro de nada parecido! Até as plantas andam baralhadas,
    e dão flor, quando habitualmente só o fazem na primavera...
    Com as alterações climáticas, poderá advir uma forte glaciação
    nos próximos séculos...
    Uma boa proposta Bia. Celebremos a Vida, protegendo o Mundo,
    o nosso planeta tão mal tratado...
    Beijo, querida amiga, com votos de ótimo 2017.
    ~~~~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que os cientistas errem suas estatísticas por muitos séculos ainda, he he. Quero que o mundo sobreviva e que as coisas boas perdurem e floresçam, como as flores em pleno inverno em Portugal!
      Sim, vamos celebrar o futuro brilhante que nos aguarda!!!
      Bjs Majo

      Excluir
  5. Conforme prometido aqui estou a fazer uma visita ao seu espaço.
    E a passar a ser seu seguidor desde Macau.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita gentil Pedro!
      Abraços e uma ótima semana

      Excluir