Translate

sábado, 1 de abril de 2017

As cataratas do Iguaçu!

Do lado de cá é possível ver um pedacinho dos outros dois países ligados, não pela língua (somos o único país da América Latina a falar português), mas pelos rios Paraná e Iguaçu! A "Tríplice Fronteira" tem restaurante, uma praça, loja de souveniers e uma tela gigante de cinema, onde assistimos a história do descobridor espanhol das cataratas - Álvar Núñez Cabeza de Vaca, por volta de 1540, que se estabeleceu do lado Argentino e ficou amigo dos índios da região, aos quais chamava de irmãos!


Fico imaginando qual não foi  o espanto e o encantamento deste espanhol (o 1º europeu) a descobrir tamanha força da natureza, 40 anos depois do descobrimento do Brasil. Não é só pela beleza, mas toda a vida selvagem ao redor, tipicamente tropical. Hoje em dia posso dizer que dos Parques Nacionais do país, o das Cataratas do Iguaçu é o que tem a melhor infraestrutura para receber pessoas e pesquisadores do mundo inteiro!

Em março, final do verão, ainda havia muito volume de água e a correnteza do rio estava bastante forte. No meio do ano, as águas diminuem consideravelmente, pois é uma época com pouca chuva por aqui. Inclusive, tem um passeio, o Macuco Safári (subir o rio no bote inflável  até as cataratas), que escolhi não fazer. Primeiro, porque acho que fiz muito disso antes, já passou. Por fim, chovia muito e a visibilidade para quem está dentro do bote nessa hora é ZERO!

Só pelas belezas naturais já valeria a pena a viagem, mas a grandiosidade da Usina Hidrelétrica de Itaipu me deixou orgulhosa. Apesar de sermos um país com 'mestrado e doutorado' em corrupção, conseguimos desenvolver a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, abastecendo o Brasil e o Paraguai! Além disso, um refúgio biológico foi feito como santuário para abrigar diversas espécies protegidas desde a formação do lago de Itaipu, na década de 80. Cerca de 1000 espécies distintas de plantas e animais, como onça pintada, jacaré, urubu-rei, quati, araras coloridas, jabutis, vários tipos de cobras e macaco-prego vivem hoje protegidas numa grande área florestal do parque.

 Este é um lugar onde todos param para foto, pois se formam arco-iris o tempo todo! As cataratas são visitadas por mais de 2 milhões de turistas por ano vindos do mundo todo, não é incrível?!

Macuco Safári, os botes infláveis indo em direção às cataratas pouco antes da chuva!

Impossível não disparar a câmera fotográfica sem parar!

Um dos mirantes em que você chega no meio das cataratas e na beira do precipício!!!

A monumental barragem de Itaipu tem cerca de 8 km de extensão e 196 metros de altura. 

O grande lago de Itaipu, formado para abastecer a usina, antes abrigava o antigo "Salto das 7 Quedas", era uma série de cataratas que se estendia ao longo do rio Paraná. Isso quando eu ainda era criança e morava lá no sul do país...

Restos de tronco das antigas árvores que ali existiam antes na inundação do lago resistem firmes até hoje!

A praça cheia de atrativos no marco da Tríplice Fronteira.

Do alto do mirante principal se vê ao longe que as cataratas seguem seu caminho felizes da vida alguns quilômetros até encontrarem o rio Paraná logo adiante


Revisitar um lugar como este foi incrível! Constatei como a natureza se regenera depois de uma grande inundação para formar o lago de Itaipu. A mata Atlântica ao redor é uma dádiva que temos que proteger com responsabilidade. Além de melhorar o clima da região, fornece diversos frutos e é rica em espécies de todos os tipos. Sair do lugar-comum e ir para uma região diferente do habitual te faz sentir ligada no 220 volts direto, carga suficiente para o resto do ano! Ah, e ainda me deixou com uma pontinha de esperança: este país tem jeito!!!


10 comentários:

  1. Deliciei-me com a leitura.
    Uma excelente crónica de viagens, estimada Bia.
    Adoro o seu entusiasmo, bióloga.
    Uma semana bem vivenciada.
    Beijos.
    ~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Majo
      A vida é para ser vivida com entusiasmo, não acha?! Um lugar desses, tão belo e tão preservado só me enche de alegria e vontade de voltar lá mais vezes!
      Beijinhos

      Excluir
  2. Oh My Gosh.... Iguaçu Falls is absolutely awesome... I just had to look and look and look again --over and over --at your photos of that area... WOW--wouldn't I love to see that!!!!! Thanks so much for sharing.

    Hugs,
    Betsy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Betsy, I knew you would like!
      That's the place you must see in loco with your husband, it's more than my photos show. The Iguaçu falls are 80 meters high and area surrounded by forests and trails along the river and within the forest. I still don't know the Niagara Falls, but I know they have a hole hotel and urban infrastructure around. I'd like to go there one day!!!
      Many hugs

      Excluir
  3. Oie amore .... quero te convidar pra conhecer o meu blog .... se desejar e me seguir ficarei muito feliz com sua visita ,ok ... bjinhos tenha uma linda semana .... bjus da Nana

    ResponderExcluir
  4. Olá Nana!
    Sim, já vou lá! Obrigada pela visita tão gentil
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Um dos locais que quero visitar assim que tiver oportunidade para tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irá gostar muito Pedro!
      É um lugar onde podemos ver e sentir toda a força da natureza ainda preservada!
      Abs

      Excluir
  6. Não há europeu que se preze que não gostasse de visitar essas cataratas, remota memória do estudo da geografia dos tempos liceais.
    Excelente reportagem, a deixar água na boca a qualquer candidato a viajante.

    Uma boa semana :)

    ResponderExcluir
  7. Olá Beatriz, eis um local que ainda quero ir! a força da natureza deve ser gigante, avassaladora mesmo, diria. Bjs e uma boa semana para vc.

    ResponderExcluir