Translate

sábado, 4 de agosto de 2018

Caminhadas urbanas

Na região portuária, no centro, o Museu do Amanhã se destaca num dia insistentemente azul!

Caminhar pelas ruas do Rio, especialmente no centro, é um dos meus passatempos preferidos quando estou na cidade. Afinal, por ali passaram imperadores, barões, pessoas de todos os lugares, gente importante ou nem tanto, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal. Houve uma época em que o Rio era o Brasil e o Brasil era o Rio, simples assim. A história toda começou ali, cantada em prosa e verso até hoje. Apesar dos desmandos seguidos dos governantes inescrupulosos, o Rio continua lindo - pois a beleza natural não tem como tirar, ou roubar... Como não se encantar com a rua do Ouvidor (na época do império havia alguém ali para ouvir as reclamações), onde fica a Casa Manon, famosa pelos "madrilenhos", delicioso doce com creme de confeiteiro e goiabada? O Beco dos Barbeiros (0nde os homens costumavam fazer a barba) entre a rua Primeiro de Março e a rua do Carmo é sui generis! A rua dos Açougues então, nem precisa explicar muito, he he. E a rua Gonçalves Dias, onde fica a famosa Confeitaria Colombo? Nos tempos da colônia, as ruas do Rio recebiam o nome de seu morador mais ilustre ou de quem ali exercia seu ofício, ou mesmo da igreja mais importante. Isso sem falar nas poucas construções que ainda restam dos áureos tempos e das estátuas em homenagem a músicos, artistas ou alguém importante. Apreciar tudo isso, faça chuva ou faça sol, não teria graça se não tivesse também o burburinho das pessoas. É gente pra todo lado, vendedores ambulantes, trabalhadores apressados, gente como a gente. Falam alto, assoviam, pedem licença, te atropelam, fingem espanto, riem, tocam percussão no meio da calçada, uma grande e divertida confusão! Por isso gosto das caminhadas urbanas, recheadas de cenas inusitadas, imagens únicas e muita emoção. Haja coração para andar pelas ruas do Rio!!!





Um skate gigante no meio do caminho, perto do Arco do Teles, indo para o Centro Cultural Banco do Brasil.












Estátua em homenagem a Dom João VI na Praça 15, que dá acesso às barcas que atravessam a Baía da Guanabara










O Beco dos Barbeiros fica perto do Paço Imperial bem no centro do Rio. Fico imaginando como seria naquela época.....as pessoas que queriam cortar cabelo se dirigiam para este lugar!








A estátua de bronze na Travessa do Ouvidor relembra o eterno Pixinguinha, frequentador do bar Gouvea, ali em frente, onde costumava se reunir com os amigos boêmios e compor músicas, como "Carinhoso"




Das antigas confeitarias do Rio,  a Casa Cavé é minha preferida. Desde 1860, com doces tradicionais portugueses e o famoso chá da tarde com torradas de pão Petrópolis, foi muito frequentada por Carlos Drumond de Andrade e Tarcila do Amaral.






Passando pela av. Rio Branco, resolvo entrar no edifício Marquês de Herval onde está a famosa escada em caracol, com seu painel de mosaico cerâmico de Paulo Werneck. No andar abaixo tem um dos "sebos" de livros mais antigos do Rio





Olha só o que eu encontrei na zona portuária? Um homem-árvore coberto de folhas, caminhando tranquilamente em direção às barraquinhas de hot-dog!


 No fim do dia nada melhor que ir até o final da praia e descansar no Forte de Copacabana tomando um delicioso capuccino!


6 comentários:

  1. Na semana passada estava a combinar com a minha mulher uma visita ao Rio.
    na próxima ida a Portugal é provável que guardemos uns dias para ir até ao Rio.
    Boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro, que bom que vai ao Rio! Estive lá em julho para matar a saudade da minha cidade. Para falar a verdade, eu é que estou com saudades de Portugal agora, hehe...
      Abraços

      Excluir
  2. Respostas
    1. Thanks Birgitta!
      I'm glad you liked the photos about Rio, cause I love that place!

      Excluir
  3. Hello dear Bea,
    As you must have realised, I travel myself quite a bit these days and I am not often at home!!
    Just came back from Spain and you are one of the first I am visiting :)
    It looks like you have enjoyed your trip too, your photos are great! I love that guy covered in trees leaves... I wonder if he was naked underneath! LOL! It would be quite a statement!! LOL!!!!
    All the best and keep well :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes Carine Noushka!
      I have seen through your incredible photos! I took a small trip in Rio just on weekend to see family and so on... walking around we always can see unusul things, like that man "in leaves"... but unfortunately I didn't asked him about this, hehe
      Take care <º(((<

      Excluir