Translate

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Salve-se quem puder


Acredito no ser humano, ainda que por vezes me envergonhe de pertencer à raça. Como qualquer mortal, me preocupo com o futuro do planeta. O que vamos deixar para as gerações futuras? Muitas pessoas procuram as praias no verão em busca de areias branquinhas e mar azul. Mas a balneabilidade de algumas delas deixa a desejar. Eu mesma me aventurei agora pelo litoral fluminense, na única época em que me foi possível viajar. Caminhar no final da tarde pela areia e ver o sol se despedir é praticamente impossível sem se desviar de tanto lixo. É um exercício de equilíbrio, e 'salve-se quem puder' ! É fato, as pessoas produzem cada vez mais lixo e se descartam dele com uma velocidade maior ainda. O que falta, acima de tudo, é educação, além de políticas públicas eficazes. São milhares de carcaças de coco vazias, copos descartéveis (assim?), restos de comida, garrafas e sacos plásticos "esquecidos" na areia. Isso sem contar os sacos plásticos que vão parar no mar, levados pelo vento. Tartarugas marinhas, como a Chelonia mydas, e baleias acabam engolindo e morrem por asfixia, pois acreditam ser medusas, sua alimentação natural. Certamente, muitas das causas da poluição nos mares e morte de animais marinhos vêm da ação antrópica (do homem). Estará a humanidade perdida????

Nenhum comentário:

Postar um comentário