Translate

domingo, 18 de abril de 2010

Pelas terras altas da Mantiqueira

(Ficar observando as montanhas do alto de uma delas e respirando aquele ar puro é tudo de bom. A vida lá em cima é mesmo aconchegante, não! Friozinho, lareira.... Enfim, para quem for se aventurar por lá: Pousada Vila Minas (Itanhandu): http://www.vilaminas.com.br/; Pousada dos Lobos (Itamonte): http://www.pousadadoslobos.com.br/; Hotel Serra Verde (Pouso Alto): http://www.serraverde.com.br/; Hotel São Gotardo (entrada do Parque Itatiaia): http://www.hotelsaogotardo.com.br/ .
(As flores cultivadas nas montanhas são as capuchinhas - Tropaeolum majus L. - de um vermelho vivo ou alaranjadas. Suas pétalas começaram a ser usadas em saladas no Oriente, muito saborosas e com um leve sabor apimentado. Excentricidades à parte, é fato que desde a antiguidade as flores já eram utilizadas na culinária. Porém, nem todos os tipos de flores podem ser consumidos. Algumas, como a azaléia e o bico-de-papagaio, são venenosas)
(Vales imensos, cachoeiras e lagos são boas surpresas que vão surgindo pela montanha ao longo do caminho. Embora a tentação seja grande em meio a tanta água, é preferível não mergulhar em lugares que não se conhece, pois nunca se sabe o que há no fundo. Cuidado também com a hipotermia, as águas da serra costumam ser bem geladas! Na foto, uma parte do vilarejo de Campo Redondo)
(A Mantiqueira possui alguns dos picos mais altos do país: Pico das Agulhas Negras (RJ/MG-2.789m), Pedra da Mina (MG/SP- 2.797m), Pico Três Estados (RJ/SP/MG- 2.665m), Pico dos Marins (SP/MG- 2.420m), Pico Itaguaré (MG/SP- 2.308m). A biodiversidade dessas montanhas possui espécies endêmicas - que só existem ali - e precisam de proteção. Andar pelas trilhas cheias de pedras requer um cuidado redobrado, com roupa e calçado adequados. Um pequeno deslize e você vai rolando visitar as "Terras Baixas")(Sempre subindo em direção a Serra Negra, nos deparamos com a cachoeira da Fragária, uma das mais belas da região. Rodeada por uma pequena mata de araucárias, é linda de se ver e fotografar. Pena que o acesso à pé é um pouco complicado. Passamos pela estrada de terra ao lado da cachoeira e nos deliciamos apenas com sua paisagem de cartão postal. Também estava fazendo um frrrrrrrio!)
(A caminho do Pico dos Marins... uma parada para descanso, que ninguém é de ferro, não é?!)

A serra da Mantiqueira, divisa entre Rio e sul de Minas, é assim, bela. Inúmeras cachoeiras, trilhas que não acabam mais, parques nacionais, pousadas e hotéis charmosos em meio a Mata Atlântica. Num passado não muito distante, esta serra sofreu com a derrubada de florestas inteiras. Hoje grande parte das terras altas da Mantiqueira foi transformada em área de preservação. Famosos expedicionistas e naturalistas, como Saint Hilaire e Richard Burton, descreveram em detalhes cada caminho percorrido. A geografia acidentada favorece a formação de cachoeiras que despencam entre araucárias, trilhas ecológicas, matas e um mar de morros sem fim. Para mostrar o que anda acontecendo lá em cima, eu me juntei a um grupo de ambientalistas para percorrer uma trilha de 80 Km, conhecida como a "Volta dos 80". Partimos de Pouso Alto, onde os bandeirantes apareceram pela primeira vez em busca de ouro, em 1710. A cidade ainda guarda alguns trechos da antiga trilha do ouro (hoje "Estrada Real"). Naturalmente, hoje o "ouro" é verde e está nos campos do belíssimo percurso que começa aqui, ao pé da serra. Indo em direção a Itanhandú, seguimos por uma das rodovias mais altas do país, a BR 354, que vai até Itamonte. Uma boa dica é usar um veículo com tração nas quatro rodas, já que os longos trechos de terra e pedras exigem alguma habilidade. Lá em cima o ar da manhã parece mais denso e o sol chega com dificuldade. Como o clima é tropical de altitude, ainda se encontram bosques de araucárias (tipo de pinheiro). A próxima parada é Campo Redondo, vilarejo escondido no alto das montanhas. Lá as crianças aprendem brincando como respeitar a natureza e dela usufruir, sem destruir. Passando pela Pousada dos Lobos, onde se saboreia uma deliciosa comida no fogão a lenha, já estamos quase chegando ao Parque Nacional de Itatiaia. Itatiaia em tupi guarani significa "penhasco cheio de pontas". Não poderia mesmo ter outro nome, pois é ali que fica o Pico das Agulhas Negras. Uma ótima opção para pernoite, mas atenção, acampamentos dentro do parque só são permitidos com autorização da administração. Quem preferir se hospedar em pousadas dentro da reserva deve saber que é proibido entrar e sair do parque após as 22 horas. É chegada então a hora de navegar neste mar de morros abaixo e completar a "Volta dos 80". Mas antes de partir, vale à pena conhecer o cultivo de umas flores bem interessantes. Cezar, que trabalha no Hotel São Gotardo, cultiva flores comestíveis. É isso mesmo. Na primavera o hotel promove o festival das flores com um cardápio bem inusitado: Salada de frutas e flores capuchinha, salada de manga e coco com flores de violeta, filé de truta com pinhão e amor perfeito e sorvete de rosas. Ficou com água na boca? Eu também. Bem alimentado, nosso grupo se despede da bela serra e volta com uma certeza: não é difícil desfrutar das belezas que a serra oferece, mas precisamos mantê-la preservada e sem rastros que denunciem qualquer passagem. Voilà!

4 comentários:

  1. Também fiz este passeio.
    É deslumbrante!

    ResponderExcluir
  2. eu tambem ja fis essa viajem e foi muito legal !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Poxa Rafaela, legal alguém já ter feito este passeio também. Mais legal ainda é a gente dividir as experiências de viagens incríveis e inesquecíveis!
    Bjs,
    Bia

    ResponderExcluir
  4. É uma benção deixar-se levar pelas brisas da Mantiqueira... na primavera levam as chuvas ou as trazem... pássaros revelam suas presenças cantantes na alegria da manhã brilhante... despedindo-se do dia avisam que a noite está chegando...e as imponentes montanhas alí... firmes, majestosas nos relembram o que permanece, e é capaz de renovar-se. Abençoadas águas que correm em riachos , cachoeiras e cascatas!Quando estiverem por lá passem pelo sítio Pedra Sagrada no Dois Irmãos, recanto de Paz e Ecologia.

    ResponderExcluir