Translate

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Barra do Cahy - Bahia


(Falésias, rio, mar, coqueiros e praia deserta.....o que mais eu vou querer?)
(Do alto da "Fazenda Cahy" um lugar tranquilo para descansar e olhar ao longe o rio desaguando no mar. O mar visto dali ganha tons de azul , verde, rosa e laranja.....impressionante, parece uma pintura!)
(Ao longe o único barzinho na praia do Cahy. Simples, mas serve petiscos de frutos do mar deliciosos!)
(O encontro do rio Cahy com o mar. Na maré baixa dá até para atravessar nadando. Na alta da maré tem que atravessar com aquele barco de madeira feito pelos índios com tronco de árvore, um luxo!)
(As falésias vermelhas típicas da Barra do Cahy. Este é o melhor cartão postal do lugar!)
(Esta é a "Pousada É" em Cumuruxatiba. A vista da praia bem em frente é um sonho! Com apenas 4000 habitantes, Cumurú começou como uma vila de pescadores e hoje é point da galera jovem. Ainda pertence a Prado, mas sonha com sua emancipação. )
(Esta é a cruz, o marco da chegada de Cabral em terras brasileiras. Não podia deixar de tirar esta foto, depois de uma longa caminhada pela areia...)
(No caminho para Barra do Cahy tem esta "casinha" de sonho no meio de um coqueiral. Lugar de acesso difícil, só pela praia ou estradinha de terra ou helicóptero. Chiquérrimo, não!)



A apenas 40 km do centro de Prado está Barra do Cahy. O valor histórico do lugar é indiscutível. Como eu já disse antes, foi ali na foz do rio Cahy o primeiro contato dos portugueses com os índios que aqui viviam. Depois de inúmeras pesquisas e constatações, chegou-se a conclusão que somente naquele local, bem em frente ao rio, poderia se avistar o primeiro pedaço de terra - o Monte Pascoal. Assim escreveu Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal. Depois eles seguiram até Porto Seguro, local mais próximo e seguro para a ancoragem das caravelas. Histórias à parte, parece que pouca coisa mudou desde então. É claro que a exuberância da Mata Atlântica não é mais a mesma e exemplares de Pau Brasil praticamente não existem mais. Mas a Barra do Cahy continua linda! As águas do rio vêm das nascentes do alto do Monte Pascoal, ou seja, limpíssimas. Uma boa dica é entrar no rio e deixar a água te levar até a praia. Bem perto na areia tem uma réplica da cruz de madeira, da época dos portugueses, dizendo exatamente o dia, a hora e as condições em que eles chegaram ali. As falésias vermelhas dão o tom selvagem do lugar. A Fazenda Cahy, que dá acesso à praia, hoje é um parque ecológico e ainda preserva uma pequena capela erguida pelos jesuítas. É ali que tem a única estrutura do lugar, com um barzinho à beira da praia. Se quiser conhecer bem a região, então é melhor se hospedar em Cumuruxatiba, a 15 km dali por estrada de terra. Cumuru, como é carinhosamente conhecida, tem uma boa infra estrutura de pousadas bem aconchegantes e praias rasas e sem ondas.
Por que ir?
Poxa, foi ali que tudo começou! É emocionante você estar no mesmo lugar em que a esquadra de Cabral chegou há mais de 500 anos. Pelo menos, a primeira vez que coloquei os pés na Barra do rio Cahy, estava deserto, o mar bravo, o sol forte, o vento nordeste sinalizava uma tempestade em alto mar e o vento balançava os coqueiros e a mata atlântica na beira da praia. Pronto. Foi fácil me transportar a 500 anos atrás!

O que fazer?
Além de desfrutar praias maravilhosas e quase selvagens, tem passeios incríveis e mergulho nos recifes de corais. A agência "Aquamar"(Av. Beira mar, fone: 73-3573 1360) fica em frente a praia e te leva a lugares incríveis. É só falar com Cigano ou Taís.

Onde ficar?
Para quem quer simplesmente relaxar e descansar da vida urbana, há diversas pousadas bem aconchegantes a preços razoáveis. A Pousada Axé, (73)3573 1030, fica em frente a praia em Cumurú e é recomendada pelo guia 4 rodas. O Hotel Cumuruxatiba oferece traslado até Porto Seguro e também fica na av. beira mar (73)3573 1065. Já a Pousada É tem o estilo bem rústico, (73)3573 1007, fica na praia do rio do Peixe. Suas diárias variam de 130 a 220 reais e na baixa temporada é possível negociar descontos de até 50%.

6 comentários:

  1. Oi, Bia, muito prazer!!!! Também AMO viajar e estou sentinfo falta de contar sobre minhas aventuras de viagem no blog!!!! Vou ver se preparo um novo post sobre minhas aventuras pra semana que vem!!!!! Enquanto isso, quero te desejar ótimas viagens e que seja muito bem-vinda ao meu cantinho virtual!!!! Já estou te seguindo pra não perder nenhum post! Mil beijos!

    ResponderExcluir
  2. Bia,
    Ja fomos varias vezes para o Sul da Bahia em Barra Grande mas em Prado e bem ao Sul nunca fomos. Adoramos o seu post e vamos colocar em nosso roteiro de Bahia para a próxima.
    Ah, ah, adorei o seu blog e ja viramos seu seguidor!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Katia! Também passei pelo teu blog e virei seguidora. Achei sinistro, muito bacana e bem criativo!!! Menina, como você consegue bolar tanta coisa legal? Já tive esse sonho de ser comissária de vôo, mas não tive coragem (he,he). Achei melhor ser bióloga e sair por aí descobrindo tudo!
    Beijos e seja bem vinda
    Bia

    ResponderExcluir
  4. Oi Ellen,
    Tenho certeza que vocês vão amar o extremo sul da Bahia! A melhor época é entre julho e setembro. Tem menos movimento e coincide com o período das baleias jubarte (se você gosta de se aventurar pelo mar, como eu, he, he...)
    Também sigo teu blog e adorei as imagens da Chapada dos Guimarães!!!
    Bjs, Bia

    ResponderExcluir
  5. Dear Beatriz,

    I am the Content and Community Manager of Travelavenue.com, the new community travel guide.

    I am very happy to tell you that our editorial team has selected your blog to be a part of our program “Travelavenue favorite blog 2010”.

    How can I contact you? I would like to present you our program.

    See you soon on Travelavenue,

    Laure
    lh@travelavenue.com
    www.travelavenue.com.br

    ResponderExcluir
  6. Hello Laure,

    I'm very glad to receive your comments.
    I saw travelavenue.com and it looks like very interesting!
    I'll write to you as soon as possible, ok!
    Thanks for coming...and follow me if you want.
    Cheers,

    Beatriz

    ResponderExcluir