Translate

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Andando por aí

Andando por aí....olha só o que eu encontrei. Até mesmo dentro de um shopping, quem diria (reduto do consumismo), encontramos algumas surpresas. Era um labirinto de livros (didáticos, romances, ficção, biografias, quadrinhos) que seriam depois doados às bibliotecas públicas mais necessitadas. É isso aí, cultura nunca é demais, e em alguns lugares é preciso incentivar para aprender a gostar!
É hora de um refresco. Nada melhor que subir, subir, subir e ver a cidade toda lá de cima. Que tal? Tirei esta foto lá do alto do Cristo Redentor, num dia ensolarado e LINDO! A lagoa, a cidade e o mar... É mesmo como se arrancassem meus pés do chão, uma paz impressionante!!!
Mas agora eu vou arriscar, as atrações do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) são das melhores coisas para se fazer. Curtas peças de teatro, filmes cult, exposições fantásticas, festival anima-mundi (foto) e tantos outros. Dependendo da época, sempre tem alguma programação legal, é só escolher!
É logo ali na Travessa do Ouvidor, palco de diversos eventos culturais, declamações de poemas e apresentações de músicos ocasionais. Também é onde fica a sede da Livraria da Travessa, que privilegia editoras independentes e os "forever sellers"(vendem ao longo prazo e aos poucos). Cliquei esta parede, que é a cara da boemia do Rio e fica bem em frente à estátua de Pixinguinha!
Que tal uma pausa para comer uns docinhos? O pecado mora exatamente aqui, na rua Gonçalves Dias, mais precisamente na Confeitaria Colombo. Hummmmmm.....O toucinho do céu é simplesmente divino! Mas como posso me esquecer daquele mil folhas de nozes? E o tartelette de brulê de frutas? E o.....?
A Academia Brasileira de Letras fica ao lado do prédio do MEC e só pode entrar pra conhecer com visita agendada. Afinal, quando os "imortais" estão ali reunidos, não podemos atrapalhar!
Para quem gosta de livros, este é o lugar ideal. O quê? É que não pude resistir e acabei tirando uma foto do teto do Real Gabinete Português de Leitura, no Largo de São Francisco. Todo em detalhes de dourado e azul. As prateleiras de livros são imensas e vão do chão ao teto, uma loucura! Vale à pena uma visita.
Nos azulejos, a obra de Portinari no prédio do Ministério da Educação, na rua da Imprensa. Tudo ali é uma obra de arte! O próprio edifício foi um projeto de Niemeyer e o terraço-jardim só podia mesmo ser de Burle Marx. Isso sem contar as exposições de quadros que têm ali constantemente. Quanta beleza num só lugar!
Andando pelas calçadas da cinelândia, impossível não reparar nos detalhes por onde pisa. São pedras portuguesas com certeza, formando inúmeros mosaicos no chão, nas paredes e onde mais tiver espaço. Um encanto!
Andar de bicicleta é tudo de bom! Com o mar do lado então...nem se fala. As bicicletas tentam copiar o modelo europeu, mas ainda sofrem com os furtos de vez em quando. Elas estão disponíveis em 19 estações na zona sul do Rio, mas a previsão é de expansão até o centro. Agora os locais estão equipados com câmeras de segurança, sistemas de alarme e travas nas bicicletas. Quem sabe assim muda essa cultura de "já que está aqui, vamos levar, né!" Quem for usar o serviço de forma mensal é preciso se cadastrar no site http://www.mobilicidade.com.br/



Andando pela cidade você percebe o quanto a vida é heterogênea e tem a exata noção do que é fazer parte deste mosaico cultural. Quem vive em uma cidade como o Rio tem mesmo vocação cosmopolita e, acima de tudo, pacífica. Sim! Afinal, a paz está no sangue e na alma das pessoas. Assim como dizia Gilberto Gil: A PAZ INVADIU O MEU CORAÇÃO...COMO SE O VENTO DE UM TUFÃO ARRANCASSE MEUS PÉS DO CHÃO, ONDE EU JÁ NÃO ME ENTERRO MAIS... Assim eu me sinto andando pelas ruas da cidade. Seja pelo centro ou perto do mar. É, porque tem coisas que você só percebe andando, até mesmo pela janela do ônibus. Tem gente que não quer saber de andar de metrô, nem de ônibus, só de carro. Gente, o transporte público funciona! Além disso é mais ecológico, sociável e saudável. Então, nada melhor que andar por aí e encher a alma de coisas boas! O simples fato de olhar para o chão já é bem inspirador. Alguns trechos do centro do Rio foram calçados com pedras portuguesas, formando mosaicos incríveis! E o que dizer do calçadão de Copacabana??? Ainda tem as ruelas estreitas do centro antigo e seus segredos históricos, o teto todo trabalhado do Real Gabinete de Leitura, os desenhos de Portinari nos azulejos do MEC....Impossível lembrar de tudo. Melhor ir curtir ao vivo e à cores! Au revoir.

7 comentários:

  1. Que viagem maravilhosa fiz com vc, Bia.
    É um post de encher os olhos e o coração!
    Obrigada por dividir.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  2. Delícia matar as saudades do Rio com uma guia tão sensível e atenta!
    Beijos e um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nilce,
    Obrigada pela visita! Mesmo que a "viagem" seja apenas andando pelas ruas, o que importa é a maneira de cada um ver as coisas!
    Bjs

    Oi Ana,
    O Rio continuará sempre lindo!!! Cada esquina, cada cantinho, cada detalhe arquitetônico, em cada curva do olhar uma surpresa...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bia!
    Realmente temos aqui pelo Rio muita coisa bonita pra se ver e se for de transporte público então é melhor, claro!
    Tenho uma foto que fiz parecida com esta sua última e já visitei quase todos esses lugares também, inclusive na semana passada estive no CCBB vendo uma mostra super bonita.
    Só precisamos de gente que tenha mais amor por esta cidade, não sujando-a e poder público atuante para não continuarem perpetuando a violência.

    Também já fiz posts de amor ao Rio, veja por exemplo este abaixo:

    http://supremamaegaia.blogspot.com/search?q=lapa&searchsubmit.x=42&searchsubmit.y=10

    beijinhos cariocas

    ResponderExcluir
  5. Oi Beth
    Acabei de ler seu post e achei ótima essa fuga do feriado-trivial-praia rumo à parte histórica do Rio! Não moro mais no Rio (snif), mas estou doida pra voltar....sempre que dá, procuro não ficar parada um minuto e curto cada cantinho da cidade, inclusive pego a barca vou "me aproveitar" também de Niterói, que eu ADORO!!!
    Bjs cariocas

    ResponderExcluir
  6. Oi Bia, que passeio lindo e cultural pelas ruas do nosso Rio! Há quanto tempo tenho vontade de refazer esse caminho feito tantas e tantas vezes na minha infância com meu pai e minha mãe. Ao CCBB vou sempre, semana retrasada mesmo eu fui ver a Anita e o Landgorf(?) Amei! Ando com vontade de fazer aquele passeio com guia que tem pelas ruas do Rio Antigo...
    Sou carioca, mas já moro fora, embora perto, há tanto tempo que já me esqueci como é aquele centrão da cidade, pois pouco vou lá. Belo post! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Glorinha,
    Que sorte a sua ver Langdorf no CCBB, adoraria!
    O centro antigo do Rio é maravilhoso...cada canto tem uma história pra contar. Adoro todas as vezes que vou lá!
    Beijos

    ResponderExcluir